Vaga de Analista de Projetos Pleno de Análise de Dados
Telefônica Brasil (Vivo) em São Paulo - SP

Analista de Projetos Pleno de Análise de Dados

Area Description

A Telefónica, em sua transformação digital, busca um analista de projetos analíticos para integrar a sua equipe de BI & Big Data.
O Centro de Excelência – unidade do qual o analista fará parte - é a área responsável por dar suporte aos projetos de análise de dados em todos os países em que a Telefónica atua. Nossos projetos visam à identificação de padrões de comportamento de mobilidade à geração de insights para a tomada de decisão de empresas e governo.

Mission

O analista trabalhará em uma equipe multidisciplinar e internacional, responderá ao Gerente do Centro de Excelência Global e terá como principais funções: 1) a extração e a análise de dados, 2) o apoio aos times comerciais na geração de propostas e ajuste de oportunidades e 3) a execução em si de projetos analíticos – eventualmente sendo requerida a sua presença (por teleconferência) como apoio em reuniões com clientes.

Main duties and responsibilities

• Entender as características e conceitos dos produtos de Big Data para propor soluções analíticas que agreguem valor aos clientes;
  • Realizar atividades de extração e processamento de dados;
  • Processar bases de dados mensais de suporte às áreas de negócios;
  • Criar apresentações em PowerPoint e visualizações de dados em gráficos, dashboards e mapas;
  • Dar suporte à equipe comercial e pré-vendas na criação de propostas;
  • Interagir com as áreas de produtos globais e as áreas locais de cada país para estudos de viabilidade de estudos ad-hoc (disponibilidade de dados, conceito dos dados, histórico, etc.);
  • Participar de reuniões com o cliente (geralmente por teleconferência) para suporte analítico à área comercial, definição de escopo e para a apresentação dos projetos desenvolvidos. ****

Specific skills

• Capacidade de comunicação com diferentes públicos
  • Saber traduzir o problema do cliente em análises de dados e posteriormente, soluções analíticas complexas em insights claros

Technical knowledge

• Habilidades analíticas: experiência prévia focada na análise de dados para solução de problemas
  • Linguagens de programação: SQL (requerido), SAS e Python (desejáveis)
  • Experiência com criação de gráficos, apresentações e informes analíticos
  • Será um diferencial já ter trabalhado com dados e ferramentas de geolocalização (GIS, Carto, etc.)

Professional Experience

Buscamos uma pessoa com cerca de 2 a 5 anos de experiência profissional com foco em produtos analíticos (Bancos, Consultorias, áreas de CRM e Inteligência de Mercado, etc.)

Languages

Português, inglês e espanhol (ao menos no nível intermediário)

Avaliações da Telefônica Brasil (Vivo)

Desafios

Ótima para se trabalhar, mas sem meritocacia e crescimento lento

Gerente de Produtos

Prós: Ótima infraestrutura, com qualidade nos processos entre áreas. Realmente a empresa melhor estruturada para trabalhar em telecom.

Contras: Pouco meritocrata, aumentos e promoções são por tempo de casa. Vive em constante processo de reestruturação, com muitas demissões e instabilidade.