Vaga de Analista de Infraestrutura e Desenvolvimento
Globo em Rio de Janeiro - RJ

Analista de Infraestrutura e Desenvolvimento

Esta posiçao e para Analista de Infraestrutura e Desenvolvimento na area responsavel por videos da globo.com. Nossa missao e disponibilizar toda a produçao de videos das organizaçoes globo na Internet, com a melhor qualidade possivel. Hoje, mais de 300 milhoes de videos sao assistidos por mes, suportados por uma infraestrutura gigantesca. Alem disso, somos responsaveis pela transmissao ao vivo de varios grandes eventos - desde campeonatos estaduais de futebol, a copa do mundo, as olimpiadas, o Rock-in-Rio, e ate as cameras ao vivo do Big Brother Brasil, que ficam disponiveis 24x7 para todos os assinantes da globo.com.

As atribuiçoes desse papel vao desde do provisionamento de servidores fisicos, passando por gestao de configuraçao, rotinas de deploy, testes e ajustes de desempenho (tanto no nivel do Sistema Operacional, quanto no nivel da aplicaçao e WebServer), desenvolvimento de APIs REST, ferramentas para monitoraçao e profiling, alem do desenvolvimento e testes de aplicaçoes (a maioria backend escrito em uma multitude de linguagens), sempre buscando a alta disponibilidade e escalabilidade. Trabalhando dentro de um time multidisciplinar, junto com varios outros analistas desenvolvedores, a tendencia e que voce tambem execute outras tarefas alem dessas, dependendo do momento de cada projeto.

Esta vaga e para o nosso escritorio no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, porem submissoes de todo o Brasil sao aceitas. A globo.com entende as dificuldades de mudança de cidade, e nos oferecemos um pacote de beneficios especial para pessoas de fora do estado.

Nosso stack de tecnologias:

A maioria do nosso codigo esta escrito em Ruby, mas somos pragmaticos e gostamos de experimentar - por isso temos coisas em C/C++, Python, Lua, Java, Objective C, Perl. HTML5, CSS e Javascript tambem sao bem corriqueiros hoje. Nos usamos o servidor Web nginx na maioria das nossas aplicaçoes, mas tambem temos algumas coisas com apache. Todo o nosso ambiente de desenvolvimento e produçao e fundamentado em cima de tecnologias open-source, começando pelo SO: Linux. Usamos Linux para tudo. Os times sao pequenos e tem autonomia para escolher as tecnologias que julgarem mais adequadas para resolver cada problema, entao com certeza temos mais tecnologias envolvidas nessa equaçao.

Skills & Experience:

• Experiencia com infraestrutura de aplicaçoes web de alta escala;
  • Experiencia com Linux, e algum sistema de empacotamento (rpm, deb, etc)
  • Ser poliglota em linguagens de programaçao e scripting;
  • Ter facilidade de trabalhar dentro de times multi-disciplinares;
  • Escrever codigo limpo e legivel para pessoas;
  • Experiencia com Ruby, Python ou C/C++ (a maioria do nosso codigo e em Ruby!);
  • Conhecimentos de automaçao de deploy (capistrano, fabric, etc)
  • Conhecimentos em alguma ferramenta de provisionamento, tais como Puppet, Chef, etc;
  • Conhecimentos de virtualizaçao e/ou conteinerizaçao com XEN, Docker, etc
  • Conhecimentos de desenvolvimento WEB (HTML, CSS, Javascript, jQuery, etc);
  • Conhecimentos de praticas de XP (TDD, pair programming, refactoring, continuous integration, etc);
  • Conhecimentos de testes unitarios, de aceitaçao, mocks, Selenium, etc;

A globo.com

A globo.com e o braço de Internet do Grupo Globo, o maior grupo de midia da America Latina. A globo.com agrega os maiores portais do Brasil, e e lider de audiencia de Noticias com o portal G1, Esportes com o GloboEsporte.com, Entretenimento com o portal GShow, e Videos com o Globo Play.

Alem disso, a globo.com atua como provedor de serviços de internet (ISP), consultoria e presta apoio estrategico e tecnologico para outras empresas do Grupo Globo. Possui uma das maiores infraestruturas de distribuiçao de conteudo da America Latina, e e detentora do recorde de maior audiencia em video streaming do Brasil.

Avaliações da Globo

Bom lugar para trabalhar

Editor

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, boas perspectivas de crescimento profissional, remuneração acima da média do mercado, relativa estabilidade interna.

Contras: Localização do escritório, um pouco fora de mão. Grande quantidade de níveis hierárquicos (como talvez seja inevitável numa empresa deste tamanho).

Alto aprendizado e nível de estresse

Analista de Projetos Cenográficos IIEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Alto índice de aprendizado, pela experiência dentro da empresa e o trabalho desenvolvido. E também pelo oferecimento de cursos para o aprimoramento profissional. Ótimos benefícios e participação nos lucros.

Contras: Alto grau de estresse no ambiente de trabalho. Falta de definição clara do escopo do trabalho, possibilitando cobranças inadequadas dentro e fora do setor em que o profissional está. Condições inadequadas de trabalho, pela falta de informações e ferramentas ideais.