Vaga de Analista de Mercado
Guarani em São Paulo - SP

Analista de Mercado

Descrição Sumária:
Esta posição tem por responsabilidade ajudar e melhorar a visão dos fundamentos de oferta e demanda dos mercados de açúcar e etanol no Brasil e países vizinhos, reportando-se ao responsável pela área de inteligência de mercado do Brasil. Os clientes internos serão as unidades de negócios do grupo Tereos além de clientes comerciais externos.
Responsabilidades:
1. Monitoramento da safra brasileira de açúcar (utilizando modelos, pesquisa de safra, etc): clima, produtividade agrícola, área cultivada, ATR, moagem;
2. Acompanhamento das arbitragens (açúcar vs etanol, açúcar branco vs VHP, exportação vs mercado interno) para avaliação do MIX de produção e exportações;
3. Monitoramento dos principais drivers de longo prazo da produção sucroenergética: área cultivada, custos de produção, preços de cana, taxa de renovação, expansão, etc.;
4. Acompanhamento da evolução das capacidades dos ativos do setor sucroenergético: moagem, cristalização, refino, estoques, elevação, etc.;
5. Monitoramento e análise dos fluxos de exportações e importações de açúcar e etanol e seus respectivos line-ups;
6. Responsável pelas bases de oferta e demanda de açúcar e etanol do Brasil e países vizinhos na América do Sul;
7. Responsável pelas bases de oferta e demanda de grãos do Brasil e acompanhamento das principais mudanças nos mercados locais;
8. Entendimento abrangente e acompanhamento das políticas locais para açúcar e etanol e também das políticas econômicas / monetárias, além de estruturas de mercados futuros;
9. Participação em vários projetos (áreas: financeiro, logística, M&A e etc.).
Requisitos necessários:
* Formação: superior completo em Engenharias, Administração ou Economia, preferencialmente com foco em Agronomia, Agronegócio e Finanças;
* Interesses: commodities agrícolas, trading, mercados financeiros e de riscos;
* Língua: inglês avançado, escrito e falado (comunicação diária e direta com as equipes internacionais do grupo). Experiência internacional, Francês e/ou Espanhol são considerados um diferencial;
* Software: excel avançado, VBA desejável; Powerpoint avançado.
Local de Trabalho:
São Paulo
* SP

Avaliações da Guarani

Avaliação

Consultor FuncionalEx-funcionário, saiu em 2016

Olímpia, SP

Prós: O ambiente de trabalho é ótimo em várias áreas, oportunidade de crescimento profissional. Oportunidade de mudança de área, gestores atenciosos e flexíveis.

Contras: Por se tratar de uma usina existe pouca ou quase nenhuma flexibilidade de horários. A obrigatoriedade de se bater ponto, na minha opinião, deveria ser revista.

Positiva, com pontos a melhorar

Engenheiro Júnior

Olímpia, SP

Prós: Benefícios (PMR, Previdência, Plano de saúde) , colaboradores hospitaleiros, que pensam no próximo. Operação disposta a mudar, aberta a melhorias, muito empenhados.

Contras: Oportunidade de crescimento, não há plano de carreira, salário , gestão de pessoas. Gestão/Supervisão pouco abertas às melhorias propostas. Gestores pensam no que é melhor apenas para eles.