Vaga de iFood | Desenvolvedor Backend Sr (Logistics
Movile em São Paulo - SP

iFood | Desenvolvedor Backend Sr (Logistics - LATAM) 1 vaga

Valorizamos a diversidade e estamos em busca de todos os ingredientes que se complementam e fortalecem nossa cultura e valores.

O que você irá entregar:
* Criar e manter APIs REST internas e públicas do iFood
* Desenvolver em arquitetura distribuída baseada em micro serviços visando escalabilidade e alta disponibilidade
* Evolução de serviços legados
* Participar de definições de arquitetura visando inovação e melhorias para acompanhar o crescimento da empresa
* Definir e manter modelo de dados e persistência
* Técnicas de caching visando alta performance para os serviços
* Autonomia para deploy e releases de features em produção
* Monitoramento da capacidade dos serviços de backend visando antecipar gargalos e melhorar desempenho

O que você precisa ter:
* Ser apaixonado por desenvolvimento de software !Experiência no desenvolvimento de APIs REST e sistemas Web
* Vivência de programação na plataforma Java
* Conhecimento do framework Spring e Spring Boot
* Concorrência em sistemas distribuídos
* Conhecimento em Cloud (principalmente AWS) e visão de escalabilidade
* Controle de versão (Git)Banco de dados relacional e experiência com queries e modelagem de dados
* Uso de caching em aplicações (EhCache/Memcached/Redis/Aerospike)Linux básico
* Desejável: conhecimento no uso de filas e tópicos e comunicação assíncrona entre serviços (SQS, SNS, RabbitMQ, )
* Inglês ou Espanhol Fluente (Espanhol é um diferencial)

O que nós vamos te entregar:
* Autonomia para trabalhar com um produto que realmente afeta a vida de milhões de usuários, que esta em um mercado de constante crescimento.
* Empresa que cresce 300% ao ano e que ainda mantém a cultura e dia a dia de uma Startup.
* Contratação CLT com benefícios
* Participação nos Lucros
* PLR;
* Autonomia pra definir processo de trabalho e seu próprio ritmo
* Ambiente altamente colaborativo, com grande autonomia e baixa burocracia

Onde ficamos:
* Em Campinas, na Rau Jasmim

Avaliações da Movile

Ambiente completamente tóxico

Analista de Desenvolvimento JúniorEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: Possui bons benefícios, profissionais qualificados, você vai estar sempre trabalhando com as tecnologias mais novas e aplicando em coisas que realmente possuem utilidade no mundo real.

Contras: Grande maioria das coisas que a Movile faz propaganda é apenas Marketing. Home office cria intriguinhas dentro da empresa, Meritocracia é pura balela e você realmente só ganha promoção se você souber fazer seu marketing pessoal, Horário flexível só serve pra te fazer ficar dentro do escritório até 23hs sem hora extra (Caso você saia no seu horário, se prepare para avaliações ruins), Acumulo de cargos e responsabilidades é uma realidade, contratam você pra um nivel de senioridade (Jr, Pleno, Senior) e exigem sempre acima dele pra um ano depois te promoverem pro nivel certo, salário abaixo da media do mercado e metas totalmente fora da realidade. Os tão propagados "Valores e Cultura" da empresa só ficam na parede mesmo (pra ficar bonito) e na prática ninguém cumpre nada e é cada um por si. E se prepare: a instabilidade é alta e seu emprego só está garantido até o próximo planejamento estratégico (de 3 em 3 meses).

Analista da Movile respondeu:

Olá

Achamos importante nos posicionar sobre os pontos que você levantou :)

* Home office: todos os times e líderes tem a liberdade para negociar isso de acordo com o momento da equipe, pregamos e possibilitamos o home office e caso não esteja acontecendo precisamos resolver.
    * Meritocracia: acreditamos que cada pessoa crescerá de acordo com sua velocidade de entrega, não pela imagem ou algo assim. Temos diversos exemplos, dentre eles: estagiários sendo efetivados com 3 meses, pessoas sendo promovidas mais de 1x por ano, muitas viajando para assumir desafios globais.
    * Acumulo: estamos criando coisas gigantes e precisamos ter pessoas com senso de dono e que queiram fazer sempre mais, independente de nível. Estamos sempre prontos para ouvir e ajudar caso esteja muito ruim;
    * Trabalhamos todos os dias para que nossa cultura seja aplicada em cada detalhe e contamos com todos aqui para que isso aconteça.

Muita Pressão e falta de gestão

Senior Software EngineerEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: Movile, oferece muitas oportunidades de conhecer novas tecnologias e com um escritório bastante interessante e bonito. Sempre possui um novo desafio com vários projetos em diversas áreas.

Contras: A empresa prefere as pessoas competindo entre si do que atingindo um bem comum como um time. Com isso você faz com que exista 2 principais problemas: 1. Não consegue realizar coisas que façam sentido e tragam dinheiro a médio prazo; 2. Desunião e desconfiança. Em vez de você ter amigos ao seu redor, as avaliações organizadas pela empresa servem como instrumento de vingança e termina que você perde o interesse de compartilhar porque isso não é considerado uma virtude. O resultado é que quem é mandado embora e era colaborativo seguravam as coisas. Importante salientar que 10% dos funcionários são demitidos todos os anos, pois a cada avaliação pelo menos 10% das pessoas com as piores notas, são demitidas sem dó ou chance de melhorar! Quem fica não quer aguentar a carga, se conforma e se desmotiva É uma pena, porque a noção de "melhor" da Movile/Wavy é completamente distorcida, pois as pessoas que fazem "overtime" são as melhores, porém isso em qualquer país/empresa desenvolvido é sinal de ineficiência, e falta de planejamento sobretudo. E pior de tudo é que você não recebe por horas extras, simplesmente pois não existe sistema para apontamento de horas, então as horas que você trabalha a mais vão se perdendo ao longo do tempo, e no final o PLR simplesmente pagas as horas que você trabalhou ao longo do ano.

Analista da Movile respondeu:

Olá,

Achamos importante responder e nos posicionar sobre os pontos que você trouxe

Pregamos e trabalhamos para que nosso ambiente seja o contrário do que expos. Nossos times tem metas compartilhadas e isso incentiva que todos trabalhem juntos. Além disso, estamos fortalecendo cada vez mais o #FasterTogether e gerando conexões em todas as empresas do grupo Movile. Nosso processo de avaliação nos ajuda a entender pontos de desenvolvimento para que então possamos, usando os feedbacks recebidos, criar um PDI e continuar evoluindo, não é um instrumento de desligamento como exposto.

E sobre overtime, não acreditamos que isso seja necessário para que uma pessoa mande bem. Tentamos sempre ajudar as pessoas a evoluírem em gestão do tempo e eficiência para que todos continuem crescendo e se desenvolvendo.