Como é trabalhar na Zup IT Innovation?

Empresa que cresceu muito rápido e acabou se perdendo quando o assunto é a valorização das pessoas

FuncionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Uberlândia, MG

Prós: Estrutura física da sede, localizada em Uberlândia, sensacional. Um espaço que oferece todo conforto aos funcionários. Happy hours legais, com chopp e tudo mais. Benefícios, como Vale Alimentação, em um valor bem satisfatório. Muitas pessoas competentes que contribuem para o crescimento da empresa. Cultura de inovação bem legal também.

Contras: A empresa não valoriza tanto as pessoas como é divulgado em processos seletivos e nas redes sociais. A impressão que se tem é que o marketing é muito bem feito e em muitos pontos não reflete o que acontece de fato dentro da empresa. Muito cacique para pouco índio, ou seja, muitos gestores que muitas vezes nem possuem função de fato. Além disso, alguns dos sócios da empresa não são bons de relacionamento interpessoal e levam muito as coisas pelo lado pessoal, de amizade, o que gera a sensação de que estão pouco se importando com os funcionários de quem não são tão próximos. O fato de existir hora extra sem remuneração também é algo muito ruim, visto que a cultura da empresa é de que as pessoas sejam workaholic mas sem receberem nenhum centavo por isso. A ideia de "seja um Founder" veio muito para reforçar essa cultura ruim onde a empresa exige cada vez mais do funcionário sem muitas vezes reconhecer a sua entrega em prol do crescimento da mesma. A cultura de feedback também é muito falha, pois no dia a dia os líderes imediatos pouco conversam com seus liderados e muitas vezes as pessoas são desligadas sem nem saberem o motivo real pelo qual aquilo está acontecendo.

Conselhos para presidência: Estarem mais atentos quanto a satisfação dos funcionários, que muitas vezes são pouco valorizados e subestimados pela empresa

Desorganização e bagunça.

Uberlândia, MG

Prós: Benefícios, salário um pouco acima da média, boa localização em Uberlândia, happy hours, marketing bem feito, lanche na empresa, boas instalações físicas.

Contras: Bagunça extrema, horas extras desnecessárias sem pagamento nem controle de ponto, falta de comunicação, falso sentimento de "founder" que na verdade se resume em "cada um por si". Só vale a pena se não tiver outro emprego!

Conselhos para presidência: Arrumar a casa de fato e não trabalhar só no marketing. A empresa precisa ser sólida é ir além da imagem!

Analista de Sistemas

Uberlândia, MG

Prós: A cultura da empresa e a preocupação com o bem-estar dos funcionários é o diferencial. Estão sempre evoluindo e buscando feedback. Há realmente interesse por parte das diretorias em manter o ambiente saudável e agradável para todos.

Contras: A empresa cresceu muito rápido e em alguns momentos o despreparo/desespero em relação à algumas coisas causaram desânimo em alguns colaboradores, por exemplo: muito chefe pra pouco funcionário. Mesmo cultuando a liderança à chefia, ainda assim não estão totalmente adequados.

Conselhos para presidência: Escolha bem seus diretores e dê autonomia à eles. Ouça mais seus funcionários, principalmente os júniores e estagiários.

Vende uma cultura, usa outra.

Scrum MasterEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Pelo pouco tempo que fiquei, não sou capaz de falar muito. Ao ler os pontos negativos irão entender, mas pelo que vejo, o ponto positivo são os profissionais que possuem grande conhecimento técnico.

Contras: No dia 13/03/2018 eu havia iniciado meus trabalhos em uma empresa. Ontem, dia 12/04/2018, sem mais nem menos fui informado de meu desligamento. Exatos 30 dias. Eu não me importaria com o ocorrido (ficaria chateado, óbvio) mas entenderia qualquer justificativa (que não incluísse a que foi usada). Meu CONHECIMENTO e SENIORIDADE foram colocadas em questão. Porém para que isso possa ser colocado em questão eu teria que ter EXERCIDO a função em algum momento, o que não aconteceu em 30 dias, visto que os meus acessos (físicos, operacionais e lógicos) ao lugar onde eu deveria prestar serviços não eram liberados (assim como de outros colegas que começaram na mesma data). TUDO e exatamente TUDO o que eu podia fazer era participar de reuniões (remotas) e era o ÚNICO do time desta maneira. Como um Scrum Master pode exercer alguma função para com o time, se ele é o ÚNICO que não está COM O TIME? Todos os dias, eu e meus colegas (de outros times e sem acesso) nos perguntávamos se algo estaria acontecendo e mencionávamos que estávamos entendiados. Toda e qualquer oportunidade de perguntar sobre nossos acessos a algum superior (o que também nunca ficou claro que era nosso gestor direto), era utilizada. E além disso, mesmo que eu estivesse exercendo a função (o que de longe não estava), eu DUVIDO que 30 dias são suficientes para avaliar um profissional (a não ser que ele não faça nada MESMO TODO SANTO DIA). É por isso que existem os 45 dias (que podem ser prorrogados), para a empresa avaliar o funcionário e algo muito importante que as pessoas não pensam: PARA O FUNCIONÁRIO AVALIAR A EMPRESA. Se tivessem me falado que não tinham ido com a minha cara, que a posição em questão não existia mais, que era simplesmente um corte, eu entenderia. De novo, ficaria chateado, mas entenderia. Mas colocar a culpa EM MIM demonstrou sim a falta de maturidade, não minha, mas dos gestores da empresa. A empresa se comprometeu a me dar uma carta de recomendação e minha resposta foi: vocês não podem me dar uma carta de recomendação! Vocês não podem falar nem bem, nem mal de mim. É por isso que a justificativa usada é falha! Vocês NÃO conhecem o meu serviço. Se falarem bem ou mal de mim, estarão mentindo. Em um momento da conversa indaguei: o que seria ter maturidade pra vocês? Ir até o cliente, meter o pé na porta da empresa e exigir meus acessos? Ou além de mandar mensagens semanalmente para todos os que eu acreditava de alguma forma ser meu gestos, ameaçar fisicamente para que fizessem mais para a liberação? Não sou de ficar de mi mi mi na Internet. O que tenho pra resolver, resolvo direto com quem tem que ser. Mas, neste caso, achei que vale a pena no mínimo deixar um aviso a todos por aí: Shit Happens (merda acontece) a todo o momento, mas não deixe que coloquem a culpa sempre em você.

Conselhos para presidência: Ficar mais atento ao que está acontecendo e ser mais transparente com as decisões.

Empresa muito boa para trabalhar e com problema como qualquer outra.

Uberlândia, MG

Prós: Possibilita crescimento profissional e conhecimento em novas tecnologias, profissionais muito qualificados, com alguns benefícios legais e interações com os profissionais top.

Contras: Crescimento desordenado prejudicou a permanecia dos profissionais fazendo com que aumentasse demais o turnover da mesma, perdendo conhecimentos específicos. Outra coisa é a falsa liberdade de horário que na realidade trabalha muito, só não tem horário fixo.

Boa empresa para se trabalhar

Analista de Requisitos Pleno

Prós: flexibilidade de horários, bons benefícios, PLR de quase um salário e clientes que são bem vistos no mercado.

Contras: Uma empresa com problemas de organização, comunicação com as pessoas do operacional para o administivo e ruim.

Conselhos para presidência: verifique mais as atribuições naturais das pessoas

Melhorar o crescimento da empresa

UI/UX DesignerEx-funcionário, saiu em 2017

Uberlândia, MG

Prós: Os benefícios são bons e muitas das pessoas também são profissionais de primeira. Os benefícios são bons e muitas das pessoas também são profissionais de primeira.

Contras: O crescimento da empresa é muito desordenado, a comunicação com os funcionarios poderia melhorar muito, simples informações ajudariam muito. O respeito com o tempo dos funcionários também.

Conselhos para presidência: Melhorar a comunicação entre e com os funcionarios.

Ótima empresa

Desenvolvedor Front-end Júnior

Uberlândia, MG

Prós: Flexibilidade e contato com as tecnologias mais atuais no que se refere a desenvolvimento para web, além da liberdade para expressar opiniões e propor novos mecanismos para tornar os projetos cada vez melhores.

Contras: Devido a liberdade que a empresa fornece aos colaboradores, alguns desses funcionários com menos consciência acabam "folgando" e se esquecem que ainda estão em um ambiente de trabalho.

Conselhos para presidência: Estruturação efetiva dos processos e avaliação cuidadosa dos benefícios e processos de remuneração dos funcionários.

Não recomendo fique esperto

Product Owner (PO)Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Tem a possibilidade de trabalhar com diversas tecnologias novas de mercado, se for esperto consegue uma contratação pelos clientes ao qual prestam serviços.

Contras: O RH da empresa é inexistente e pífio, há diversos casos de colaboradores que fazem inúmeras horas extras (noturno, final de semana e feriados) e não recebem por isso. A empresa tem a cultura de fazer lavagem cerebral nos colaboradores de cargos mais baixos, criando uma ilusão de crescimento através de trabalhos que não corresponde ao skill dos colaboradores. Muitas vezes prejudicando a entrega final do projeto por conta disso. Há também o problema de ego de gestores que não tem a menor habilidade para a posição que estão. Ambiente bem conturbado internamente, se você for esperto, aprenda o que puder e caia fora.

Conselhos para presidência: Colocar pessoas mais apta no RH da empresa, como também avaliar os gestores internamente, analista de negócios como gestor é o fim da picada, arquiteto como gestor também é o fim da picada.

Mediana

Arquiteto de Sistemas

Prós: Reconhecimento do profissional

Contras: Benefícios ruins, alteração dos benefícios sem consulta ao profissional

Zup IT Innovation

Descrição:Fundada em 2011, a zup tem como foco ajudar empresas a lidar com toda complexidade de integração de sistemas e externalização de serviços, apoiando grandes clientes de vários segmentos da economia.

A ZUP possui plataforma e ferramentas completas para viabilizar técnica e financeiramente suas estratégias digitais. Sua tecnologia começou a ser desenvolvida em 2007 e busca solucionar desafios de ambientes completos para TI

A companhia tem sua sede em Uberlândia (MG), onde está instalada a área de pesquisa e desenvolvimento, escritórios técnicos em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto e escritório comercial em São Paulo.