Vaga de Network as a Service (NaaS), NFV e SDN
Globo em Rio de Janeiro - RJ

Network as a Service (NaaS), NFV e SDN - Desenvolvedor de Software

Esta posiçao e para trabalhar no time que cuida da infraestrutura de redes da Globo.com. Temos como objetivo disponibilizar e operacionalizar uma plataforma de redes resiliente, segura e flexivel que atenda e se adapte com agilidade as necessidades estrategicas do Grupo Globo com custos competitivos.

Somos responsaveis pelo projeto e implementaçao das soluçoes de redes nos Data Centers e o time conta com analistas de redes e desenvolvedores. Nesta posiçao voce participara do desenvolvimento de aplicaçoes Web e API's REST que automatizam a gerencia da rede e disponibilizam serviços de Network as a Service para os projetos de Cloud Computing. Alem disso, trabalhara diretamente com projetos de Software Defined Networking para otimizar a capacidade e eficiencia de distribuiçao do conteudo da Globo.com. As atribuiçoes dessa vaga incluem desde o design de novas funcionalidades, arquitetura, implementaçao, deploy e manutençao de sistemas.

Tecnologias:

A maioria do nosso codigo esta escrito em Python. Utilizamos tambem MySQL, Redis, MemCached, RabbitMQ, Nginx, Git dentre outros. Nosso ambiente de desenvolvimento e produçao e fundamentado em cima de tecnologias open source.

*Atribui çoes do cargo / dia a dia da funçao: *

• Escrever codigo limpo, de facil manutençao, utilizando as melhores praticas de desenvolvimento de software.

• Desenvolver ferramentas de automaçao para a infraestrutura de redes e NFV

• Desenvolver serviços de SDN

• Entregar novas soluçoes que atendam a area de negocio com menor custo, maior flexibilidade e agilidade.

*Conhecimentos espec ificos/ experiencia: *

• Banco de Dados SQL

• Python/Django/Flask

• Arquitetura REST

• Virtualizaçao e "conteinerizaçao"

• Dominio de engenharia de software, principios, boas praticas e padroes de arquitetura (Scrum, Kanban, TDD, pair programming, refactoring etc)

• CI/CD, testes unitarios e automaçao de testes

• Ter conhecimento de redes e protocolo HTTP

• Ferramentas de filas e cache para aplicaçoes (RabbitMQ, Memcached, Redis etc)

• Versionamento

Valorizamos tamb em:

• Openflow e protocolos de SDN

• Portfolio de codigo aberto (Github, Bitbucket, etc.)

• Controladores SDN: Opendaylight, NOX, POX, ONOS, Ryu etc

• Projetos de pesquisas em redes IP e/ou SDN

• Microserviços

• Experiencia com DevOps

• NOSQL

• Protocolos de roteamento

• Pilha TCP/IP e protocolos Internet

• Clouds privadas: OpenStack, Apache CloudStack

• Experiencia com clouds publicas (AWS, Azure, GCloud etc)

Avaliações da Globo

Bom lugar para trabalhar

Editor

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, boas perspectivas de crescimento profissional, remuneração acima da média do mercado, relativa estabilidade interna.

Contras: Localização do escritório, um pouco fora de mão. Grande quantidade de níveis hierárquicos (como talvez seja inevitável numa empresa deste tamanho).

Ótima

Almoxarife

Prós: Ótima empresa com muitos beneficios, te dao oportunidade de aprender e ser um profissional de alta competencia, alguns beneficios fora o salario.

Contras: Nao tem um horario muito flexivel, muitas vezes trabalha aos sabados, Requer muita dedicaçao e responsabilidade, é uma empresa de grandes desafios