Vaga de Analista de Controladoria
Petronas Lubrificantes Brasil em Contagem - MG

Analista de Controladoria

PRINCIPAIS ATIVIDADES:
* Elaborar relatórios gerenciais mensais e trimestrais para apuração dos resultados auxiliando as lideranças na tomada de decisão e consolidação dos números;
* Controlar investimentos de CAPEX junto às áreas, desde a aprovação do investimento até a sua realização;
* Preparar materiais para apresentação e reporting financeiros, consolidando informações dos indicadores e resultados das áreas sob responsabilidade;
* Responsável pelas a auditorias internas;
* Elaborar e acompanhar o budget anual, revisando as premissas anuais e input das informações das áreas pertinentes.
REQUISITOS PARA CANDIDATURA:
Ensino Superior completo em áreas afins, preferencialmente em Ciências Contábeis.
Conhecimentos:
Rotinas de Contabilidade
* avançado;
Financeiro e fluxo de caixa;
Matemática Financeira;
* IMPRESCINDÍVEL

Avaliações da Petronas Lubrificantes Brasil

Excelente empresa

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa com ambiente de trabalho ótimo, incentivo ao crescimento profissional e pessoal, plano de carreira bom e benefícios bons, salário bom.

Contras: Algumas falhas na comunicação interna, alguns processos internos muito burocráticos, muitos cargos de chefia, alguns departamentos funcionam isolados.

Empresa mediana para acumular experiência entre 3-5 anos

Financeiro

Contagem, MG

Prós: - Estabilidade no emprego (se atender às expectativas) - Contato com profissionais de todo o mundo - Escritório administrativo com excelente infraestrutura

Contras: - Desorganização administrativa - Ausência [e até desconhecimento] de planejamento estratégico - Ausência de procedimentos consistentes - Diretoria (local e corporativa) não leva a metodologia de orçamento a sério. Budget se resume a "eu quero o resultado x, independente das análises mercadológicas e econômicas..." - Estrutura organizacional conservadora e convencional - Diretoria distante das equipes - Falta de comunicação entre departamentos - Falta de experiência em gestão e falta de know-how da diretoria corporativa em diversos temas - Não há política de remuneração por méritos. Há relatos de profissionais que foram promovidos e não receberam nenhum aumento salarial (por sinal isto é proibido por lei) - Não há qualquer preocupação em equilibrar vida pessoal e profissional. Diretoria impõe indiscriminadamente regime de horas extras para as equipes.

Conselhos para presidência: - Estabelecer canais de comunicação com as equipes operacionais e administrativas - Definir metas palpáveis para todos os funcionários - Criar cultura do gestão à vista em todas as instalações - Eliminar a cultura da hora extra (simplificar processos, amplificar as comunicações, metas e atividades claras, racionalizar o trabalho das equipes) - Saber dizer "não" à diretoria corporativa - Proibir a cultura do budget "top-down" e criar a cultura do budget "bottom-up"