Vaga de Analista de Planejamento Pleno
PepsiCo em São Paulo - SP

Analista de Planejamento Pleno

Na PepsiCo estamos comprometidos em atrair os melhores talentos, pessoas movidas a desafios e inspiradas por oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Alimentamos emoções dos nossos clientes e consumidores, alcançando resultados com nosso Jeito ÚniCo de fazer negócios, agindo com integridade, de forma ágil e responsável.

Performance com Propósito

Abrir novos caminhos. Nunca se contentar com o segundo lugar. Vencer juntos, celebrar e fazer algo maior. Este é o significado de Performance com Propósito.
Estamos comprometidos, ao redor do mundo, em dar às pessoas o sabor que desejam e a nutrição que necessitam. Sonhamos globalmente e agimos localmente, inovando constantemente para sustentar o nosso planeta, as nossas pessoas, as nossas comunidades e os nossos negócios. Novos mercados significam novas maneiras de fazer negócios, e novas maneiras de abordar questões relacionadas a saúde, diferenças culturais e desafios ambientais. Todos os dias são uma aventura e uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.

Sobre a PepsiCo

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais empresas de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER ® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY ® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO ® (achocolatado em pó), TODDYNHO ® (achocolatado pronto para beber),ELMA CHIPS ® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo) , LUCKY ®, TORCIDA ®, RUFFLES ®, DORITOS ®, CHEETOS ®, FANDANGOS ®e FOFURA ® (snacks), EQLIBRI ™ e MABEL ® (biscoitos), GATORADE ® (bebidas esportivas), LIPTON ® Ice Tea(chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO ® e TROP COCO ® (água de coco), H2OH!®, MOUNTAIN DEW ® e PEPSI-COLA ® (bebidas com gás), e DRINKFINITY ® (sistema de bebidas portátil e pessoal).

Descrição da vaga

Elaborar a previsão dos volumes de vendas para o horizonte de planejamento (6 a 18 meses), no nível de item x local de estoque x canal, através da análise de uma série de informações, entre elas:

Eventos (Marketing, Vendas, Trade, etc)

Política comercial

Dados de mercado

Informações de sell-out e estoque de distribuidores

Introdução e descontinuação de itens

Reestruturações de vendas

Dados externos (ex.: Nielsen, Mercador)

Dados de nível de serviço

Dominar o comportamento dos canais entendendo a dinâmica de vendas e os fatores que influenciam a composição e execução dos volumes

Focal point do canal de vendas dentro do processo de S&OP garantindo o alinhamento das ações e volumes com as metas de vendas

Entender com propriedade o comportamento de suas categorias interagindo ativamente com as áreas de Marketing na decomposição dos fatores externos e internos que impactam as marcas

Corrigir e ajustar o histórico de vendas com base em ocorrências dentro do mês, garantindo a qualidade do baseline

Preparar e influenciar as reuniões de Demanda para as categorias e canais sob sua responsabilidade, dentro do ciclo de S&OP

Executar processo de Pós-Audit, levando-se em consideração todos os eventos conhecidos que impactaram o volume no mês

Suportar áreas de interface (Vendas, gerentes de Marketing e Trade Marketing) na elaboração de análises que construam os volumes de vendas

Calcular e acompanhar indicadores de assertividade da previsão, bem como construir planos de ação junto às áreas de Marketing, Trade Marketing e Vendas para minimizar os erros

Alinhamento e acompanhamento junto ao time de operações das ações que impactam na execução do volume do mês

Interface com time Tático de Demanda para ajuste das previsões futuras com base nos acontecimentos de curto prazo

Construção dos volumes de inovações e acompanhamento da performance dos indicadores pós introdução para correção das previsões de vendas

Ajustar parâmetros do sistema de planejamento de demanda para assegurar que o ciclo mensal de planejamento, até o abastecimento dos locais de estoque, ocorra corretamente

Responsável pelo cascateamento das informações de projeção de volumes do ciclo de S&OP para times de Operações, Finanças e área Comercial

Elaboração e influência na construção de volumes para o longo prazo (AOP)

O analista de demanda interage fortemente com:

Marketing: coleta de dados sobre ações/eventos para previsão da demanda futura; entendimento da estratégia adotada para cada uma das categorias de produtos e sua conversão em volumes;

Vendas e Trade: coleta de dados sobre ações/eventos para previsão da demanda futura; visibilidade dos acontecimentos no campo e tradução em volume;

Finanças: visibilidade da performance financeira das categorias/diretorias e correlacionar como os investimentos, mudanças de preço e politicas comerciais impactam nos volumes projetados

Supply: alinhamento e acompanhamento junto ao time de operações das ações que impactam na execução do volume do mês

Formação superior em Estatística, Administração, Economia ou Engenharia

Conhecimento de métodos estatísticos

Domínio de Excel

"A companhia se reserva o direito de modificar as especificações, habilidades e requerimentos da posição de acordo com suas necessidades"

Job Ref: 134012BR

Avaliações da PepsiCo

Gerente de Compras e Suprimentos

Prós: Jornada flexível para coordenadores e gerentes, home office, treinamento constante, responsabilidade pelo plano de carreira, sistema de avaliação robusto, respeito a diversidade e inclusão

Contras: Falta de foco na solução de problemas, falta de agilidade sob cenários de mudança, liderança sem tomada de decisão, muitas perdas que não são endereçadas para correção, falta de coragem para restruturar processos. Portanto qualquer mudança é muito demorada e burocrática.

Conselhos para presidência: Destravar processos burocráticos para uma rapida tomada de decisão em processos, produtos e pessoas, endereçando responsabilidades.

Analista Financeiro JúniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Alguns benefícios, as instalações, funcionários staffs como eu, no meu caso o salário era bom pois vim de outra empresa valorizada. O prédio do escritório central que é sensacional...

Contras: Gerência e coordenação, empresa que não sabe valorizar e nem respeitar o funcionário, sem chance de crescimento a não ser que vire um puxa saco e entre para um mundinho de leva e traz, falsidades e privilégios. Importante reforçar que minha experiência foi na área financeira não posso falar das demais áreas.