Vaga de Gerente Financeiro II

Gerente Financeiro II

Cargo: Gerente Financeiro II

Local de Trabalho: São Paulo/SP

Objetivo:

Gerenciar os processos de Finanças que estão sob sua responsabilidade para apoiar as áreas clientes do negocio (MKT Ativação e Planejameto Mercadólogico) e as áreas operacionais e corporativas da Natura com qualidade e respeitando os ANS e políticas Natura, proporcionando maior eficiência das atividades. Ser parceiro do negócio buscando ganhos de eficiência e produtividade tendo como meta a maximização do retorno aos acionistas. Gerenciar e integrra times de finanças e áreas relacionadas, de forma a obter o melhor resultado.

Financeiro:

Receita Bruta a Margem Bruta da Venda Direta, Investimentos em promoções, Despesas de Marketing, Projetos e Gestão de geração de caixa.

Não Financeiro:

Time direto e clientes de negócio.

Cliente Interno/Externo:

Diretoria Ativação Brasil Venda Direta / Diretoria Planejamento Mercadológico / VP Venda Direta / VP Finanças (Planejamento Econômico, Relações com Investidores) / Inovação Comercial / O&L / Consultoras / Colaboradores

Interfaces Externas:

Auditorias; Governo; Bancos y otros terceros; Entidades reguladoras;

Advogados.

Interfaces na Natura:

VP Finanças; VP O&L; VP Marketing; Inovação e Sustentabilidade; Sistemas; VP Venda Direta; Jurídico; Auditoria; Inteligência Estratégica; Jurídico; Auditoria.

Interfaces com OIs:

Áreas de interface com Finanças nas OIs, quando aplicável.

Responsabilidade Total:

É responsável por:
_Liderar os processos de gestão de performance (avaliação financeira de demonstrativos de resultados apontando desvios - comparações com orçamento, outlook e anos anteriores) e projeção de curto prazo das áreas clientes. Conteúdos analisados incluem: DRE por Categoria, Preço Médio x Volume, Análise de Margem Bruta (Mês e Ciclo), Despesas da Matriz de Marketing.
_Gerenciar processo orçamentário de Origem de Vendas e Receita a Margem Bruta da Venda Direta Brasil, garantindo interfaces com todas as áreas envolvidas para inputs e construção do orçamento Natura Brasil. Mesma responsabilidade é aplicada para as projeções de longo prazo (PEN | Planejamento Estratégico Natura).
_Assegurar que os reportes financeiros e contabilizações estejam corretas e em conformidade com as normas e políticas internas, garantindo também que as decisões sejam tomadas de forma coerente com a estratégia, legislação e diretrizes Natura.
_Gerenciar parte do processo de Pricing (apreçamento de produtos).
_Garantir análise de viabilidade financieras, assim como suporte a temas financeiros, para projetos e iniciativas diversas do negócio e da Natura.
_Ser parceiro do negócio buscando ganhos de eficiência e produtividade tendo como meta a maximização do retorno dos investimentos
_Avaliar os processos da área e de finanças, buscando melhorias e otimizações dos resultados.

_Estabelecer indicadores e ferramentas gerenciais que permitam detectar rapidamente riscos e oportunidades inerentes ao negócio. Sempre que necessário, definir planos de contingência e análises de cenários.

_Contribuir e apoiar a realização de auditorias internas e externas.
_Cumprir com as políticas, regras e normas de Segurança do trabalho e Saúde ocupacional de seu local ou processo de trabalho.
_Gerir time, e/ou departamento da empresa, e/ou responsável pela gestão e administração de políticas e processos das áreas que atuam; possui autonomia para tomada de decisões, e pode realizar processos de admissão e dispensa; é uma função de alta responsabilidade dentro do contexto das atividades da área e da companhia, podendo ter impacto no negócio.

Responsabilidade Parcial:

Idiomas:

Desejável: Inglês - Avançado e Espanhol - Intermediários

Experiência:

Desejável: Mínimo de 7 anos de atuação em áreas financeiras ou

correlatas, bem em função gerencial.

Competências Técnicas:

Conhecimentos sólido: Administração financeira/Finanças Corporativa, contabilidade, processos fiscais, tributos, custos, compliance, riscos.
Conceitos básicos jurídicos (ex: contratos, legislação tributária, lei anti-corrupção, etc), de tesouraria e de macroeconomia. Além de conhecer aspectos e impactos ambientais, perigos e danos à saúde e segurança e controles operacionais pertinentes às atividades executadas, assim como plano de emergência Natura

Ferramentas: Excel e PowerPoint.

Compet. Comportamental:

Habilidades: Liderança, desenvolvimento de equipe, visão sistêmica/holística, visão de negócios, capacidade de análise e inferência, comunicação adaptavel a diferentes públicos, influência, gestão de pessoas, relacionamento, agilidade para gerar informações, capacidade de abstração, gerenciamento de complexidade, trabalhar sobre pressão;
Atitudes: visão crítica e questionadora; prioridade na geração de valor de empresa como um todo (não só na sua área cliente) e no cumprimento de normas e boas práticas (compliance); foco no coletivo para a gestão do conhecimento e uniformização de metodologias/atuação com o cliente.

Avaliações da Natura

Natura, bem estar bem, exceto em TI

Analista de InfraestruturaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa apaixonante, muito gostosa de trabalhar, excelentes benefícios, visão de sustentabilidade que envolve todos os colaboradores. Produtos de excelente qualidade.

Contras: Área de TI muito ágil e com visão do futuro, porém a gestão de infraestrutura deixa a desejar, problema de pessoas muito antigas na empresa na função de gerente sem preparo para gestão de pessoas

Conselhos para presidência: Trocar o gerente de infraestrutura, por um líder, pois o atual é apenas um chefe.

Natura minha essência

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2010

Cajamar, SP

Prós: A melhor empresa que já trabalhei na minha vida.Trata muito bem seus funcionários,tem um lado diferenciado das "outras" empresas....Sabe estimular o funcionário...Ótimos ganhos,os melhores benefícios...Enfim pra "mim" foi uma mãe...se tivesse uma nova oportunidade voltaria sem pensar...Amo a natura.

Contras: Poderiam verificar melhor suas lideranças dentro da empresa,pois alguns profissionais "privilegiados"pelo seu poder de liderança acabam se achando o dono da empresa a ponto de prejudicar quem está numa posição inferior,mesmo a pessoa sendo esforçada e responsável com seus afazeres,aquele tal negócio,seja o meu amigo e tens tudo,se não fui com a sua cara...vc dança

Conselhos para presidência: Cuidado com alguns líderes...eles podem estar podando aonde não deveria.