Vaga de Junior Chemist (Químico Júnior de Desenvolvimento)
AkzoNobel em Mauá - SP

Junior Chemist (Químico Júnior de Desenvolvimento)

About AkzoNobel

A AkzoNobel é uma das maiores empresas de tintas, revestimentos e especialidades químicas do mundo, com posições e marcas líderes de mercado em vários países. Operamos em um grande número de segmentos de mercado, desde o setor de construções e infraestrutura até transportes, indústria e bens de consumo. Também somos líderes em sustentabilidade e ocupamos a primeira posição do setor químico no renomado Índice de Sustentabilidade da Dow Jones. Em termos práticos, isto significa que nossas soluções sustentáveis estão em nossas vidas e nas vidas de nossos amigos e familiares, todos os dias. Somos as pessoas que ajudam a tornar possível que você faça aquilo que precisa.

Responsibility

Junior Chemist (Químico Júnior de Desenvolvimento) - Decorativas (Mauá/SP)

Principais Responsabilidades:
* Desenvolver novos produtos/resinas, processos e tecnologias, bem como aprimorar os já existentes, buscando aumentar as vantagens competitivas, criando um diferencial de performance, custo e inovação no mercado; com o auxílio do coordenador;
* Cadastrar formulações e planos de controle no sistema disponível;
* Sugerir ações que contribuam para sustentabilidade, agregando valor e criando diferencial para a marca Akzo Nobel;
* Acompanhar lotes como parte da implantação de novos produtos/resinas e reformulações;
* Auxiliar no suporte técnico para as áreas de marketing e assistência técnica;
* Efetuar visitas técnicas ao mercado/ cliente, trazendo informações relevantes para a melhoria contínua de produtos;
* Utilizar ferramentas de análise de modo de falha (ex.: FMEA, HAZOP) e fluxograma de produto/ resinas, visando eliminar os riscos de desvios que possam ocasionar custos adicionais ao projeto;
* Emitir relatórios/apresentações das atividades registrando as informações solicitadas, encaminhando-as para avaliação do químico e /ou coordenação;
* Revisar e/ou elaborar procedimentos e métodos de teste;
* Avaliar novas matérias-prima ou processos, efetuando pesquisa, solicitando amostra e desenvolvendo ou adaptando o produto final, tendo como objetivo o aumento da competitividade em custo ou performance;
* Auxiliar no processo de transferência regional ou global de produtos/resinas, acompanhando a implantação do lote piloto e adequando os parâmetros do processo e do produto/ resina quando necessário;
* Dar disposição aos materiais não-conformes ou sem movimentação, analisando os dados e históricos dos problemas, assim como avaliando as condições do produto em estoque, decisão sob validação da coordenação;
* Zelar pela conservação de materiais, uniformes, EPI´s e equipamentos sob sua responsabilidade, mantendo-os em local apropriado, bem como pela ordem e limpeza do seu local de trabalho;
* Prestar rígida observância às normas e procedimentos de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da empresa;
* Prestar rígida observância ao Código de Conduta e Confidencialidade da empresa.

Job requirements/Candidate profile

Requisitos Necessários:
* Bacharel em Química, Química Industrial ou Engenharia Química;
* Necessário CRQ;
* Experiência na área de desenvolvimento e/ou pesquisa;
* Inglês Intermediário;
* Domínio dos aplicativos MS Office (Word, Excel, Power point) e ferramentas Internet;
* Conhecimento da metodologia DMAIC;
* Conhecimento dos conceitos de Qualidade e preenchimento das documentações requeridas pelo sistema integrado da qualidade. Ex.: a ISO/TS 16949 (para aqueles que o segmento exige);
* Habilidades desenvolvidas em comunicação (escrita e oral);
* Pensamento lógico;
* Conhecimento técnico básico no desenvolvimento de formulações
* Conhecimento básico dos equipamentos e processos de reação envolvidos na produção de resina (para químico formulador de resinas).

*LI-LMY

Avaliações da AkzoNobel

Bom ambiente de trabalho, volume alto de trabalho.

Engenheiro de Manutenção

Eunápolis, BA

Prós: Cultura de segurança muito forte. Reconhecimento do esforço e proatividade dos funcionários. Gestão empenhada em promover o trabalho em equipe e excelência. Boa divulgação dos comunicados corporativos globais. Ótima acessibilidade aos gerentes/coordenadores. Ônibus fretado para o trabalho.

Contras: Localização afastada das cidades próximas. Poucas oportunidades treinamentos técnicos. Sobrecarga de responsabilidades em alguns cargos. Pouco envolvimento da equipe de RH ao dia a dia dos funcionários.

Conselhos para presidência: Maior apoio/envolvimento corporativo no desenvolvimento de soluções e emprego de novas tecnologias para os problemas do dia a dia das plantas produtivas.

Bom ambiente e salários atraentes

Prós: Bom ambiente de trabalho, possui pacote de salário e benefícios atrativo. Bom ambiente de trabalho, oferece pacote de salários e benefícios atrativos. Para uma empresa com tantas aquisições, possui processos relativamente harmonizados.

Contras: Falta de autonomia em alguns processos envolvendo a matriz na Holanda. Por vezes as decisões tomadas por ela não consideram questões locais.