Vaga de Infraestrutura de Vídeos
Globo em Rio de Janeiro - RJ

Infraestrutura de Vídeos - DevOps

Esta posiçao e para Analista de Infra-Estrutura e Desenvolvimento na area responsavel por videos da globo.com. Nossa missao e disponibilizar toda a produçao de videos das organizaçoes globo na Internet, com a melhor qualidade possivel. Hoje, mais de 300 milhoes de videos sao assistidos por mes, suportados por uma infra-estrutura gigantesca. Alem disso, somos responsaveis pela transmissao ao vivo de varios grandes eventos - desde campeonatos estaduais de futebol, a ultima copa do mundo, as proximas olimpiadas, o ultimo Rock-in-Rio, e ate as cameras ao vivo do Big Brother Brasil, que ficam disponiveis 24x7 para todos os assinantes da globo.com.

As atribuiçoes desse papel vao desde do provisionamento de servidores fisicos, passando por gestao de configuraçao, rotinas de deploy, testes e ajustes de desempenho (tanto no nivel do Sistema Operacional, quanto no nivel da aplicaçao e WebServer), desenvolvimento de APIs REST, ferramentas para monitoraçao e profiling, alem do desenvolvimento e testes de aplicaçoes (a maioria backend escrito em uma multitude de linguagens), sempre buscando a alta disponibilidade e escalabilidade. Trabalhando dentro de um time multidisciplinar, junto com varios outros analistas desenvolvedores, a tendencia e que voce tambem execute outras tarefas alem dessas, dependendo do momento de cada projeto.

Esta vaga e para o nosso escritorio no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, porem submissoes de todo o Brasil sao aceitas. A globo.com entende as dificuldades de mudança de cidade, e nos oferecemos um pacote de beneficios especial para pessoas de fora do estado.

Nosso stack de tecnologias:

A maioria do nosso codigo esta escrito em Ruby, mas somos pragmaticos e gostamos de experimentar - por isso temos coisas em C/C++, Python, Lua, Java, Objective C, Perl. HTML5, CSS e Javascript tambem sao bem corriqueiros hoje. Nos usamos o servidor Web nginx na maioria das nossas aplicaçoes, mas tambem temos algumas coisas com apache. Todo o nosso ambiente de desenvolvimento e produçao e fundamentado em cima de tecnologias open-source, começando pelo SO: Linux. Usamos Linux para tudo. Os times sao pequenos e tem autonomia para escolher as tecnologias que julgarem mais adequadas para resolver cada problema, entao com certeza temos mais tecnologias envolvidas nessa equaçao.

Skills & Experience:

• Experiencia com infra-estrutura de aplicaçoes web de alta escala;
  • Experiencia com Linux, e algum sistema de empacotamento (rpm, deb, etc)
  • Ser poliglota em linguagens de programaçao e scripting;
  • Ter facilidade de trabalhar dentro de times multi-disciplinares;
  • Escrever codigo limpo e legivel para pessoas;
  • Experiencia com Ruby, Python ou C/C++ (a maioria do nosso codigo e em Ruby!);
  • Conhecimentos de automaçao de deploy (capistrano, fabric, etc)
  • Conhecimentos em alguma ferramenta de provisionamento, tais como Puppet, Chef, etc;
  • Conhecimentos de virtualizaçao e/ou conteinerizaçao com XEN, Docker, etc
  • Conhecimentos de desenvolvimento WEB (HTML, CSS, Javascript, jQuery, etc);
  • Conhecimentos de praticas de XP (TDD, pair programming, refactoring, continuous integration, etc);
  • Conhecimentos de testes unitarios, de aceitaçao, mocks, Selenium, etc;

A globo.com

A globo.com e o braço de Internet do Grupo Globo, o maior grupo de midia da America Latina. A globo.com agrega os maiores portais do Brasil, e e lider de audiencia de Noticias com o portal G1, Esportes com o GloboEsporte.com, Entretenimento com o portal GShow, e Videos com o Globo Play.

Alem disso, a globo.com atua como provedor de serviços de internet (ISP), consultoria e presta apoio estrategico e tecnologico para outras empresas do Grupo Globo. Possui uma das maiores infra-estruturas de distribuiçao de conteudo da America Latina, e e detentora do recorde de maior audiencia em video streaming do Brasil.

Avaliações da Globo

Uma experiência válida

Técnico de Sistemas de TIEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: A empresa possui grande visibilidade no país e proporciona oportunidades de desenvolvimento de projetos com orçamentos maiores do que a maioria das empresas. Contato antecipado com novas tecnologias.

Contras: Dependendo do setor, há muita hierarquia e burocracia no andamento e entrega de projetos o que prejudica a exposição de bons talentos e o engajamento de pessoas orientadas à resultado.

Aprendizado

Assistente de Compras Júnior

Recife, PE

Prós: Benefícios, qualidade de vida, marca. empreda bsdtabte humana e com ótimos benefícios.

Contras: Por ser uma filial o crescimento profissional e muito engessado.. nao tem plano de csarreira.