Vaga de GERENTE DE VENDAS
PepsiCo em São Paulo - SP

GERENTE DE VENDAS

Na PepsiCo estamos comprometidos em atrair os melhores talentos, pessoas movidas a desafios e inspiradas por oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Alimentamos emoções dos nossos clientes e consumidores, alcançando resultados com nosso Jeito ÚniCo de fazer negócios, agindo com integridade, de forma ágil e responsável.

Performance com Propósito

Abrir novos caminhos. Nunca se contentar com o segundo lugar. Vencer juntos, celebrar e fazer algo maior. Este é o significado de Performance com Propósito.
Estamos comprometidos, ao redor do mundo, em dar às pessoas o sabor que desejam e a nutrição que necessitam. Sonhamos globalmente e agimos localmente, inovando constantemente para sustentar o nosso planeta, as nossas pessoas, as nossas comunidades e os nossos negócios. Novos mercados significam novas maneiras de fazer negócios, e novas maneiras de abordar questões relacionadas a saúde, diferenças culturais e desafios ambientais. Todos os dias são uma aventura e uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.

Sobre a PepsiCo

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais empresas de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER ® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY ® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO ® (achocolatado em pó), TODDYNHO ® (achocolatado pronto para beber),ELMA CHIPS ® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo) , LUCKY ®, TORCIDA ®, RUFFLES ®, DORITOS ®, CHEETOS ®, FANDANGOS ®e FOFURA ® (snacks), EQLIBRI ™ e MABEL ® (biscoitos), GATORADE ® (bebidas esportivas), LIPTON ® Ice Tea(chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO ® e TROP COCO ® (água de coco), H2OH!®, MOUNTAIN DEW ® e PEPSI-COLA ® (bebidas com gás), e DRINKFINITY ® (sistema de bebidas portátil e pessoal).

Deverá administrar nacionalmente as contas sob sua responsabilidade, criando planos e controles para o desenvolvimento de todas as categorias por cliente e regiões.
Dar assistência a todos os GV's que atende as contas nas demais regiões.
Deverá acompanhar a geração de pedidos junto ao cliente (Ofertas, Inovações e itens regulares).
Deverá gerir e apurar ações combinadas com o cliente.
Ter alinhamento das ações combinadas com a matriz para com as regionais.
Acompanhará a desempenho de nossas marcas e previsão de fechamento mensal.
Deverá acompanhar os resultados de sell out no mês a mês.
Tratará todo o processo de cadastro e formação de preços Brasil. (itens regulares + inovações)
Atualização da Tabela de Preços - BR (check preços condições comerciais e envio para as praças). Centralizará coordenação de tabelas de Distribuidores, quando houver.
Programará, junto as conta, tabloides, guerrilhas e ações de preços (seguindo premissas de estratégia das categorias).
Valorizará de planos táticos e apuração de ações promocionais para recebimento das verbas de TPs.
Divisão do volume do AOP (criação e ajustes do plano anual de sell in) por categoria região e meses.
Apoio no desenvolvimento dos estagiários de vendas.

"A companhia se reserva o direito de modificar as especificações, habilidades e requerimentos da posição de acordo com suas necessidades"

Formação/Curso: Curso superior completo em Marketing, Administração, Economia ou áreas afins.

Idiomas: Desejável Inglês e/ou Espanhol Intermediário
Experiência:
* Candidato externo: mínimo de 02 anos na área de Vendas de bens de consumo, com clientes de grande porte, preferencialmente no ramo de alimentos e Atacados.

Outros:
Competências Comportamentais: Demonstrar as competências conforme Modelo de Competências de Liderança e Efetividade Pessoal da PepsiCo e "Itens Complementares" no Gerenciamento de Pessoas, numa escala de avaliação de pontuação 3
Competências Funcionais: Demonstrar Excelência Funcional (Conhecimento básico dos Processos de Vendas) e Conhecimento do Negócio (Conhecimento Vendas, Distribuição e básico de Produção)

Job Ref: 132345BR

Avaliações da PepsiCo

Esperava mais de uma empresa deste porte

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: O pacote de benefícios é bem intressante, bem como investimento em treinamentos para lideranças, tanto nas plataformas digitais quanto em eventos presenciais. Também preza bastante pela qualidade de vida (principal atrativo desta empresa).

Contras: É preciso avaliar em categorias: • Relacionamento com Stakeholders: A área comercial manda na empresa, então se você quiser resolver algum problema relacionado à eles, o problema é devolvido para a sua área. Se você insistir em contra-argumentar, eles te expelem. Por isso, não adianta querer resolver os problemas da empresa com a área comercial achando que encontrará apoio, resolva sozinho!; • Standards - Na área onde trabalhei, os padrões são quase inexistentes ou desatualizados. Não existe uma área de qualidade nos CDs para conduzir o tema ervar a empresa para um patamar de excelência; • Sistemas de Informação - O grande calo da empresa, onde vemos diversos sistemas confusos que não conversam entre si. Em alguns deles, é possível apenas que um funcionário por vez acesse uma determinada transação/ rotina (acredite se quiser). A empresa não parece estar interessada a desenvolver ou comprar um único sistema e fazer com que as áreas trabalhem integradas; • RH - Apesar de bem intencionado, extremamente distante. É fato que o gestor deve fazer o papel de conduzir o time, mas alguns assuntos no qual o RH é essencial, a distância impacta bastante; • Segurança do Trabalho - A empresa é bem preocupada com o tema, mas para a área onde trabalhei, não existia interação com esta área pois esta área atende prioritariamente o comercial. • Cultura - É só perguntar para algum funcionário operacional se ele(a) conhece os valores da empresa para saber que a cultura não está enraizada nas pessoas.

Conselhos para presidência: Investimento em fortalecimento de cultura e sistemas de informação.

Gerente de Compras e Suprimentos

Prós: Jornada flexível para coordenadores e gerentes, home office, treinamento constante, responsabilidade pelo plano de carreira, sistema de avaliação robusto, respeito a diversidade e inclusão

Contras: Falta de foco na solução de problemas, falta de agilidade sob cenários de mudança, liderança sem tomada de decisão, muitas perdas que não são endereçadas para correção, falta de coragem para restruturar processos. Portanto qualquer mudança é muito demorada e burocrática.

Conselhos para presidência: Destravar processos burocráticos para uma rapida tomada de decisão em processos, produtos e pessoas, endereçando responsabilidades.