Como é trabalhar na Zara Brasil?

Vejo futuro no trabalho que faço!

Porto Alegre, RS

Prós: A equipe de trabalho é sempre muito disposta a cooperar com o ritmo de trabalho que a loja impõe. A loja é de auto atendimento mas sempre tem alguém para ajudar. É uma empresa que segue rigidamente as leis trabalhistas, com isso é um ponto de stress a menos ao empregado. A carga horária é perfeita para quem estuda ou tem um outro trabalho paralelo. É um emprego que tenho a satisfação e alegria em estar. E o principal, quando o empregado demostra vontade e agilidade ele é visto e recompensado com mais trabalho, para atingir outros patamares dentro da empresa.

Contras: Um ponto negativo que vejo é realmente o salário do estoquista, acho sinceramente que ele deva ganhar bem mais do que ganha, pois ele também faz parte da venda, deixando tudo organizado e de forma mais ágil para a venda do vendedor.

Mais rápido, mais rápido, mais rápido!

Vendedor

Prós: Salário melhor do que na maioria das lojas do mesmo segmento;
    Vale alimentação excelente p/ vendedor de 4 hrs;
    Se aprende muito sobre tudo;
    Boa infraestrutura para funcionários, exceto pelo fato de não de poder sentar nem nos vestiários (não existem assentos na loja);
    A logística é minuciosamente pensada e eficaz;
    Rapidez na reposição de peças;
    Para quem quer começar, é uma excelente escola.

Contras: Superiores sem formação em Moda, e que se intrometem no trabalho do coordenador/caixeiro, ou qualquer um que tenha um cargo de maior autonomia;
    Quantidade de funcionários desproporcional ao tamanho da loja (pouco funcionário, muita loja);
    Sobrecarga de funções. Quem trabalha na Zara tem que fazer o que for preciso de acordo com as necessidades da empresa, desde descarregar caixas pesadas do caminhão até ir comprar comida pro gerente;
    Gestores que não são líderes. A maior parte dos gestores ensina por imposição, e não pelo exemplo;
    Falta de educação e paciência dos clientes;
    Muita disputa interna por atenção para tentar ser promovido, o que gera um clima ruim entre alguns funcionários;
    Falta de plano de carreira. Você cresce em um mês se o gerente gostar de você. Se não gostar, você vai morrer no seu cargo;
    A comunicação entre funcionários RH só se dá por meio do gerente;
    Diretores prepotentes que não olham na cara de nenhum funcionário e só interagem com os gestores;
    Muito gerentes, pra quê tantos gerentes? São dois por seção e eles em geral só complicam, pois não sabemos as ordens de quem seguir;
    Falta de treinamento de funcionários novos, ficando essa responsabilidade a cargo dos vendedores mais velhos;
    Funcionário na Zara não fica parado mesmo que já tenha cumprido todas as suas obrigações. Se você para um segundo logo vem alguém perguntar o que você está fazendo. O tratamento é militarista e frio, não se pode passar do "olá, tudo bem?" entre um funcionário e outro.
    Uniformes desconfortáveis e inadequados para quem se movimenta tanto quanto um vendedor;
    Muita pressão para que você seja cada vez mais rápido, independente do resultado do seu trabalho, o que importa é ser rápido.

Conselhos para presidência: Por favor, contrate mais funcionários e os prepare melhor! Forme líderes e não sargentos!

Alto nível de exigência, porém não percam o foco.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ótimos salários. Formam profissionais impecáveis.

Contras: Trabalhar sob pressão não é o problema, mas sim o fato de algumas pessoas abusarem de suas posições. Nunca tive problemas com isso, mas colegas próximos sim. Gerentes com princípio de infarto após uma visita de diretoria é um exemplo... Trabalhar com pessoas exige maior tato de RH.

Conselhos para presidência: Revejam seus diretores e gerentes. Pessoas que não sabem lidar com pessoas, porém são ótimas com processos estão influenciando no principal: Cuidado com o cliente. Hoje em dia, os vendedores não atendem, pois estão totalmente focados em processos, muitas vezes mesmo com a loja totalmente vazia. Os funcionários deviam se adaptar ao cliente, nunca o contrário. Em todas as lojas que passei este ano, me senti muito triste por essa perda gigantesca de atendimento e cuidado com o cliente. Voltem às origens. Eles são contratados pra ser vendedores, atender, ter disponibilidade sempre, criar alternativas... E chamar o gerente não está ajudando em nada. São os que menos são exemplos dessa política hoje em dia. Me orgulho do trabalho que realizei na empresa, mas não voltaria, por ver que a empresa está perdendo a essência do varejo, aqui no Brasil.

Péssimo trato com os funcionários.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Pagamentos sem atraso
    Folgas de domingo intercaladas

Contras: Falta de respeito com horário do funcionário, excedendo mediante chantagem. Folgas pendentes não são pagas, como as de feriado ou de banco de horas e qnd solicitadas pelo funcionário simplesmente são negadas c a desculpa de que elas já foram usufruídas ou abatidas. Exercer funções de gerentes sem reconhecimento, ter que fazer o trabalho deles mediante chantagem ou mediante promessas não cumpridas posteriormente pela empresa. Não há negociação de férias ou folgas, você tem que trabalhar como, quando e onde te obrigam e aí de vc se reclamar.
    Banco de horas exigido sem avisar. simplesmente vc vai trabalhar até mais tarde hoje, está no seu contrato.
    Não há hora certa para intervalos, um dia vc vai cedo, outro vai tarde.
    feriados vc é pressionado a trabalhar, mesmo n sendo obrigado mediante diz as normas trabalhistas, mas se vc não for a pressaõ qnd vc vier no dia seguinte é absurda. A empresa não demite, mas faz o inferno na vida do funcionário e arma para que ele ou peça as conts ou seja demitido por justa causa. Alteram sua escala de horarios sem perguntarem se vc pode. se vc vai folgar na sexta, e mudam para quinta.. dane-se, problema seu.
    você não pode ficar doente, se soltar um atestado já te olham de cara feia e começam a te deixar de lado.
    existe perseguição pessoal, se vc n puxar o saco do gerente vc n sobe.
    entre outros absurdos.

trabalho quase escravo.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: pagamento na data e valores certos.

Contras: abuso físico do funcionário em questoes como carregar peso demais em uma só vez entre outros, pressão excessiva psicológica .

escravo

Vendedor

Prós: Amizades que faco lá.

Contras: Péssima gerência, salário horrivel, sem vantagens extras, multiplas funcões sem ganhar nada por isso.

Horrível de se trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: paga bem, mas não vale o Stress

Contras: Dá poder a quem não tem capacidade de tê-lo

Aparências enganam.

Auxiliar de Vendas

Recife, PE

Prós: Você não entra para ser apenas um vendedor, você cria habilidades e toma conhecimento de muitos dos processos da loja, englobando estoque, caixas, abordagens internas e o relacionamento com o cliente.

Contras: É pedido muito, cobrado muito, mas a recíproca não se aplica. Alguns gerentes não tem preparo suficiente para lidar com os subordinados, chegando até a causar desmotivação nos funcionários.

Exploração

GerenteEx-funcionário, saiu em 2014

Florianópolis, SC

Prós: Salário e benefícios são muito bom, porém o trabalho é exaustivo.

Contras: Todo o resto, trabalho, equipe, gestão, hierarquia, etc.

Mais doente, como fiquei impossível

VendedorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Aprende muitas funções.

Contras: Tem que fazer mais do que é contratado
    Sobrecarregam os funcionários, onde um tem que fazer trabalho de três
    Não valorizam os funcionários

Zara Brasil

Descrição:A Zara é uma rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera.1 Pertence ao Grupo Inditex, que também detém outras marcas como Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy's Class além da Zara Home (presente em alguns países). No Brasil, a Zara é presidida por Enrique Huerta González - que pertencia à rede Stradivarius em Hong Kong - e possui 41 lojas espalhadas pelos estados do Amazonas, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo além do Distrito Federal. Sua sede administrativa e centro de distribuição estão localizados em Alphaville, Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, onde também exporta mercadoria para as lojas do Chile e Uruguai.