Vaga de Coordenador(a) de Meio Ambiente e SGI
Yara Brasil em Rio Grande - RS

Coordenador(a) de Meio Ambiente e SGI

Sobre Nossa Unidade

Líder em nutrição de plantas, a Yara tem como propósito contribuir para a produção de alimentos para a crescente população global, um dos principais desafios da atualidade. Por meio dos seus fertilizantes e programas de nutrição, a Empresa cria impacto na sociedade proporcionando maior rendimento e qualidade para lavouras em todo o mundo. Além disso, a Companhia também oferece produtos e soluções industriais que reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e oferecem suporte a operações seguras e eficientes.

A área de Produção e Operações concentra o maior número de colaboradores. Cobre toda a operação uma unidade de fabricação e misturadoras de fertilizantes, desde o manejo da matéria-prima até o produto final.

Responsabilidades

• Garantir a gestão ambiental, a conformidade do sistema de gestão integrado (ISO, IFA, auditorias internas e externa) e a melhoria contínua dos processos através da parceria com os clientes internos usando ferramentas Lean contribuindo assim para a sustentabilidade do negócio;
  • Coordenar a área de Meio Ambiente suportando tecnicamente nas decisões táticas e estratégicas de acordo com a necessidade do negócio disseminando a cultura Lean, visando a otimização, simplificação e sistematização das rotinas (procedimentos) de forma sustentável, identificando oportunidades e desenvolvendo ações para a melhoria continua de performance;
  • Desenvolver e aplicar os conceitos de "Best Practices" / HOP´S Yara. Conscientizar aos colaboradores sobre o conceito de proteção ambiental, e estar apto a, se necessário, exercer interface com a comunidade sobre condições que possam na visão desta trazer danos ao meio, trazendo medidas que eliminam ou atenuam estes riscos;
  • Coordenar atividades que suportem e sinalizem o nível de conformidade e previna os riscos para o negócio de acordo com a Legislação aplicável, baseado principalmente, mas não exclusivamente, na Lei de crimes ambientais. Assegurar que a performance ambiental da unidade atenda as exigência legais e que os impactos ambientais gerados nos processo sejam controlados;
  • Assegurar que em fiscalizações e autuações, haja a condução adequada e, se necessário, a emissão de pareceres de defesa e esclarecimentos requeridos. Desenvolver e reportar os indicadores SMART de meio ambiente assim como manter a interação junto ao HESQ Corporativo;
  • Elaborar, acompanhar e responder pelo orçamento da sua área de atuação e de investimentos da unidade, disponibilizando relatórios gerenciais para a gestão e auditoria interna/externa;
  • Propor novas metodologias e soluções para problemas ambientais existentes e potenciais que podem através de multas e autuações onerar o negócio;
  • Coordenar os programas de qualidade e meio ambiente da unidade (Jornada do Meio ambiente, auditorias, inspeções, investigações) baseado em metodologia safe by choice e experiencias adquiridas.

Qualificações

• Formação Superior Completa em Engenharia.
  • Desejável Pós-Graduação na área.
  • Experiência com Meio Ambiente e Sistema de Gestao Integrado.
  • Experiência como auditor líder.
  • Experiência com gestão de pessoas.
  • Inglês em nível intermediário (desejável avançado).
  • Certificação ISO e IFA.
  • Desejável conhecimento em SAP.

Informações Adicionais

Todas as nossas vagas destinam-se também a pessoas com deficiência.

Avaliações da Yara Brasil

Excelente empresa para trabalhar

Porto Alegre, RS

Prós: Excelente empresa para trabalhar, possibilita crescimento profissional, inclusive com possibilidade de fazer carreira no exterior. Remuneração compatível com o mercado. Empresa costuma valorizar o colaborador.

Contras: Empresa crescendo muito rápido e em processo de transformação, que pode levar a níveis elevados de stress. A empresa carece de processos bem definidos, o que às vezes traz a sensação de bagunça.

Planejador de Manutenção

Paulínia, SP

Prós: Boa empresa. Poucos funcionários e pessoas interessadas em participar do trabalho. Reuniões diárias. Várias oportunidades de crescimento....

Contras: Ambiente agressivo. Empresa segue padrão das demais empresas de fertilizantes em relação a limpeza. Acesso da fábrica é difícil e remoto, celular não funciona.