Vaga de Enfermeiro do Trabalho
Dr. Consulta em São Paulo - SP

Enfermeiro do Trabalho

ENFERMEIRA DO TRABALHO

Responsabilidades do trabalho:

• Saúde ocupacional Aplicada: Divulgar a importância de praticar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais especialmente nos Centros Médicos; administrar as dificuldades de promover tal prevenção; acompanhar e interagir com as equipes multidisciplinares para avaliação; desenvolver programas, projetos e procedimentos técnicos e administrativos de melhoria em saúde ocupacional com foco na NR-32 e elaborar e acompanhar programas preventivos e corretivos específicos para o segmento da saúde
  • Realizar auditoria, acompanhamento e avaliação nos diversos Centros Médicos: Avaliar o ambiente de trabalho com foco principal na NR 32; identificar indicadores; promover ações de qualidade de vida, etc.
  • Desenvolver ações educativas na área de Saúde Ocupacional: Identificar as necessidades educativas; promover ações educativas(aplicar integração e educação continuada para diversos profissionais); elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde; interagir com equipes multidisciplinares(educação continuada, processos de enfermagem, etc); disponibilizar material e recursos didáticos; formar multiplicadores; difundir informações; utilizar métodos e técnicas de comunicação; avaliar ações educativas de saúde ocupacional; participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho; propor ações emergenciais (atuação com treinamento de NR 32).
  • Participar de perícias e fiscalizações: Dar apoio para elaboração de laudos periciais com impacto na saúde ocupacional; atuar como um dos acompanhantes de perito com objetivo de defender a empresa nos processos ligados a saúde ocupacional; interagir com os setores envolvidos; propor medidas e soluções; acompanhar processos nas diversas esferas judiciárias.
  • Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho: Analisar a aplicação de tecnologia na área da saúde; avaliar impacto da adoção; estabelecer procedimentos seguros e saudáveis; inspecionar implantação de novos processos que podem impactar em saúde ocupacional; estabelecer formas de controle dos riscos associados.
  • Gerenciar documentação de Saúde Ocupacional: Elaborar procedimentos técnicos e administrativos; gerar relatórios de pontos observados nos Centros Médicos e setores administrativos e relatórios de resultados; documentar procedimentos e normas de sistemas de saúde ocupacional; controlar atualização de documentos e legislação; organizar banco de dados; alimentar rede de informações; administrar elaboração e atualização de PCMSO; Controle de exames adm, dem, per, mudança de função e retorno de afastamento; promover programas de qualidade de vida nos ambientes de trabalho; Realizar controle vacinal e demais documentações de saúde ocupacional.
  • Investigar acidentes, incidentes e doenças com impacto na saúde ocupacional: Selecionar metodologia para investigação; analisar causas; determinar causas; identificar perdas decorrentes do acidente ou doença; elaborar relatório de acidente/doença de trabalho; propor recomendações técnicas; verificar eficácia das recomendações; indicar o fluxo de atendimento ideal para cada tipo de acidente de trabalho e monitorar necessidade de restrição de atividades profissionais junto ao médico do trabalho.

Requisitos:

Experiência no segmento da saúde, com forte atuação na NR-32 e 07.

Competências Pessoais:

Antecipar problemas; dinamismo; flexibilidade; capacidade de observação técnica; trabalhar em equipe; capacidade de comunicação; senso crítico e disposição para deslocamentos na cidade de SP e grande SP

Escolaridade:

Ensino superior completo em Enfermagem com Pós graduação em Enfermagem do Trabalho. Possuir COREN ativo.

Avaliações da Dr. Consulta

Empresa com propósito, mas com poucos princípios

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa quer e precisa crescer de forma acelerada, o que dá margem para que os funcionários cresçam junto com ela. O propósito da empresa é cativante e faz com que as pessoas que trabalham ali contribuam diretamente para a população brasileira. A maior parte das pessoas que encontrei, especialmente nos Centros Médicos, são ótima pessoas e com muita vontade de mudar a saúde do Brasil.

Contras: Vou resumir os pontos em: cultura, estrutura e liderança. O primeiro ponto é que a CULTURA da empresa não é clara. Não falamos sobre os valores, a missão e a visão, que deveriam estar no DNA de toda a equipe. A empresa não tem uma área de ética e compliance para sustentar a equipe. O segundo ponto é ESTRUTURA. A empresa cresceu sem estrutura para manter o seu crescimento e a qualidade de trabalho e de vida dos funcionários. O primeiro ponto é que a empresa deu um salto, foi para um dos lugares mais caros de São Paulo, alugou a cobertura, comprou softwares e terceiros milionários, contratou VPs e Diretores de empresas internacionais de grande porte e consultorias caríssimas de forma não sustentável. O quadro de funcionários é muito pequeno e temos poucas ferramentas para realizar o trabalho. Os Centros Médicos estavam sempre com falta de funcionários, de equipamentos e de material. Então chegamos na terceira e última parte: LIDERANÇA. A liderança não tem treinamento nem desenvolvimento para se tornarem líderes melhores. A comunicação é bastante falha, logo, você pode descobrir que um projeto que vai impactar a sua área vai entrar "semana que vem" e projetos de grande porte, que tiveram investimentos milionários, são despriorizado. A diretoria parece não ter um objetivo claro. Cada hora a estratégia muda e a forma de fazer (tático e operacional) muda a cada mês. O que você fez semana passada já não vale mais pra essa semana. Toda semana surge uma nova demanda urgente e que todo mundo sai desenfreado pra fazer e depois dizem que não ficou bem feito e vamos dar 10 passos pra trás. A gestão de pessoas é muito falha. Mandavam a gente preencher uma ferramenta com as nossas metas, mas ninguém falava sobre aquilo. Eu nunca tive PDI e nem um feedback formal com qualquer gestor meu (mesmo depois dos 3 primeiros meses). Tudo isso pra mim é a mais pura falta de gestão e de liderança. É perceptível o quanto a diretoria não se entende e a cabeça do CEO parece estar em outro lugar, porque a mudança é inerente ao Dr. Consulta. E eu acredito que mudanças sejam positivas, porém mudar o tempo todo pode ruir uma empresa que tem tanto propósito e pessoas tão engajadas, mas que estão cansadas de trabalharem sozinhas, por longas jornadas de trabalho e com um norte que muda o tempo todo. Falta princípios para uma empresa com tanto propósito.

Conselhos para presidência: Em primeiro lugar, foque na sua própria liderança e, por favor, pare de mudar tanto de ideia. Isso faz mal pra empresa e para as pessoas que estão trabalhando ali. Olhe para a sua equipe (não a sua diretoria, toda a sua equipe) e tire um dia para conversar com as pessoas e entender quais são as suas necessidades. Sua equipe ainda é pequena e você pode fazer isso. Em segundo lugar você precisa parar de falar sobre o futuro e começar a falar sobre o presente e sobre como o Dr. Consulta vai entregar os resultados desse ano. Quais são os projetos estratégicos da empresa? Quais investimentos serão feitos? Como vamos atingir esse resultado que você prometeu aos acionistas e por que não estamos atingindo? E por último, mas não menos importante, você precisa acalmar os ânimos da sua equipe e juntas as pessoas em prol de uma única diretriz para re-construir essa cultura quebrada. O Dr. Consulta corre um risco real de ter pessoas que não vão querer mais trabalhar em uma empresa assim...

O escritório é bem localizado. Empresa nova em crescimento

Analista de Atendimento IEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente descontraido, pessoas com empatia e respeito ao proximo. Gestores e supervisores muito leves e educados, sabem olhar as necessidades dos funcionarios,

Contras: Plano de Carreira somente os escolhidos porem nâo falam isso mas é perceptivel, nao tem convênio odontológico e nem saúde a empresa dispõe um cartão no valor de $1500 pra ser usado em exames e consultas e o mesmo valor dividido aos dependentes,

Conselhos para presidência: Aumentar o uso do cartão saúde, visto que os funcionários não tem plano de saúde e precisa realizar consultas e exames, bem como seus dependentes .