Vaga de Pesquisador Pleno/Senior
Braskem em Porto Alegre - RS

Pesquisador Pleno/Senior

Descrição da Posição:
Atuar como pesquisador na área de Ciência de Polímeros da Braskem, com foco no Programa de Pesquisa em Impressão 3D.
O principal desafio é liderar a pesquisa e o desenvolvimento de materiais e explorar soluções para Impressão 3D, suportados por uma sólida base de Propriedade Intelectual, gerando novas oportunidades de negócio para a Braskem. Atuará a maior parte do tempo no Centro de Tecnologia da Braskem em Triunfo, interagindo com profissionais de diferentes culturas, países e formação acadêmica.

Responsabilidades:
Realizar pesquisa e desenvolvimento de poliolefinas e suas variações de formulação para diferentes tecnologias em Impressão 3D, especialmente por extrusão de pellet e filamentos, e sinterização de pó com laser, zelando pela consistência dos resultados.
Promover a proteção intelectual dos principais resultados através de patentes.
Trabalhar em colaboração com parceiros e interfaces internas e externas no desenvolvimento e avaliação de resinas para Impressão 3D.
Construir o plano de investimentos da Braskem para desenvolvimento de um laboratório de Impressão 3D.
Acompanhar em âmbito global os movimentos de concorrentes e o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais para 3D, acessando e interagindo com universidades, centros de pesquisa, startups e hubs de tecnologia.

Pré-requisitos:
Engenharia Mecânica ou Engenharia de Materiais / Desejável pós-graduação (mestrado, doutorado) em Engenharia;
Experiência em tecnologias de impressão 3D;
Conhecimento e experiência em polímeros;
Ter vivência e conexões no ecossistema de inovação (universidades, centros de tecnologia, startups);
Desejável experiência em propriedade intelectual (patentes);
Inglês avançado;

Pesquisa Engenharia

Avaliações da Braskem

Excelente empresa! Recomendo fortemente

Analista de Recursos Humanos (RH) Pleno

Prós: Me surpreendi com a Braskem. É uma empresa incrível, muito voltada para inovação e com uma enorme oportunidade de desenvolvimento. Aqui as pessoas crescem muito, como indivíduos e profissionais.

Contras: Neste momento não vejo nenhum ponto negativo da empresa. Um dos pontos que acredito que as vezes é ruim é carga de trabalho, todos tem muitas responsabilidades e atividades para fazer, e não temos banco de horas. Então, trabalhamos muito além do que é previsto em contrato.

Conselhos para presidência: Sejam o exemplo ! As inspirações, provocações, mudanças precisam partir de vocês também.

Uma ótima empresa que cresce cada vez mais (e tem um um bom caminho pela frente).

Prós: Gosto da forma como as pessoas exercem a confiança umas nas outras. Também fico bastante feliz de ter flexibilidade de horário e vestimentas, Além disso, existe bastante espaço para novas ideias e inovação. O ambiente também é bastante desafiador.

Contras: Entendo que falta estruturação de alguns processos importantes que ainda são bastante morosos e arcaicos. É dificil obter suporte imediato de algumas áreas de atendimento.