Vaga de Globo Play
Globo em Porto Alegre - RS

Globo Play - Desenvolvedor(a) Web

Estamos vivendo uma grande mudança em todo o mundo: o fortalecimento da Internet como meio para as pessoas assistirem TV e videos. A globo.com faz parte dessa extraordinaria transformaçao, sendo responsavel pelos principais produtos brasileiros de video online, o Globosat Play, com todos os canais da Globosat, e o Globo Play, com todo o conteudo da TV Globo.

Nossa area de videos e a responsavel pelo Globosat Play e Globo Play e por toda a plataforma de videos do Grupo Globo, ao vivo e VoD (video-on-demand - videos gravados). Atualmente, nossa escala permite mais de 400 milhoes de videos assistidos por mes para os VoDs e 500 mil acessos simultaneos para transmissoes ao vivo.

Estamos procurando engenheiras ou engenheiros de software que desejam fazer parte de um time de profissionais altamente competentes para trabalhar com nossos produtos de primeira linha, Globosat Play e Globo Play. Voce fara parte de um time multidisciplinar, formado por engenheira(o)s de software, designers, arquiteta(o)s de informaçao e devops.

As atribuiçoes desse papel vao desde o discovery, design, arquitetura, implementaçao, deploy, testes automatizados e manutençao de sistemas, a discussoes de produto e de qual e a melhor soluçao tecnica. Voc e vai trabalhar, no seu dia-a-dia, com o desenvolvimento de APIs REST, front-end, ferramentas para melhoria do processo de desenvolvimento, sempre buscando a alta disponibilidade e escalabilidade.

Esta vaga e para o nosso escritorio no Tecnopuc em Porto Alegre. Pessoas de qualquer parte do Brasil sao muito bem-vindas - a globo.com tem uma grande quantidade de profissionais de diversos estados. Temos um pacote especial de beneficos para a mudança de pessoas de fora da cidade.

Nosso stack de tecnologias

Os produtos de video, Globosat Play e Globo Play usam Ruby, Rails, mongoDB e Redis, entre outros, no backend, e HTML5, CSS, Javascript e diversas bibliotecas, como o reactJS, por exemplo, no front-end. Outros projetos na area tambem usam Ruby mas somos pragmaticos e gostamos de experimentar - por isso temos coisas em C/C++, Python, Go, Lua, Java, Objective C. Nos usamos o servidor Web nginx na maioria das nossas aplicaçoes. Todo o nosso ambiente de desenvolvimento e produçao e fundamentado em cima de tecnologias open-source, começando pelo S.O., Linux. Os times tem autonomia para escolher as tecnologias que julgarem mais adequadas e tomarem todas as decisoes tecnicas para resolver cada problema.

Requisitos obrigatorios

• Ser apaixonada(o) por desenvolvimento de software e tecnologia.
  • Ser dinamica(o) e inquieta(o), questionando dogmas e premissas, sempre procurando inovaçao.
  • Ser participativa(o) na construçao do produto, contribuindo com ideias para o negocio.
  • Ter facilidade de trabalhar dentro de times multi-disciplinares.
  • Gostar de programar em todos os niveis do stack tecnologico.
  • Ter excelente conhecimento de alguma linguagem de programaçao (Ruby, Python, Java, Scala, etc).
  • Ter experiencia com desenvolvimento Web (HTML5, CSS, JavaScript, jQuery, etc).
  • Ter conhecimentos em design e arquitetura de software.
  • Ter profunda preocupaçao com qualidade e performance.
  • Compreender a importancia e praticar versionamento de codigo.
  • Escrever codigo limpo e legivel para pessoas.

Requisitos desejados

• Ter boa experiencia com Ruby/Rails.
  • Ser poliglota em linguagens de programaçao e scripting.
  • Ter conhecimento de bibliotecas e frameworks de front-end.
  • Ter conhecimentos de praticas de XP (TDD, pair programming, refactoring, continuous integration, etc).
  • Ter conhecimentos de testes unitarios, de aceitaçao, mocks, interface, etc.
  • Ter conhecimentos de SEO
  • Ter conhecimentos de infra-estrutura

Diferenciais

• Ter conhecimentos de automaçao de deploy (capistrano, fabric, etc)
  • Ter conhecimentos em alguma ferramenta de provisionamento, tais como Puppet, Chef, etc.
  • Ter conhecimentos de virtualizaçao e/ou conteinerizaçao com XEN, Docker, etc.
  • Ter experiencia com metodos ageis (Scrum, Kanban, Lean, etc).
  • Ter experiencia em mentoring/coaching de pares e team members menos experientes.

A globo.com

A globo.com e o braço de Internet do Grupo Globo, o maior grupo de midia da America Latina. A globo.com agrega os maiores portais do Brasil, e e lider de audiencia de Noticias com o portal G1, Esportes com o GloboEsporte.com, Entretenimento com o portal GShow, e Videos com o Globo Play.

Alem disso, a globo.com atua como provedor de serviços de internet (ISP), consultoria e presta apoio estrategico e tecnologico para outras empresas do Grupo Globo. Possui uma das maiores infra-estruturas de distribuiçao de conteudo da America Latina, e e detentora do recorde de maior audiencia em video streaming do Brasil.

Avaliações da Globo

Valeu muito a oportunidade e experiência, mas a expectativa era maior do que a vivenciada.

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Vivência adquirida pela dimensão e diversidade de assuntos tratados na empresa! Benefícios oferecidos pela empresa! Ambiente de trabalho! Comprometimento dos empregados!

Contras: Alinhamento dificultoso com a Chefia! Falta de oportunidade de aperfeiçoamento externo! Trabalho interno com equipe para desenvolvimento profissional e pessoal.

Falta de política de CH

Gerente Sênior ExecutivoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios, remuneração de mercado muito boa. Algumas áreas tem um crescimento profissional muito bom, mas não se aplica a toda a organização.

Contras: Não tem sistema de avaliação profissional, seu autodesenvolvimento não serve para futuras Promocões. Política de RH desconectada com ponta produtiva. Nas revisões de processos não são ouvidos todos os profissionais.

Conselhos para presidência: “O olho do dono engorda o gado “. Ouça sua equipe até o chão da fábrica. O Fantástico faz matéria sobre isso em outras empresas faça na sua.