Vaga de Analista Contábil
Yara Brasil em Porto Alegre - RS

Analista Contábil

About the Unit

Líder em nutrição de plantas, a Yara tem como propósito contribuir para a produção de alimentos para a crescente população global, um dos principais desafios da atualidade. Por meio dos seus fertilizantes e programas de nutrição, a Empresa cria impacto na sociedade proporcionando maior rendimento e qualidade para lavouras em todo o mundo. Além disso, a Companhia também oferece produtos e soluções industriais que reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e oferecem suporte a operações seguras e eficientes.

A área Financeira tem como principal objetivo, a otimização da gestão dos recursos financeiros da empresa, sempre em linha com as diretrizes da casa matriz. Os processos chave compreendem a administração do fluxo de caixa, planejamento financeiro, contas a pagar, câmbio e exposição cambial, seguros, financiamentos e conciliações bancária.

Responsibilities

• Elaborar e preencher formulários para reporte das demonstrações financeiras em IFRS à Casa Matriz, desenvolvendo todas as etapas previstas no checklist para o atingimento deste processo, buscando compliance, acurácia, integridade e qualidade das informações;
  • Atender os questionamentos e solicitações da Casa Matriz, mediante elaboração de análises de assuntos que estão sob sua responsabilidade (em inglês);
  • Monitorar a evolução das contas patrimonais através de acompanhamento periódico, elaboração e validação de conciliações de maior relevância, responder questionamentos, análise de aging's, eliminando distorções dentro do próprio mês analisado e buscando maximizar o lucro da Companhia;
  • Desenvolver de forma pró ativa, melhoria contínua e eficiencia operacional nos processos da área contábil e das demais áreas, conhecendo cada vez mais os processos e o negócio;
  • Participar efetivamente em novos negócios por meio de análises de documentos e das demonstrações financeiras, elaboração e revisão de cálculos, memorandus, treinamento de equipes, etc...;
  • Elaborar as obrigações legais (SPED) e publicar Demonstrações financeiras locais de acordo com o cronograma estabelecido;
  • Atuar como key user SAP do módulo de FI, participando ativamente de projetos, de forma a garantir que os módulos do sistema estejam de acordo com a legislação vigente e de acordo com as mudanças vislumbradas pelo negócio;
  • Atender a auditoria externa, preparando análises, separando documentos para teste, etc.

Profile

• Formação Superior Completa em Ciências Contábeis ou áreas afins;
  • Ingês Avançado (desejável);
  • Sólida vivência na área contábil, de preferência em empresas de Grande Porte e/ou Multinacionais;
  • Experiência com reporte de relatórios financeiros para Grupos (desejável);
  • Conhecimento de sistema SAP (desejável);
  • Experiência como Key User SAP (diferencial);
  • Conhecimento de sistemas Hyperion (desejável);
  • Conhecimentos em IFRS (diferencial);
  • Excel Avançado (diferencial);
  • Noções das áreas afins tais como as financeiras (contas a receber, tesouraria, contas a pagar, crédito, cobrança), tributos, controles internos, controladoria e direito empresarial (diferencial).

Additional Information

Todas as nossas vagas destinam-se também a pessoas com deficiência.

Avaliações da Yara Brasil

Gestores ( GERENTES E COORDENADORES ) totalmente despreparados para as vagas que atuam.

Porto Alegre, RS

Prós: A proposta de empresa é excelente: alimentar o mundo. Me identificava com os valores, missão e visão, no entanto notadamente que a minha gestão direta não seguia a mesma premissa básica.

Contras: Má gestão. Gestão de pessoas ( RH ) ineficiente. Cilos entre os setores internos. Gerentes em busca de sucesso a todo e qualquer custo. Alta rotatividade interna. Gerentes e coordenadores despreparados para os cargos que atuam.

Muita Liderança, pouca gestão. Clima frio.

Analista de Compras Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Salário, Carreira, qualidade de vida, benefícios, oportunidades internacionais.

Contras: Clima, Gestão.