Olá! Love Mondays irá virar Glassdoor em 26 de junho. Saiba mais

Como é trabalhar na Zup IT Innovation?

Inovadora, desafiadora.

Uberlândia, MG

Prós: Bom ambiente, liberdade, trabalho com tecnologias recentes, possui seus proprios produtos e não depende de apenas um cliente. Equipe de desenvolvedores muito qualificada, acima da média da região.

Contras: Como começou pequena aina é desorganizada, e está crescendo rápido demais. Os novos projetos são muito agressivos em prazos, muitas vezes se vende o que não existe como se já estivesse pronto há muito tempos e isso vem causando muito desgaste na equipe.

Conselhos para presidência: Foco na cultura da empresa. É muito importante deixar claro o que se espera de quem trabalha na empresa.

Uma empresa de potencial que vive de promessas

Analista de Sistemas Júnior

Uberlândia, MG

Prós: Equipe ainda permanece de alto nível mesmo com o crescimento desenfreado, flexibilidade de horário, autonomia e boa convivência dentro da empresa são os pontos fortes. Utiliza ferramentas atualizadas.

Contras: Não possui plano de carreira, salários abaixo do mercado que nunca sobem, burocracia excessiva quanto a pedidos de recursos, que atrapalham não só o bem-estar do funcionário, como também a própria produtividade e qualidade dos projetos da empresa. A empresa promete melhorias para o funcionário e nunca cumpre, piorando sua imagem. A empresa possui atualmente 3 salas super lotadas sem nem sequer possuir infra estrutura adequada para trabalho.

Conselhos para presidência: Uma empresa que quer ser diferenciada precisa de profissionais diferenciados, e para isto precisa oferecer diferenciais se quiser reter este tipo de profissional. A Zup não dispõe de nenhum diferencial atrativo que não se tenha algo 2x melhor em empresas semelhantes ou com capacidade financeira mais baixa e pior, não está cumprindo adequadamente os já existentes por culpa de um setor financeiro irresponsável. A gestão de pessoas em todos os níveis é nota zero e a empresa não possui processos de software. Arrumem a área humana, definam um plano de carreira e ofereçam benefícios atrativos ou vejam seus melhores profissionais irem embora.

Uma empresa em crescimento acelerado

Analista Desenvolvedor

Uberlândia, MG

Prós: Trabalha com metodologia Scrum o que da liberdade ao funcionário. Equipe integrada composta de profissionais capacitados. Gerência preocupada com o crescimento de seus funcionários. Líderes dispostos a ouvir o funcionário.

Contras: O Setor de Recursos humanos ainda precisa de melhores estruturações. Espaço físico limitado e falta locais apropriados para reuniões e conferências, embora a localização seja excelente. A cultura da empresa tende escolher equipes mínimas e aceitar prazos apertados delegando o cumprimento dos mesmos à equipe, que se vê obrigada a se desdobrar exercendo a carga horária. Quando problemas são encontrados no cumprimento do projeto a gerência concentra-se em apontar os problemas ao invés de sugerir soluções.

Conselhos para presidência: Estruturar o setor de Recursos Humanos, Observar de perto os funcionários que se dedicam para motivá-los seja com prêmios ou congratulações. Realizar mais feedbacks individuais. Apresentar sempre que possível o rumos da empresa para que os funcionários também se sintam parte do "caminho". Mudar para um lugar maior e melhor estrutura para conferências e reuniões.

Vende uma cultura, usa outra.

Scrum MasterEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Pelo pouco tempo que fiquei, não sou capaz de falar muito. Ao ler os pontos negativos irão entender, mas pelo que vejo, o ponto positivo são os profissionais que possuem grande conhecimento técnico.

Contras: No dia 13/03/2018 eu havia iniciado meus trabalhos em uma empresa. Ontem, dia 12/04/2018, sem mais nem menos fui informado de meu desligamento. Exatos 30 dias. Eu não me importaria com o ocorrido (ficaria chateado, óbvio) mas entenderia qualquer justificativa (que não incluísse a que foi usada). Meu CONHECIMENTO e SENIORIDADE foram colocadas em questão. Porém para que isso possa ser colocado em questão eu teria que ter EXERCIDO a função em algum momento, o que não aconteceu em 30 dias, visto que os meus acessos (físicos, operacionais e lógicos) ao lugar onde eu deveria prestar serviços não eram liberados (assim como de outros colegas que começaram na mesma data). TUDO e exatamente TUDO o que eu podia fazer era participar de reuniões (remotas) e era o ÚNICO do time desta maneira. Como um Scrum Master pode exercer alguma função para com o time, se ele é o ÚNICO que não está COM O TIME? Todos os dias, eu e meus colegas (de outros times e sem acesso) nos perguntávamos se algo estaria acontecendo e mencionávamos que estávamos entendiados. Toda e qualquer oportunidade de perguntar sobre nossos acessos a algum superior (o que também nunca ficou claro que era nosso gestor direto), era utilizada. E além disso, mesmo que eu estivesse exercendo a função (o que de longe não estava), eu DUVIDO que 30 dias são suficientes para avaliar um profissional (a não ser que ele não faça nada MESMO TODO SANTO DIA). É por isso que existem os 45 dias (que podem ser prorrogados), para a empresa avaliar o funcionário e algo muito importante que as pessoas não pensam: PARA O FUNCIONÁRIO AVALIAR A EMPRESA. Se tivessem me falado que não tinham ido com a minha cara, que a posição em questão não existia mais, que era simplesmente um corte, eu entenderia. De novo, ficaria chateado, mas entenderia. Mas colocar a culpa EM MIM demonstrou sim a falta de maturidade, não minha, mas dos gestores da empresa. A empresa se comprometeu a me dar uma carta de recomendação e minha resposta foi: vocês não podem me dar uma carta de recomendação! Vocês não podem falar nem bem, nem mal de mim. É por isso que a justificativa usada é falha! Vocês NÃO conhecem o meu serviço. Se falarem bem ou mal de mim, estarão mentindo. Em um momento da conversa indaguei: o que seria ter maturidade pra vocês? Ir até o cliente, meter o pé na porta da empresa e exigir meus acessos? Ou além de mandar mensagens semanalmente para todos os que eu acreditava de alguma forma ser meu gestos, ameaçar fisicamente para que fizessem mais para a liberação? Não sou de ficar de mi mi mi na Internet. O que tenho pra resolver, resolvo direto com quem tem que ser. Mas, neste caso, achei que vale a pena no mínimo deixar um aviso a todos por aí: Shit Happens (merda acontece) a todo o momento, mas não deixe que coloquem a culpa sempre em você.

Conselhos para presidência: Ficar mais atento ao que está acontecendo e ser mais transparente com as decisões.

Não recomendo

Solution DesignerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa voltada para inovação. Possui bons benefícios para quem trabalha em outra cidade. Contratação CLT. Possui frutas, barras de cereais, bolacha e pão com manteiga na empresa e happy hours. Processo seletivo feito totalmente online.

Contras: Não pagam hora extra. Grande parte dos benefícios são descontados em folha. A empresa mostra uma falsa flexibilidade. A pessoa não tem qualidade de vida. Ambiente de trabalho é muito ruim, dependendo do cliente. Equipes com sérios problemas de comunicação.

Conselhos para presidência: Conversar com os funcionários e ver a opinião deles de como o projeto está e não levar em consideração apenas a opinião dos gestores.

Pior Empresa Que Já Trabalhei

Prós: O único ponto positivo que vejo são as pessoas que eles convenceram a vir para cá, porque são sensacionais, embora a maioria já esteja saindo e/ou procurando um novo emprego, então espero muito que outros não caiam no papo deles. A menos que você esteja precisando muito muito mesmo de um emprego, não venha para cá.

Contras: Precisam melhor muito os benefícios. Carga horário de trabalho esdrúxula, está a fim de trabalhar de 8h até 20h/21h/22h ? Você acha importante qualidade de vida? Então nem pense em vir para cá. Se você precisa MUITO MUITO mesmo de um emprego, aceite essa oportunidade, se não, cuidado com a lábia deles, durante o processo vão falar muitas coisas para te trazer, mas na prática não acontecerão.

Conselhos para presidência: Culpar o crescimento rápido pela desorganização é a maior balela que poderiam fazer.

Escravos

Prós: Pagam muito bem. Só isso! A não ser que você esteja necessitado de emprego, não venha pra cá. Há várias outras empresas muito melhores. Que pagam menos mas que te proporcionam uma qualidade de vida sem comparações.

Contras: Benefícios fracos. Pagam o mínimo, pra não falar que não pagam nada. Se você não morre de trabalhar (com dias de trabalho de 8 até as 23h), você é MAL visto pelos colegas. E ISSO É REAL! Você não pode ter vida, senão a profissional. Vira um escravo. Literalmente. Não confie na propaganda deles. Eles divulgam uma coisa que não é verdade. Minha dica é: PROCURE OUTRO LUGAR! Só venha pra cá se tiver REALMENTE necessidade.

Conselhos para presidência: Pensem em seus funcionários! Eles são o capital mais importante. Não adianta matar o pessoal de trabalho, se fora daqui eles não têm vida. Isso é ridículo!

Desorganização e bagunça.

Uberlândia, MG

Prós: Benefícios, salário um pouco acima da média, boa localização em Uberlândia, happy hours, marketing bem feito, lanche na empresa, boas instalações físicas.

Contras: Bagunça extrema, horas extras desnecessárias sem pagamento nem controle de ponto, falta de comunicação, falso sentimento de "founder" que na verdade se resume em "cada um por si". Só vale a pena se não tiver outro emprego!

Conselhos para presidência: Arrumar a casa de fato e não trabalhar só no marketing. A empresa precisa ser sólida é ir além da imagem!

Não recomendo fique esperto

Product Owner (PO)Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Tem a possibilidade de trabalhar com diversas tecnologias novas de mercado, se for esperto consegue uma contratação pelos clientes ao qual prestam serviços.

Contras: O RH da empresa é inexistente e pífio, há diversos casos de colaboradores que fazem inúmeras horas extras (noturno, final de semana e feriados) e não recebem por isso. A empresa tem a cultura de fazer lavagem cerebral nos colaboradores de cargos mais baixos, criando uma ilusão de crescimento através de trabalhos que não corresponde ao skill dos colaboradores. Muitas vezes prejudicando a entrega final do projeto por conta disso. Há também o problema de ego de gestores que não tem a menor habilidade para a posição que estão. Ambiente bem conturbado internamente, se você for esperto, aprenda o que puder e caia fora.

Conselhos para presidência: Colocar pessoas mais apta no RH da empresa, como também avaliar os gestores internamente, analista de negócios como gestor é o fim da picada, arquiteto como gestor também é o fim da picada.

Não recomendo nem ao meus inimigos

Analista Desenvolvedor PlenoEx-funcionário, saiu em 2019

Prós: O ponto positivo na empresa é o salário e só! Em geral o salário é maior que a média das outras empresas da região. As pessoas é que fazem diferença nos projetos e os melhores já foram ou estão indo embora da empresa porque não aguentam mais. De resto, a dor de cabeça e o excesso de trabalho não compensam ficar na empresa ainda que pague bem.

Contras: Desde que entrei na empresa a empresa parece não se importar com funcionários em BH ainda que existam projetos importantes aqui. A empresa cresceu muito nos últimos anos e usa isso como desculpa para a sua completa desorganização. Os líderes definitivamente não sabem lidar com pessoas. Cobram prazos malucos nos projetos que demandam muitas horas extras e aqueles que não cumprem ainda são mal vistos pelo resto da equipe. Pra quem quer qualidade de vida e manter sua saúde mental é melhor não trabalhar na Zup.

Conselhos para presidência: Não cumpram promessas que não possam cumprir. Não adianta dizer que isso ou aquilo vai ser feito e simplesmente enrolar os funcionários com desculpas estapafúrdias. É preferível ser sincero e dizer o motivo de algo não ter sido cumprido ou o porque aquilo não pode ser cumprido naquele momento.

Zup IT Innovation

Descrição:Fundada em 2011 na cidade de Uberlândia (MG), a Zup é uma empresa de tecnologia que desenvolve produtos digitais e que busca transformar desafios complexos em soluções simples. Desde de 2011, crescemos mais de 30 vezes, nos tornamos empresa Endeavor, captamos investimento da Kaszek Ventures e fomos reconhecidos pela Gartner como Cool Vendor, em 2016.
Atualmente, estamos em seis cidades no Brasil (Uberlândia, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e Joinville) e uma na Europa (Lisboa), com um time de mais de 700 Zuppers e uma cultura baseada em 5 pilares:
- Zupper ajuda Zupper;
- Equipe fora da curva;
- Testamos e aprendemos com base em dados;
- Entregamos valor rápido;
- Paixão pelo sucesso do cliente.
#VemPraZup