Como é trabalhar na Zup IT Innovation?

Escravos

Prós: Pagam muito bem. Só isso! A não ser que você esteja necessitado de emprego, não venha pra cá. Há várias outras empresas muito melhores. Que pagam menos mas que te proporcionam uma qualidade de vida sem comparações.

Contras: Benefícios fracos. Pagam o mínimo, pra não falar que não pagam nada. Se você não morre de trabalhar (com dias de trabalho de 8 até as 23h), você é MAL visto pelos colegas. E ISSO É REAL! Você não pode ter vida, senão a profissional. Vira um escravo. Literalmente. Não confie na propaganda deles. Eles divulgam uma coisa que não é verdade. Minha dica é: PROCURE OUTRO LUGAR! Só venha pra cá se tiver REALMENTE necessidade.

Conselhos para presidência: Pensem em seus funcionários! Eles são o capital mais importante. Não adianta matar o pessoal de trabalho, se fora daqui eles não têm vida. Isso é ridículo!

Vende uma cultura, usa outra.

Scrum MasterEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Pelo pouco tempo que fiquei, não sou capaz de falar muito. Ao ler os pontos negativos irão entender, mas pelo que vejo, o ponto positivo são os profissionais que possuem grande conhecimento técnico.

Contras: No dia 13/03/2018 eu havia iniciado meus trabalhos em uma empresa. Ontem, dia 12/04/2018, sem mais nem menos fui informado de meu desligamento. Exatos 30 dias. Eu não me importaria com o ocorrido (ficaria chateado, óbvio) mas entenderia qualquer justificativa (que não incluísse a que foi usada). Meu CONHECIMENTO e SENIORIDADE foram colocadas em questão. Porém para que isso possa ser colocado em questão eu teria que ter EXERCIDO a função em algum momento, o que não aconteceu em 30 dias, visto que os meus acessos (físicos, operacionais e lógicos) ao lugar onde eu deveria prestar serviços não eram liberados (assim como de outros colegas que começaram na mesma data). TUDO e exatamente TUDO o que eu podia fazer era participar de reuniões (remotas) e era o ÚNICO do time desta maneira. Como um Scrum Master pode exercer alguma função para com o time, se ele é o ÚNICO que não está COM O TIME? Todos os dias, eu e meus colegas (de outros times e sem acesso) nos perguntávamos se algo estaria acontecendo e mencionávamos que estávamos entendiados. Toda e qualquer oportunidade de perguntar sobre nossos acessos a algum superior (o que também nunca ficou claro que era nosso gestor direto), era utilizada. E além disso, mesmo que eu estivesse exercendo a função (o que de longe não estava), eu DUVIDO que 30 dias são suficientes para avaliar um profissional (a não ser que ele não faça nada MESMO TODO SANTO DIA). É por isso que existem os 45 dias (que podem ser prorrogados), para a empresa avaliar o funcionário e algo muito importante que as pessoas não pensam: PARA O FUNCIONÁRIO AVALIAR A EMPRESA. Se tivessem me falado que não tinham ido com a minha cara, que a posição em questão não existia mais, que era simplesmente um corte, eu entenderia. De novo, ficaria chateado, mas entenderia. Mas colocar a culpa EM MIM demonstrou sim a falta de maturidade, não minha, mas dos gestores da empresa. A empresa se comprometeu a me dar uma carta de recomendação e minha resposta foi: vocês não podem me dar uma carta de recomendação! Vocês não podem falar nem bem, nem mal de mim. É por isso que a justificativa usada é falha! Vocês NÃO conhecem o meu serviço. Se falarem bem ou mal de mim, estarão mentindo. Em um momento da conversa indaguei: o que seria ter maturidade pra vocês? Ir até o cliente, meter o pé na porta da empresa e exigir meus acessos? Ou além de mandar mensagens semanalmente para todos os que eu acreditava de alguma forma ser meu gestos, ameaçar fisicamente para que fizessem mais para a liberação? Não sou de ficar de mi mi mi na Internet. O que tenho pra resolver, resolvo direto com quem tem que ser. Mas, neste caso, achei que vale a pena no mínimo deixar um aviso a todos por aí: Shit Happens (merda acontece) a todo o momento, mas não deixe que coloquem a culpa sempre em você.

Conselhos para presidência: Ficar mais atento ao que está acontecendo e ser mais transparente com as decisões.

Não recomendo fique esperto

Product Owner (PO)Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Tem a possibilidade de trabalhar com diversas tecnologias novas de mercado, se for esperto consegue uma contratação pelos clientes ao qual prestam serviços.

Contras: O RH da empresa é inexistente e pífio, há diversos casos de colaboradores que fazem inúmeras horas extras (noturno, final de semana e feriados) e não recebem por isso. A empresa tem a cultura de fazer lavagem cerebral nos colaboradores de cargos mais baixos, criando uma ilusão de crescimento através de trabalhos que não corresponde ao skill dos colaboradores. Muitas vezes prejudicando a entrega final do projeto por conta disso. Há também o problema de ego de gestores que não tem a menor habilidade para a posição que estão. Ambiente bem conturbado internamente, se você for esperto, aprenda o que puder e caia fora.

Conselhos para presidência: Colocar pessoas mais apta no RH da empresa, como também avaliar os gestores internamente, analista de negócios como gestor é o fim da picada, arquiteto como gestor também é o fim da picada.

Não recomendo

Solution DesignerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa voltada para inovação. Possui bons benefícios para quem trabalha em outra cidade. Contratação CLT. Possui frutas, barras de cereais, bolacha e pão com manteiga na empresa e happy hours. Processo seletivo feito totalmente online.

Contras: Não pagam hora extra. Grande parte dos benefícios são descontados em folha. A empresa mostra uma falsa flexibilidade. A pessoa não tem qualidade de vida. Ambiente de trabalho é muito ruim, dependendo do cliente. Equipes com sérios problemas de comunicação.

Conselhos para presidência: Conversar com os funcionários e ver a opinião deles de como o projeto está e não levar em consideração apenas a opinião dos gestores.

A empresa é desorganizada e não proporciona oportunidade de crescimento

Analista de Recursos Humanos (RH) SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Alguns executivos são extremamente competentes e querem fazer a empresa crescer, porém a gestão de RH é péssima, pois os colaboradores não possuem nenhum apoio para crescimento dentro da empresa

Contras: Devido à má gestão de RH, a empesa tem alto turn over, uma vez que as pessoas são esquecidas. Não há avaliação de clima nas áreas, os colaboradores trabalham muito (finais de semana e madrugadas), não recebem hora extra e quase nunca conseguem tirar banco de horas. A direção do RH vai totalmente contra o propósito da empresa, que é a inovação, criando processos rígidos e inflexíveis. A empresa é muito desorganizada, o departamento pessoal fica em Uberlândia e por isso há vários problemas com benefícios, como por exemplo colaboradores que ficaram 3 meses sem assistência médica e mais de um mês sem vale refeição. Além de outros problemas, como notebook, que precisa vir de Uberlândia. Pude presenciar alguns colaboradores que precisaram levar os seus próprios notebooks para trabalhar. Há também muitos problemas de gestão, principalmente no RH, onde não se acompanha o trabalho realizado e depois é feita uma exposição do colaborador frente às outras pessoas.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão de RH, contratar na gestão de RH pessoas mais capacitadas e inovadoras, conforme propósito da empresa. Melhorar a organização dos processos e cuidar melhor dos talentos internos.

Não é uma empresa solida, falta processo, governança, gestão e profissionalismo

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O RH da empresa trabalha muito bem, trata os profissionais como colaboradores e não como recursos. Sempre por perto e pronto a auxiliar, comunicação não agressiva e super motivacional.

Contras: Era uma startup e ainda não se estruturou como empresa, modelo de gestão muito defasado, não existe cargos, hierarquias, atuei com um MD que não tinha o mesmo conhecimento técnico que eu no projeto, muito preciosismo com quem e amigo, profissional de mercado não se adapta a empresa, modelo de gestão com comunicação agressiva e forte pressão. No meu segundo dia de trabalho mesmo sem maquina para trabalhar fui cobrado por entregar valor, o pior não tinha ferramenta para se executar a tarefa e nem processo definido. Foi a pior experiencia que tive em todos meus longos anos de carreira, sai de uma mult nacional imensa onde ocupava um cargo estrategico para confiar na ZUP e agregar valor, fui tratado como mais um e desligado sem chance alguma.

Conselhos para presidência: Ter um contato mais proximo com os novos profissionais que são contratados do mercado, não permitir que "MD" que mal conhece o perfil do colaborador tome decisões precipitadas, quando a presidência fazer um acompanhamento dos MD gestores de projeto ira identificar um grau enorme de insatisfação por parte dos colaboradores que vem do mercado, de verdade sei que poderia colaborar e agregar muito junto a empresa, nao tive chance alguma fui demitido em uma semana.

Deveria ser uma empresa de marketing

Desenvolvedor

Prós: A empresa tem um bom perfil de contratação de funcionários, o que acaba sendo o seu único ponto positivo. Possui funcionários interessados em novas tecnologias e metodologias e que gostam do trabalho colaborativo.

Contras: Deveria ser uma empresa de marketing, pois investe tanto em um marketing de contratação vendendo uma empresa que não condiz com a realidade. A remuneração é muito baixa com promessas de crescimento que não se concretizam, o seu salário inicial vai ser o mesmo salário que vai ter daqui 5 anos. Os benefícios de vale são muito baixos, apenas um vale (alimentação ou refeição) e com um valor muito baixo.

Conselhos para presidência: Uma empresa que quer crescer precisa valorizar os funcionários.

Uma empresa de potencial que vive de promessas

Analista de Sistemas Júnior

Uberlândia, MG

Prós: Equipe ainda permanece de alto nível mesmo com o crescimento desenfreado, flexibilidade de horário, autonomia e boa convivência dentro da empresa são os pontos fortes. Utiliza ferramentas atualizadas.

Contras: Não possui plano de carreira, salários abaixo do mercado que nunca sobem, burocracia excessiva quanto a pedidos de recursos, que atrapalham não só o bem-estar do funcionário, como também a própria produtividade e qualidade dos projetos da empresa. A empresa promete melhorias para o funcionário e nunca cumpre, piorando sua imagem. A empresa possui atualmente 3 salas super lotadas sem nem sequer possuir infra estrutura adequada para trabalho.

Conselhos para presidência: Uma empresa que quer ser diferenciada precisa de profissionais diferenciados, e para isto precisa oferecer diferenciais se quiser reter este tipo de profissional. A Zup não dispõe de nenhum diferencial atrativo que não se tenha algo 2x melhor em empresas semelhantes ou com capacidade financeira mais baixa e pior, não está cumprindo adequadamente os já existentes por culpa de um setor financeiro irresponsável. A gestão de pessoas em todos os níveis é nota zero e a empresa não possui processos de software. Arrumem a área humana, definam um plano de carreira e ofereçam benefícios atrativos ou vejam seus melhores profissionais irem embora.

Empresa sem organização e focu no funcionário

Uberlândia, MG

Prós: Você pode se vestir como desejar, empresa fornece um café da manhã simples (pão, mantega, café e leite). Empresa possui um programa de incentivo ao estudo, onde paga cursos para os funcionários a um limite de 3 mil por ano. A empresa realiza 2 eventos mensais com direito a bebida e comida aos funcionários, porém a um valor limitado de aproximadamente R$ 8,00 por funcionário. Bom lugar para aprender.

Contras: Não cumpre as promessas. A preocupação com o bem estar do funcionário é quarto plano, alugou equipamentos de jogos e geladeira com cerveja para postar no facebook, depois retirou na verdade não tem nada do que aparenta no facebook. A empresa não tem a estrutura básica muito adequada, por exemplo ar condicionado funcionando. Não reconhece o trabalho do funcionário, apenas exige cada vez mais dedicação. A comunicação entre equipes não é legal, te passam o problema e espera que você resolva sem nem conhecer o projeto ou a regra de negócio, nem tem documentação. Muita gente estrelinha que não gosta de ajudar os demais colegas de trabalho. A empresa não acata idéias e sugestões, apenas concordam com idéias mas não colocam em prática. Não sabe o que esperar da empresa, sem visão de crescimento, sem plano de carreira, apenas projetos bons, com grandes clientes. Não recomendaria a empresa, se apresenta com uma visão de startup, mas na pratica é uma fabrica de software desorganizada e sem liderança.

Conselhos para presidência: Dar atenção aos funcionários e prometer apenas o que pode cumprir. Fazer o plano de carreira para dar visão ao funcionáro para onde o mesmo pode crescer. Ao invés de investir milhões nos CIOs de empresa, tentar dividir este investimento na estrutura básica de bem estar do funcionários. Bater papo com os colaboradores e escolher melhor as novas lideranças, pessoas que entendam do funcionamento da empresa e dos projetos existente. Buscar dentro da sua equipe pessoas com potêncial de desenvolvimento e oferecer oporturnidades, não contratar outros de fora por valores maiores sem saber desempenhar com qualidade suas funções. "Se seu funcinário trabalha feliz, consequentemente seus clientes também estarão felizes, valorize o maior patrimônio que sua empresa pode ter"

Extremamente desmotivador

Analista de DesenvolvimentoEx-funcionário, saiu em 2016

São José do Rio Preto, SP

Prós: Boas tecnologias, plataforma de integração interessante, projetos ambiciosos, muitos profissionais bons (porém não valorizados), clientes grandes.

Contras: Muito trabalho, muita hora extra, baixa remuneração, sem perspectiva de crescimento, não possui plano de carreira, gerenciamento de recursos insuficiente e desorganizado, projetos com prazos absurdos, baixa qualidade de gestão por parte dos diretores, muitos funcionários estrelas (se acham superiores aos demais, criticam e não auxiliam os que precisam), não oferece treinamento, falta de comunicação entre matriz e regional, descaso dos diretores com a regional e com seus funcionários.

Conselhos para presidência: Parem de fazer promessas e não cumprir aos funcionários, valorizem os profissionais que se dedicam arduamente a empresa e aos projetos, ofereçam melhores benefícios, planos de carreira, melhor ambiente de trabalho.

Zup IT Innovation

Descrição:Fundada em 2011, a zup tem como foco ajudar empresas a lidar com toda complexidade de integração de sistemas e externalização de serviços, apoiando grandes clientes de vários segmentos da economia.

A ZUP possui plataforma e ferramentas completas para viabilizar técnica e financeiramente suas estratégias digitais. Sua tecnologia começou a ser desenvolvida em 2007 e busca solucionar desafios de ambientes completos para TI

A companhia tem sua sede em Uberlândia (MG), onde está instalada a área de pesquisa e desenvolvimento, escritórios técnicos em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto e escritório comercial em São Paulo.