Vaga de Analista Contábil
Yara Brasil em Porto Alegre - RS

Analista Contábil

About the Unit

Líder em nutrição de plantas, a Yara tem como propósito contribuir para a produção de alimentos para a crescente população global, um dos principais desafios da atualidade. Por meio dos seus fertilizantes e programas de nutrição, a Empresa cria impacto na sociedade proporcionando maior rendimento e qualidade para lavouras em todo o mundo. Além disso, a Companhia também oferece produtos e soluções industriais que reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e oferecem suporte a operações seguras e eficientes.

A área Financeira tem como principal objetivo, a otimização da gestão dos recursos financeiros da empresa, sempre em linha com as diretrizes da casa matriz. Os processos chave compreendem a administração do fluxo de caixa, planejamento financeiro, contas a pagar, câmbio e exposição cambial, seguros, financiamentos e conciliações bancária.

Responsibilities

• Elaborar e preencher formulários para reporte das demonstrações financeiras em IFRS à Casa Matriz, desenvolvendo todas as etapas previstas no checklist para o atingimento deste processo, buscando compliance, acurácia, integridade e qualidade das informações;
  • Atender os questionamentos e solicitações da Casa Matriz, mediante elaboração de análises de assuntos que estão sob sua responsabilidade (em inglês);
  • Monitorar a evolução das contas patrimonais através de acompanhamento periódico, elaboração e validação de conciliações de maior relevância, responder questionamentos, análise de aging's, eliminando distorções dentro do próprio mês analisado e buscando maximizar o lucro da Companhia;
  • Desenvolver de forma pró ativa, melhoria contínua e eficiencia operacional nos processos da área contábil e das demais áreas, conhecendo cada vez mais os processos e o negócio;
  • Participar efetivamente em novos negócios por meio de análises de documentos e das demonstrações financeiras, elaboração e revisão de cálculos, memorandus, treinamento de equipes, etc...;
  • Elaborar as obrigações legais (SPED) e publicar Demonstrações financeiras locais de acordo com o cronograma estabelecido;
  • Atuar como key user SAP do módulo de FI, participando ativamente de projetos, de forma a garantir que os módulos do sistema estejam de acordo com a legislação vigente e de acordo com as mudanças vislumbradas pelo negócio;
  • Atender a auditoria externa, preparando análises, separando documentos para teste, etc.

Profile

• Formação Superior Completa em Ciências Contábeis ou áreas afins;
  • Ingês Avançado (desejável);
  • Sólida vivência na área contábil, de preferência em empresas de Grande Porte e/ou Multinacionais;
  • Experiência com reporte de relatórios financeiros para Grupos (desejável);
  • Conhecimento de sistema SAP (desejável);
  • Experiência como Key User SAP (diferencial);
  • Conhecimento de sistemas Hyperion (desejável);
  • Conhecimentos em IFRS (diferencial);
  • Excel Avançado (diferencial);
  • Noções das áreas afins tais como as financeiras (contas a receber, tesouraria, contas a pagar, crédito, cobrança), tributos, controles internos, controladoria e direito empresarial (diferencial).

Additional Information

Todas as nossas vagas destinam-se também a pessoas com deficiência.

Avaliações da Yara Brasil

Boas oportunidades

Prós: É uma grande empresa que permite aos seus colaboradores um plano de carreira e possibilidades para trabalhar fora do Brasil em suas outras sedes.

Contras: Não tem muitos pontos negativos. Poderia citar o atraso em relação a alguns processos corporativos burocráticos mas que já estão em vias de serem reavaliados.

Muito boa empresa para trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: O ambiente de trabalho é bom, embora seja sempre muito trabalho. No meu setor todos se ajudavam. Os processos eram bem feitos e os funcionários da equipe muito qualificados.

Contras: Tinhamos muito trabalho e poucas pessoas para executar, nunca tinha possibilidade de contratar mais pessoas, mesmo depois de algumas serem demitidas