Vaga de Técnico em Radiologia
Dr. Consulta em São Caetano do Sul - SP

Técnico em Radiologia

Tem vaga na radiologia! <3

O que faz?

O Técnico de Radiologia no dr.consulta é o profissional que tem interação direta com o paciente, zelando por sua segurança. Por isso a empatia, o respeito e a comunicação são requisitos fundamentais para essa vaga.

Esse profissional irá preparar os pacientes e realizará os exames e radioterapia, bem como matérias e equipamentos médicos para produzir imagens e gráficos funcionais como recurso auxiliar ao diagnóstico e terapia.

Prestará atendimento aos pacientes fora da sala de exame. Realizando as atividades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e código de conduta.

Como faz?

• Organizar equipamento, sala de exame e material:

Averiguar condições técnicas de equipamentos e acessórios;

Calibrar o aparelho no seu padrão
* averiguar a disponibilidade de material para exame;

Montar carrinho de medicamentos de emergência;

Organizar câmara escura e clara.
* Planejar o atendimento:

Adaptar agenda para atendimento de pacientes prioritários
* Ordenar a sequência de exames;

Receber pedido de exames e ou prontuário do paciente;

Cumprir procedimentos administrativos;

Auxiliar no planejamento de tratamento radioterápico.
* Preparar o paciente para exame e ou radioterapia:

Verificar condições físicas e preparo do paciente;

Providenciar preparos adicionais do paciente;

Retirar próteses móveis e adornos do paciente;

Higienizar o paciente;

Efetuar sustentação de mamas.
* Realizar exames e ou radioterapia:

Solicitar presença de outros profissionais envolvidos no exame se necessário;

Ajustar o aparelho conforme o paciente e tipo de exame;

Adequar a posição do paciente ao exame
* imobilizar o paciente;

Administrar contraste e medicamentos sob supervisão médica;

Acompanhar reações do paciente ao contraste e medicamentos;

Processar filme na câmara escura;

Avaliar a qualidade do exame
* submeter o exame à apreciação médica;

Complementar exame;

Limitar o campo a ser irradiado com placas de chumbo;

Tirar fotografias e slides intra e extra bucais e do corpo;

Confeccionar moldagens e modelos ortodônticos;

Fazer traçado cefalométrico manual ou computadorizado.
* Prestar atendimento fora da sala de exame:

Deslocar equipamento;

Eliminar interferência de outros aparelhos;

Determinar a remoção de pessoas não envolvidas no exame;

Isolar área de trabalho para exame.
* Finalizar exame:

Remover o equipamento do paciente ou vice-versa;

Limpar o paciente após o exame;

Manter o paciente sob observação após o exame;

Imprimir resultado de exames, a partir do arquivo eletrônico
* Entregar protocolo ao paciente ou responsável;

Entregar exame ao médico, paciente ou responsável.

Dispensar o paciente
* Trabalhar com biossegurança:

Providenciar limpeza e assepsia da sala e equipamentos
* Paramentar-se;

Usar EPI (luvas, óculos, máscara, avental, protetor de gônadas e tireóide);

Oferecer recursos de proteção a outros profissionais presentes e acompanhantes;

Usar dosímetro (medição da radiação recebida);

Minimizar o tempo de exposição à radiação;

Substituir medicamentos e materiais com validade vencida;

Acondicionar materiais radioativos para transporte ou descarte;

Acondicionar materiais perfurocortante para descarte;

Submeter-se a exames periódicos.
* Comunicar-se:

Instruir o paciente sobre preparação para o exame;

Obter informações do paciente;

Orientar o paciente, o acompanhante e auxiliares sobre os procedimentos durante o exame;

Descrever as condições e reações do paciente durante o exame;

Registrar exames realizados;

Identificar exame;

Orientar o paciente sobre cuidados após o exame;

Discutir o caso com equipe de trabalho;

Requerer manutenção dos equipamentos;

Solicitar reposição de material.
* Operar equipamentos computadorizados e analógicos.
* Manipular materiais radioativos.
* Utilizar recursos de informática.
* Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
* Zelar pelo bom uso de recursos disponíveis na Unidade de Atendimento;
* Zelar pelo sigilo de informações relacionadas aos pacientes, privacidade, ética e respeito.

Quais são os requisitos?

CRTR de técnico de radiologia e conhecimentos descritos conforme o perfil de contratação.

Vem salvar vidas com a gente! <3

Avaliações da Dr. Consulta

Empresa com propósito, mas com poucos princípios

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa quer e precisa crescer de forma acelerada, o que dá margem para que os funcionários cresçam junto com ela. O propósito da empresa é cativante e faz com que as pessoas que trabalham ali contribuam diretamente para a população brasileira. A maior parte das pessoas que encontrei, especialmente nos Centros Médicos, são ótima pessoas e com muita vontade de mudar a saúde do Brasil.

Contras: Vou resumir os pontos em: cultura, estrutura e liderança. O primeiro ponto é que a CULTURA da empresa não é clara. Não falamos sobre os valores, a missão e a visão, que deveriam estar no DNA de toda a equipe. A empresa não tem uma área de ética e compliance para sustentar a equipe. O segundo ponto é ESTRUTURA. A empresa cresceu sem estrutura para manter o seu crescimento e a qualidade de trabalho e de vida dos funcionários. O primeiro ponto é que a empresa deu um salto, foi para um dos lugares mais caros de São Paulo, alugou a cobertura, comprou softwares e terceiros milionários, contratou VPs e Diretores de empresas internacionais de grande porte e consultorias caríssimas de forma não sustentável. O quadro de funcionários é muito pequeno e temos poucas ferramentas para realizar o trabalho. Os Centros Médicos estavam sempre com falta de funcionários, de equipamentos e de material. Então chegamos na terceira e última parte: LIDERANÇA. A liderança não tem treinamento nem desenvolvimento para se tornarem líderes melhores. A comunicação é bastante falha, logo, você pode descobrir que um projeto que vai impactar a sua área vai entrar "semana que vem" e projetos de grande porte, que tiveram investimentos milionários, são despriorizado. A diretoria parece não ter um objetivo claro. Cada hora a estratégia muda e a forma de fazer (tático e operacional) muda a cada mês. O que você fez semana passada já não vale mais pra essa semana. Toda semana surge uma nova demanda urgente e que todo mundo sai desenfreado pra fazer e depois dizem que não ficou bem feito e vamos dar 10 passos pra trás. A gestão de pessoas é muito falha. Mandavam a gente preencher uma ferramenta com as nossas metas, mas ninguém falava sobre aquilo. Eu nunca tive PDI e nem um feedback formal com qualquer gestor meu (mesmo depois dos 3 primeiros meses). Tudo isso pra mim é a mais pura falta de gestão e de liderança. É perceptível o quanto a diretoria não se entende e a cabeça do CEO parece estar em outro lugar, porque a mudança é inerente ao Dr. Consulta. E eu acredito que mudanças sejam positivas, porém mudar o tempo todo pode ruir uma empresa que tem tanto propósito e pessoas tão engajadas, mas que estão cansadas de trabalharem sozinhas, por longas jornadas de trabalho e com um norte que muda o tempo todo. Falta princípios para uma empresa com tanto propósito.

Conselhos para presidência: Em primeiro lugar, foque na sua própria liderança e, por favor, pare de mudar tanto de ideia. Isso faz mal pra empresa e para as pessoas que estão trabalhando ali. Olhe para a sua equipe (não a sua diretoria, toda a sua equipe) e tire um dia para conversar com as pessoas e entender quais são as suas necessidades. Sua equipe ainda é pequena e você pode fazer isso. Em segundo lugar você precisa parar de falar sobre o futuro e começar a falar sobre o presente e sobre como o Dr. Consulta vai entregar os resultados desse ano. Quais são os projetos estratégicos da empresa? Quais investimentos serão feitos? Como vamos atingir esse resultado que você prometeu aos acionistas e por que não estamos atingindo? E por último, mas não menos importante, você precisa acalmar os ânimos da sua equipe e juntas as pessoas em prol de uma única diretriz para re-construir essa cultura quebrada. O Dr. Consulta corre um risco real de ter pessoas que não vão querer mais trabalhar em uma empresa assim...

Humanidade só no discurso, dinheiro a todo custo.

Analista Desenvolvedor SêniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muitos Profissionais qualificados e com muito talento. Caindo no setor certo vai aprender com o colegas de trabalho. Se não vai ser sugado.

Contras: Muita gente ganhando rios de dinheiro e cozinhando o galo, principalmente o alto escalão. Muita gente que nem sabe o que fazer fica lá só no Tinder.

Conselhos para presidência: Para de tentar sugar a todos, abre o bolso dê melhores benefícios. Ah e consultas e exames estão mais baratos na Fares.