Vaga de ENFERMEIRO ASSISTENCIAL
Dr. Consulta em Santos - SP

ENFERMEIRO ASSISTENCIAL

O enfermeiro no dr.consulta lida diariamente com indicadores de metas e qualidade, controle de estoque e processos de atendimento.

É a referência do time e dos demais departamentos no Centro Médico.

O que faz?
* Responsável pela gestão dos técnicos de enfermagem com acompanhamento de suas atividades e análise de sua produtividade como também sua efetividade.
* Identificar as potencialidades de melhoria da equipe de técnicos de enfermagem e apoiá-los com orientações comportamentais e técnicas,
* Elaboração e acompanhar as escalas mensais e diárias.
* Buscar aprendizado e habilidades técnicas de procedimentos realizados no Centro Médico, com objetivo de fornecer suporte à equipe de enfermagem, tanto como um educador in loco como também para fazer parte dessa escala de atividades conforme a necessidade do Centro Médico.
* Atendimento direto ao paciente, com aplicação do SAE (Sistematização da Assistência ao Paciente) em alguns casos.
* Apoiar as atividades do auxiliar de saúde bucal, técnicos de radiologia e oftalmologia
* Ser um facilitador para TODA equipe multidisciplinar para um bom atendimento, satisfação do cliente interno e externo, agilidade e obtenção de boa performance do Centro Médico.
* Estar a par dos indicadores acompanhados pelo Centro Médico para alcance das metas almejadas.
* Contribuir com o gestor da unidade para análise e criação de planos de ação para melhoria dos processos assistenciais de enfermagem, garantindo padronização e segurança para os pacientes e colaboradores do Centro Médico.
* Apoiar o gestor da unidade para que os processos sejam realizados e que haja conformidade de acordo com os protocolos (pops) institucionais e legislação.
* Colaborar com uso racional de recursos, com apoio ao controle de estoque e utilização medicamentos e insumos médicos e odontológicos.
* Em casos de urgência e emergência, ter percepção clínica e agilidade para tomar as primeiras medidas de intervenção. Participar e apoiar equipe medica em sua diretriz de conduta para o reestabelecimento da estabilidade clínica do paciente.
* Acompanhamento da operação quando o Gestor não estiver presente, respeitando a demanda do time de Gestão.

Como faz?
* Conhecer os processos de enfermagem e demais setores assistenciais disponibilizados nos POP's;
* Supervisionar atendimentos da equipe assistencial prestados aos clientes e dar feedback aos colaboradores garantindo a padronização do processo;
* Realizar atendimentos e procedimentos de enfermagem privativos ao enfermeiro (coleta de Papanicolau, passagem de sonda vesical, etc.);
* Propor melhorias no processo, com objetivo de redução de custo, adequação de materiais, otimização/produtividade do colaborador;
* Planejar tarefas operacionais para a equipe assistencial através de padrões e rotinas estabelecidos para garantia do atendimento ao cliente;
* Monitorar e analisar as atividades da equipe assistencial, através de sistemas e ferramentas estabelecidos (indicadores), garantindo desempenho adequado;
* Direcionar e atuar o atendimento das intercorrências, seguindo normas e diretrizes vigentes a fim de garantir o atendimento adequado ao cliente;
* Controle e garantia da realização de recoleta de exames dos pacientes;
* Participar do planejamento de solicitação de insumos relacionados à equipe assistencial;
* Colaborar com o Gestor de Unidade na identificação de necessidades de treinamento para o time, bem como perfil adequado para cada setor e desenvolvimento de habilidades técnicas da equipe, a fim de garantirmos qualidade, destreza e segurança na realização dos procedimentos técnicos;
* Contribuir no desenvolvimento técnico dos colaboradores da equipe assistencial;
* Garantir a implantação de novos processos da equipe assistencial;
* Garantir que os médicos possuam todos os materiais necessários em sala para procedimentos e consultas;
* Participar da contratação de novos colaboradores da equipe assistencial, realizando entrevistas com o coordenador de unidade;
* Estabelecer rotinas de reuniões com sua equipe promovendo o trabalho em grupo;
* Controle de banco de horas e férias com o coordenador de unidade;
* Acompanhamento da operação quando o Coordenador de Unidade não estiver presente, respeitando a demanda do time de Gestão.

Qual o principal desafio?

Aumentar RoB da unidade, garantir uma operação de qualidade, medindo resultados através de NPS, Nota de atendimento.

E quais são os requisitos?

Graduação completa, desejável MBA/PÓS (assistenciais)

Forte habilidade em gestão de pessoas

Sólida experiência em processos ambulatoriais de enfermagem

Perfil analítico, senso de dono

Flexibilidade de horários

Você que gosta de gente, de gestão e de fazer o bem, essa vaga é pra você!

Avaliações da Dr. Consulta

Empresa com propósito, mas com poucos princípios

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa quer e precisa crescer de forma acelerada, o que dá margem para que os funcionários cresçam junto com ela. O propósito da empresa é cativante e faz com que as pessoas que trabalham ali contribuam diretamente para a população brasileira. A maior parte das pessoas que encontrei, especialmente nos Centros Médicos, são ótima pessoas e com muita vontade de mudar a saúde do Brasil.

Contras: Vou resumir os pontos em: cultura, estrutura e liderança. O primeiro ponto é que a CULTURA da empresa não é clara. Não falamos sobre os valores, a missão e a visão, que deveriam estar no DNA de toda a equipe. A empresa não tem uma área de ética e compliance para sustentar a equipe. O segundo ponto é ESTRUTURA. A empresa cresceu sem estrutura para manter o seu crescimento e a qualidade de trabalho e de vida dos funcionários. O primeiro ponto é que a empresa deu um salto, foi para um dos lugares mais caros de São Paulo, alugou a cobertura, comprou softwares e terceiros milionários, contratou VPs e Diretores de empresas internacionais de grande porte e consultorias caríssimas de forma não sustentável. O quadro de funcionários é muito pequeno e temos poucas ferramentas para realizar o trabalho. Os Centros Médicos estavam sempre com falta de funcionários, de equipamentos e de material. Então chegamos na terceira e última parte: LIDERANÇA. A liderança não tem treinamento nem desenvolvimento para se tornarem líderes melhores. A comunicação é bastante falha, logo, você pode descobrir que um projeto que vai impactar a sua área vai entrar "semana que vem" e projetos de grande porte, que tiveram investimentos milionários, são despriorizado. A diretoria parece não ter um objetivo claro. Cada hora a estratégia muda e a forma de fazer (tático e operacional) muda a cada mês. O que você fez semana passada já não vale mais pra essa semana. Toda semana surge uma nova demanda urgente e que todo mundo sai desenfreado pra fazer e depois dizem que não ficou bem feito e vamos dar 10 passos pra trás. A gestão de pessoas é muito falha. Mandavam a gente preencher uma ferramenta com as nossas metas, mas ninguém falava sobre aquilo. Eu nunca tive PDI e nem um feedback formal com qualquer gestor meu (mesmo depois dos 3 primeiros meses). Tudo isso pra mim é a mais pura falta de gestão e de liderança. É perceptível o quanto a diretoria não se entende e a cabeça do CEO parece estar em outro lugar, porque a mudança é inerente ao Dr. Consulta. E eu acredito que mudanças sejam positivas, porém mudar o tempo todo pode ruir uma empresa que tem tanto propósito e pessoas tão engajadas, mas que estão cansadas de trabalharem sozinhas, por longas jornadas de trabalho e com um norte que muda o tempo todo. Falta princípios para uma empresa com tanto propósito.

Conselhos para presidência: Em primeiro lugar, foque na sua própria liderança e, por favor, pare de mudar tanto de ideia. Isso faz mal pra empresa e para as pessoas que estão trabalhando ali. Olhe para a sua equipe (não a sua diretoria, toda a sua equipe) e tire um dia para conversar com as pessoas e entender quais são as suas necessidades. Sua equipe ainda é pequena e você pode fazer isso. Em segundo lugar você precisa parar de falar sobre o futuro e começar a falar sobre o presente e sobre como o Dr. Consulta vai entregar os resultados desse ano. Quais são os projetos estratégicos da empresa? Quais investimentos serão feitos? Como vamos atingir esse resultado que você prometeu aos acionistas e por que não estamos atingindo? E por último, mas não menos importante, você precisa acalmar os ânimos da sua equipe e juntas as pessoas em prol de uma única diretriz para re-construir essa cultura quebrada. O Dr. Consulta corre um risco real de ter pessoas que não vão querer mais trabalhar em uma empresa assim...

Humanidade só no discurso, dinheiro a todo custo.

Analista Desenvolvedor SêniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muitos Profissionais qualificados e com muito talento. Caindo no setor certo vai aprender com o colegas de trabalho. Se não vai ser sugado.

Contras: Muita gente ganhando rios de dinheiro e cozinhando o galo, principalmente o alto escalão. Muita gente que nem sabe o que fazer fica lá só no Tinder.

Conselhos para presidência: Para de tentar sugar a todos, abre o bolso dê melhores benefícios. Ah e consultas e exames estão mais baratos na Fares.