Vaga de Analista de Inteligência de Mercado PL
Tecon Rio Grande em Porto Alegre - RS

Analista de Inteligência de Mercado PL

Sumário do Cargo:
Fornecer informações estratégicas de mercado para o Tecon RG visando principalmente a geração de oportunidades para a área comercial; gerar inteligência competitiva sobre clientes de carga, embarcadores e terminais concorrentes visando a tomada de decisão de negociação, posicionamento e novos projetos;
Atividades principais:
* Analisar e acompanhar setores estratégicos para o Tecon RG com dados tanto quantitativos como qualitativos, auxiliando no estabelecimento de previsões de comportamento de clientes e outros parceiros comerciais;
* Fornecer informações de mercado sobre clientes à equipe de vendedores, Gerência e Diretoria comercial
* p.ex:
Armadores: estratégia, situação financeira, situação joints, perfil carga por linha, movimentações por linha e terminal, avaliação de risco por linha;
Clientes de carga: tendências macroeconômicas, conjuntura por setor, notícias relevantes sobre clientes relevantes, organização do supply chain de grandes clientes;
* Elaborar mapeamentos de mercados relevantes ao Tecon RG, identificando os principais obstáculos dos setores e principais tendências no futuro (forecast) e difundindo internamente dados e análises macroeconômicos;
* Gerar inteligência competitiva sobre terminais concorrentes: estratégia, estrutura preços, expansões/melhorias planejadas e monitorar os principais indicadores (p.ex., market share) e ações realizadas dos terminais concorrentes;
* Identificar oportunidades de negócio e fornecer oportunidades concretas a vendedores através do CRM;
* Apoiar na elaboração de apresentações e relatórios de resultado do Tecon RG com análises baseadas em informações qualitativas e quantitativas dos principais setores;
* Conhecer riscos gerados pelas suas atividades e zelar pelas normas de SMS, sendo um aliado na disseminação de informações, contribuindo para a promoção da conscientização e proteção dos clientes internos e externos em acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e preservação ambiental.
Formação:
Ensino Superior completo (Obrigatório)
* Administração de Empresas e/ou áreas afins, Economia, Engenharias, Comercio Exterior (Desejável).
Conhecimentos Específicos:
Raciocínio lógico (obrigatório);
Excel avançado (obrigatório);
Elaboração e controle de dados (Desejável);
Conhecimento Geral do funcionamento de um Terminal de Containers (Desejável);
Conhecimento e análise de dados macroeconômicos (balança comercial, Aliceweb, Câmbio, etc.) – (Desejável).
Experiência:
6 meses de experiência em atividades relacionadas a função (Obrigatório).
Idioma:
Inglês avançado (Obrigatório).
Benefícios:
Assistência médica e odontológica, transporte, vale alimentação e refeição, participação nos lucros e resultados e seguro de vida.
Informações adicionais:
Trabalhar no Escritório na cidade de Porto Alegre.
Todas as nossas vagas são destinadas as pessoas com deficiência.

Avaliações da Tecon Rio Grande

otima

Enfermeiro do Trabalho

Rio Grande, RS

Prós: Preocupa se com segurança ocupacional, empresa muito boa, tem bastante oportunidade, aposta bastante no funcionário, atualiza a equipe sempre que necessário, uma boa empresa para se trabalhar

Contras: não vejo pontos negativos, tudo depende do setor, entrega o que é pedido e como gerencia seu setor , enfim nao tem uma receita, tudo ´pesado e medido.