Vaga de Research & Insights Head
99 em São Paulo - SP

Research & Insights Head

Sobre a vaga

Essa pessoa fará parte da Equipe de Marketing, e tem como objetivo apoiar principalmente nossas equipes de Branding e Trade Marketing no monitoramento da marca e geração de insights. Essa pessoa será responsável por trabalhar diretamente com nossas equipes de marketing HQ e Operações para identificar insights que resultem no crescimento do nosso negócio. Esses programas abrangem desde questões-chave de pesquisa sobre eficácia de comunicação até estratégias de produtos ou gaps de mercado. Os candidatos precisam ter fortes habilidades de pensamento analítico e crítico e uma paixão por gerar experiência de insights baseada em dados trabalhando em conjunto com área de BI, transformando o conhecimento que temos sobre os clientes (baseado em dados) em insights para comunicação, permitindo melhor identificação e implementação de melhores campanhas para os clientes. Precisamos também monitorar a performance de imagem e reputação da 99, assim como pré e pós testar a comunicação, gerando aprendizados, além de monitorar as ações da concorrência e o mercado que muda muito rápido, usando os métodos e ferramentas mais adequados de pesquisa de mercado. Eles devem ter talento para transformar dados e conceitos complexos em formatos acessíveis e claros. Esse papel desafiará o candidato a não apenas fornecer orientação estratégica em seus esforços de medição, mas também desenvolver idéias estratégicas sobre marketing.

Suas responsabilidades:

• Monitorar a imagem e reputação da 99;
  • Dar suporte para mensurar e acompanhar os resultados da marca nos diversos canais de comunicação;
  • Transformar dados em insights de comunicação;
  • Compreender as oportunidades atuais e potenciais de imagem de marca;
  • Fornecer análises aprofundadas do mercado / segmento e da concorrência e descobrir obstáculos / oportunidades de crescimento;
  • Propor, apoiar e recomendar métodos e ferramentas de pesquisa de mercado apropriados para aprofundar o conhecimento e as percepções relevantes e acionáveis do cliente, buscando alavancar as percepções do conhecimento do cliente;
  • Possibilitar infraestrutura e cadência para coletar e disseminar feedback, bem como agir sobre ele;
  • Validar o posicionamento da marca com usuários;
  • Fornecer insights e cenários para planos de marketing e estratégia, não apenas estratégias de Customer & Brand, mas também preços, publicidade / promoção, posicionamento e lançamento de produtos;
  • Gestão de Pesquisas de Mercado de Hubs;
  • Equipe de parceiros e colaboração com análise de dados / eficácia com Operações e TI.

O que você precisa ter/ser:

• Experiência relevante como Gerente Senior em planejamento/ marketing ou experiência analítica;
  • Sólida experiência em pesquisa de mercado, principalmente em estudos de tracking de marcas e análise de publicidade digital;
  • Uma carreira sólida em insights de consumidor com a capacidade de conectar a linguagem do consumidor e de marketing de forma a ajudar o negócio a construir planos robustos e colocá-los em atividades de sucesso;
  • Conhecimento e experiência prévia em monitoramento/ construção de marcas;
  • Experiência em estratégia de marketing;
  • Experiência de trabalho com institutos de pesquisa;
  • Fortes habilidades de pensamento analítico e crítico;
  • Paixão por gerar insights;
  • Conhecimento e experiência prévia no universo digital;
  • Inglês avançado;
  • Habilidades de liderança / gerenciamento e capacidade de influenciar outras áreas da organização;
  • Habilidades de comunicação muito fortes escritas e verbais com clareza para organização e transmissão de ideias;
  • Experiência Intercultural;
  • Ser bom ouvinte, ser aberto e transparente promovendo a troca de ideias e opiniões;
  • Líder inspirador e sênior, que motiva e congrega clientes internos, construindo relações e contornando conflitos;
  • Confiança para tomada de decisões e direcionamento de grupos multifuncionais;
  • Capacidade de operar efetivamente em um ambiente acelerado e trabalhar em vários projetos simultaneamente em um contexto dinâmico e em constante evolução;
  • Capacidade demonstrada de pensar estrategicamente sobre questões complexas, levando a recomendações ponderadas, planos de ação e campanhas consistentes que contribuam significativamente para o desenvolvimento do business;
  • Ser detalhista e entregar resultados de maneira altamente organizada e confiável.

Avaliações da 99

Empresa incrível... Até você descobrir como ela funciona.

Analista de RelacionamentoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Pessoas incríveis e diversificadas. Facilites muito bom, todas as acomodações da empresa são modernas e confortáveis. Remuneração e benefícios excelentes. Sem dress code. Cerveja e bolo às sextas. Boa localização.

Contras: Depois que foi comprada pela Didi Chuxing (chinesa), o método de trabalho chinês foi implementado, onde somente querem resultados, sem se importar como você chegou naquele número e sem se importar com sua saúde física/psicológica. Isso faz com que o trabalho seja extremamente maçante e muitas vezes frustrante. A experiência do usuário, seja este passageiro ou motorista também é pouco valorizada, e você, como analista de relacionamento, lidará a maior parte do tempo com reclamações de problemas que você não pode resolver e que a empresa não demonstra qualquer intenção de solucionar e quando enfim isso acontece, demora meses. Outro ponto importante a se considerar é que a comunicação entre as areas é um caos, você frequentemente vai ficar sabendo de novidades pelos usuários do aplicativo em linha, ao invés de algum anuncio/boletim da equipe de desenvolvimento ou operações. Se você acha que vai se desenvolver por entrar em uma startup, vá com calma pois aqui quase não há desenvolvimento profissional. Existe um coaching "1:1", feito uma vez por mês pelos gestores onde, com toda a formalidade de um coaching, é dito algo parecido com "você está bem, continue assim" ou "você está mal, alcance o número que definimos em até 15~30 dias se não você será demitido". Sobre plano de carreira, ele não existe. Até existem algumas posições que você pode se deslocar, mas pelo fato de não haver plano de carreira, você não tem perspectiva alguma de quando poderá tentar aplicar para tais posições e o que exatamente você precisa. E quando você finalmente consegue conquistar uma nova posição, a empresa diz que é um "chapéu", uma oportunidade de experiência somente, onde lhe é atribuída diversas novas responsabilidades mas não há qualquer promoção em carteira ou aumento de salário.

Conselhos para presidência: Volte a se importar genuinamente com as pessoas, o método de trabalho chinês só funciona na China. Crie planos de carreira e invista no desenvolvimento de seus funcionários.

Startup

Analista de Safety

Prós: Ambiente, roupas, time multicultural. Empresa em destaque no mercado profissional, primeiro unicórnio brasileiro. Gestores reconhecidos no mercado. Adquirida recentemente por uma empresa chinesa.

Contras: Os pontos negativos são inerentes a ser uma startup e estar crescendo vertiginosamente, muitos processos ainda não foram estabelecidos, e a comunicação se torna cada vez mais difícil com outras áreas.

Conselhos para presidência: Investir nos colaboradores que já estão na empresa.