Vaga de Analista
Grupo XP em São Paulo - SP

Analista - Fundos Estruturados

Quem somos:

A XP Investimentos é uma das maiores instituições financeiras do Brasil e, há mais de 16 anos, vem transformando o mercado de investimentos no país.

Por meio de assessoria especializada e uma ampla diversidade de produtos, nosso compromisso é apresentar as soluções mais adequadas a cada perfil de investidor, com transparência e objetividade.

Seja nas áreas Comerciais, Operacionais ou Corporativas, na XP não falta espaço para você mostrar seu talento. Procuramos profissionais com performance acima da média e vontade de tirar grandes projetos do papel.

Transforme sua carreira com a XP.

Principais Responsabilidades:
* Acompanhamento da carteira de crédito dos Fundos Estruturados;
* Acompanhamento das garantias das operações de crédito;
* Acompanhamento da precificação de ativos;
* Preparo de relatórios gerenciais;
* Melhoria de processos;
* Análise de oportunidades de investimento;
* Análise de estruturas de investimento e instrumentos que viabilizem o crédito;
* Participação em comitês;
* Participação em reuniões de prospecção de operações de crédito;
* Participação em assembleias de Títulos de Valores Mobiliários;

Conhecimentos:
* Domínio do Pacote Office
* VBA
* Experiência prévia com o mercado de crédito, Fundos de Investimento (FIM, FII, FIDC), etc.
* Inglês Fluente

Formação Acadêmica:

Engenharias, Administração, Economia e áreas correlatas.

O que oferecemos:

Remuneração, benefícios, ambiente extremamente desafiador e cultura meritocrática.

Local de trabalho:

Av. Brigadeiro Faria Lima, São Paulo - SP

Avaliações da Grupo XP

Se estiver tentado a aceitar uma oferta, peça um tour para conhecer antes de decidir

Product OwnerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: O aprendizado é muito rápido e constante, e a presença de Agile Coaches para as equipes de tecnologia faz muito a diferença para que as metodologias ágeis sejam implementadas corretamente porém também se adequando ao que a empresa precisa. A não exigência de vestimentas formais também é um plus, sendo bem legal esta postura, levando em conta que é uma financeira.

Contras: Se tem uma coisa competente na XP é o RH quando se trata de vender a empresa. Ela nas conversas parece realmente uma versão do paraíso e é muito fácil se deixar levar por uma oferta de lá. Entretanto, para os que estão pensando em ir, eu aconselharia pedir pra entrar lá no prédio, dar uma volta e conhecer as pessoas e aí sim tomar uma decisão. A XP prega muito que é uma startup e até tenta, mas tirando o dress code informal, é uma grande empresa financeira como todas as outras. O ágil até existe às vezes e os agile coaches tentam, mas sempre tem uma carteirada de algum funcionário alto que faz tudo ir para o "go horse", com pessoas trabalhando mais de 12h por dia para entregar funcionalidades impostas sem nenhum sentido (porque justificativas não são ouvidas). Ser Product Owner, Gerente de Projetos ou cargos similares significa não ter autonomia e basicamente acatar o que é mandado (indo de encontro com as próprias especificações dos cargos). Outro fator crítico é a cultura da empresa em relação às minorias. Tem muito machismo e alguns preconceitos diversos. Quem é contratado para ser parte da "inclusão" acaba sofrendo. Rotatividade principalmente neste "grupo" é grande. Por fim, tem muitas panelinhas nocivas. Equipes com interdependência quando se deparam com uma destas, vivem uma situação difícil.

Conselhos para presidência: Quando funcionários vão reclamar de situações complicadas, o RH muitas vezes culpa as vítimas. Vamos treinar melhor os profissionais de recursos humanos e também os próprios demais funcionários, que muitas vezes demonstram preconceitos. Outra coisa: sejam mais honestos com o bônus. Muita gente aceita o emprego pelo bônus e sai porque se decepciona, então é melhor a honestidade logo de cara.

Não recomendo

Analista de Projetos DigitaisEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Sinceramente não vi nenhum ponto positivo, pois é um local no qual o funcionário ficará estagnado, já que a área reconhece apenas quem é amigo do chefe.

Contras: Gestores limitados, e com a cabeça fechada para o novo. Não aceitam inovações. Infelizmente por serem do setor financeiro, falta um certo conhecimento nas demais áreas, principalmente na gestão de pessoas.

Conselhos para presidência: Escute mais seus funcionários, pois eles são a base da sua empresa. Se você hoje é bilionário, é graças as pessoas abaixo de você que te ajudaram a executar suas ideias. Sem elas você seria um mero agente de investimentos.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback! Nosso propósito diz muito sobre o impacto que queremos causar na vida das pessoas por meio da nossa área de atuação e sabemos que isso só é possível pelo trabalho de cada um que compõe o Grupo XP. Só conseguiremos atingir esse objetivo agindo com Mente Aberta, seja para ouvir ou falar, e incentivamos que isso seja feito diariamente sem importar cargos ou qualquer outra questão que impossibilite a concretização de nossa cultura que preza pela horizontalidade.