Vaga de Desenvolvedor(a) Android para Vídeos
Globo em Rio de Janeiro - RJ

Desenvolvedor(a) Android para Vídeos

A globo.com tem mais de 300 milhoes de videos assistidos todos os meses, abrangendo desde o Globo Play e o Globosat Play ate os portais G1, GE e GShow. Nossa area e Webmedia, e somos os responsaveis por realizar essa magica, entregando para o nosso usuario videos de alta qualidade atraves de uma estrutura que agrega diversos componentes e serviços para aquisiçao, processamento e distribuiçao. Na ponta dessa estrutura esta o Player, responsavel direto pelo consumo de videos do usuario.

O Player e um componente complexo e altamente estrategico. Ele precisa funcionar em multiplos browsers e devices mobile e TV, com suporte a multiplos formatos de videos. Ele concentra e garante as regras de negocio de video e deve funcionar em todas as aplicaçoes web e nativas do Grupo Globo. Tambem e responsavel, alem de tocar o video, pela segurança, criptografia, metricas e publicidade. Para quem gosta de desafios, e um prato cheio: existem desafios em todos os niveis!

Temos desafios de negocio: e preciso entender como funcionam os produtos, quais sao os seus casos de uso e como os videos sao consumidos pelo usuario final, e projetar uma interface com uma grande experiencia de uso junto com nossos especialistas em UX.

Temos desafios tecnicos em todas as camadas: a renderizaçao visual, o projeto de arquitetura baseado em componentes e plugins, a necessidade de trabalhar com restriçoes no uso de recursos, como o baixo uso de memoria, tamanho minimo do componente e baixo uso de bateria, pois e usado por apps nativas e web em aparelhos high-end e low-end, e a integraçao com toda a plataforma de videos de baixo nivel, alem de criar APIs e serviços que forem necessarios.

O Player tem versoes diferentes para as diferentes plataformas. Existe o Player web, escrito em Javascrip, o Player iOS, escrito em Swift e o Player Android, escrito em Kotlin. Para essa oportunidade, estamos procurando algu em para o Player Android.

Procuramos alguem que goste de pensar no usuario final, que se preocupe com a sua experiencia de uso e, ao mesmo tempo, seja apaixonado pela engenharia de software.

Esta vaga e para o nosso escritorio no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca. Pessoas de qualquer parte do Brasil sao muito bem-vindas - a globo.com tem uma grande quantidade de profissionais de diversos estados. Temos um pacote especial de beneficos para a mudança de pessoas de fora da cidade.

Somos uma empresa que reconhece a importancia da igualdade de oportunidades. O respeito ao outro, a valorizaçao da diversidade e a convicçao de que todos dependem de todos sao componentes essenciais da nossa identidade.

Suas Responsabilidades :
* Escrever codigo limpo, de facil manutençao, utilizando as melhores praticas de desenvolvimento de software.
* Procurar sempre criar para o Player a melhor experiencia de uso para o usuario final, trabalhando de perto com os especialistas em UX.
* Atuar como um team-player, comprometendo-se com os objetivos do time e trabalhando em harmonia com todos.
* Colaborar com ideias e sugestoes para soluçoes eficazes e criativas.
* Ajudar o crescimento do seu time, ensinando, capacitando e dando feedbacks.
* Colaborar com o time, a area e a empresa para criar um clima positivo e motivador.
* Compreender o funcionamento e as necessidades dos produtos que usam o Player.
* Compreender o funcionamento da plataforma de video (serviços de backend e infraestrutura) e colaborar com a sua evoluçao.
* Estar sempre crescendo e se desenvolvendo tecnicamente e profissionalmente.

Must Have :
* Ter solidos conhecimentos e habilidades em algoritmos e estruturas de dados.
* Ter dominio de engenharia de software, principios, boas praticas e padroes de arquitetura.
* Ter excelente conhecimento de redes, principalmente HTTP.
* Gostar de programar em todos os niveis do stack tecnologico.
* Ter pelo menos 4 anos de experiencia com alguma linguagem de programaçao (Java, Objective-C, C/C++, C#, Kotlin, Scala, Groovy, Clojure, etc.)
* Pelo menos 2 anos de experiencia com programaçao em um desses ambientes: Android, iOS, desktop nativo ou sistemas embarcados..
* Ter experiencia com metodos ageis e praticas de engenharia agil.

B onus:
* Conhecimento da linguagem Kotlin.
* Experiencia com aplicaçoes Web.
* Formaçao em Ciencia da Computaçao ou similar.
* Experiencia com HLS ou outra tecnologia de streaming de videos.
* Forte portfolio de codigo aberto (Github, Bitbucket, etc.)

A globo.com

A globo.com e o braço de Internet do Grupo Globo, o maior grupo de midia da America Latina. A globo.com agrega os maiores portais do Brasil, e e lider de audiencia de Noticias com o portal G1, Esportes com o GloboEsporte.com, Entretenimento com o portal GShow, e Videos com o Globo Play.

A globo.com possui uma das maiores infra-estruturas de distribuiçao de conteudo da America Latina, e e detentora do recorde de maior audiencia em video streaming do Brasil.

Avaliações da Globo

Valeu muito a oportunidade e experiência, mas a expectativa era maior do que a vivenciada.

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Vivência adquirida pela dimensão e diversidade de assuntos tratados na empresa! Benefícios oferecidos pela empresa! Ambiente de trabalho! Comprometimento dos empregados!

Contras: Alinhamento dificultoso com a Chefia! Falta de oportunidade de aperfeiçoamento externo! Trabalho interno com equipe para desenvolvimento profissional e pessoal.

Falta de política de CH

Gerente Sênior ExecutivoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios, remuneração de mercado muito boa. Algumas áreas tem um crescimento profissional muito bom, mas não se aplica a toda a organização.

Contras: Não tem sistema de avaliação profissional, seu autodesenvolvimento não serve para futuras Promocões. Política de RH desconectada com ponta produtiva. Nas revisões de processos não são ouvidos todos os profissionais.

Conselhos para presidência: “O olho do dono engorda o gado “. Ouça sua equipe até o chão da fábrica. O Fantástico faz matéria sobre isso em outras empresas faça na sua.