Vaga de Analista de Compliance Pleno
IRB Brasil em Rio de Janeiro - RJ

Analista de Compliance Pleno

FORMAÇÃO ACADÊMICA
* Ensino Superior Completo preferencialmente em Direito, Administração, Ciências Contábeis ou Economia
* Desejável Pós-graduação em Controles Internos/Responsabilidade Corporativa/Gestão de Riscos.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO CARGO
Participar do planejamento da área;
Identificar, analisar e monitorar riscos em operações e relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros de negócios em geral, com intuito de recomendar planos de ação compatíveis com a vulnerabilidade e potenciais impactos negativos;
Analisar cadastro de novos clientes e fornecedores para identificar riscos de potenciais eventos que acarretem vulnerabilidade;
Receber e encaminhar corretamente todas as denúncias de não conformidade da companhia, bem como acompanhar os prazos de resposta;
Apoiar a auditoria interna nas verificações dos controles internos;
Executar a gestão de risco de compliance e implementar controles e ações mitigatórias;
Interagir com a Susep nos trabalhos de fiscalização das operações da empresa;
Disseminar a cultura de controle e estabelecer agentes de apoio de compliance, por meio da exposição aos gerentes do IRB sobre os principais riscos da empresa;
Transmitir os conhecimentos sobre a Lei Anticorrupção para todos os empregados;
Elaborar relatórios de pendências operacionais e relatório semestral de controles internos;
Propor e elaborar políticas e manuais obrigatórios e recomendados a fim de estabelecer diretrizes para nortear procedimentos de controles, treinamentos e planos de tratamento de riscos e falhas identificados;
Propor medidas e colaborar na elaboração do orçamento da área;
Planejar e organizar as ações, os recursos e o tempo necessários para a execução das demandas;
Monitorar pagamentos de fornecedores diretamente relacionados à Gerência de Compliance para controlar as saídas financeiras da área;
Obter, gerar, registrar, proteger, aplicar e difundir conhecimento tecnológico referente à área de atuação;
Aplicar experiências e conhecimentos para aprimorar atividades, processos, formas de trabalho e produtos e serviços.
COMPETÊNCIAS REQUERIDAS
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS
* Noção de sistemas de gestão (ERP/SAP);
* Pacote Office;
* Compliance, prevenção à lavagem de dinheiro, fraudes e corrupção, controles internos, segurança da informação, conflitos de interesse, continuidade de negócios;
* Normas regulatórias.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS DESEJÁVEIS
* Desejável Certificação em Controles Internos.
CONHECIMENTOS
Inglês
* Fluente
Espanhol
* Intermediário

Avaliações da IRB Brasil

A pequena-grande empresa

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Remuneração. Programa de Participação nos Lucros. Estrutura física de trabalho tanto na sede quanto nos demais escritórios. Profissionais qualificados.

Contras: Clima organizacional muito ruim. Forte influência do governo nas decisões da empresa. Grande quantidade de decisões subjetivas, principalmente relacionadas à escolha de sucessores e às mudanças de estrutura organizacional.

Conselhos para presidência: Gestão pelo exemplo. Agir de acordo com o que fala.

Boa empresa para se trabalhar no Rio, mas ambiente complexo.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Remuneração bastante atrativa, excelente bonificação por desempenho. Pacote de benefícios bastante completo, como escola para filhos e assistência médica com quarto privativo. Temos bom orçamento para projetos, podendo contratar parceiros de primeira linha.

Contras: Empresa ainda com muita gestão política interna e externa. Pratica o favoritismo nas promoções, principalmente nas áreas técnicas. Indicações de "amigos" ainda é muito presente. Ainda em fase de criar sua cultura mas o modelo não é claro.

Conselhos para presidência: Trabalhar questões de politicagem e favoritismo junto aos gerentes, além da sobrevalorização do profissional "de fora". Valorize o pessoal interno, com formação e carreira interna, igualando as oportunidades de promoção e evitando premiações anuais já marcadas.