Como é trabalhar na Zara Brasil?

Ambiente de trabalho ruim.

VendedorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: A flexibilidade de horários possibilitando escolha de escalas de curta duração são o único ponto positivo.

Contras: Falta de comunicação entre os superiores e os vendedores. A falta de orientação aos novos funcionários, especialmente temporários é outro ponto fraco da loja. Alguns funcionários antigos têm postura altiva e má vontade de passar as informações. Espera-se bons resultados logo de início com pouquíssima orientação a respeito da organização da loja e estoque. É claro que detalhes do serviço serão aprendidos com o decorrer do tempo, mas não foi o que ocorreu comigo. Um dos gerentes foi rude algumas vezes, fazendo comparações injustas e desproporcionais com o desempenho de outros funcionários. Um exemplo: esperar a organização total do setor conhecido como T1 (sabido o mais cheio da Zara, com 4 mesas, após expediente de um dia de liquidação, eu estando sozinha no setor), porque o setor T2 (menor, com 2 mesas e duas pessoas o mantendo) estava em melhores condições. Também presenciei duas funcionárias em lágrimas provocadas pelo mesmo gerente.

Mais de uma vez clientes pediram troca de produto sem nota, porém com etiqueta, repassei a orientação de que deveriam tratar diretamente com o gerente e os clientes voltaram a me procurar dizendo que ele havia sido muito rude e se recusou a trocar o produto. Não foi o mesmo gerente citado no parágrafo anterior.

Também presenciei a loja cheia em época de fim de ano, filas enormes, clientes fazendo reclamações e o gerente sequer saiu de dentro do estoque para resolver o problema, mesmo tendo sido chamado ao caixa.

Ouvi várias reclamações sobre a qualidade das roupas e sobre furos nas roupas, talvez causados pelo pino do alarme aplicado em local errado nas peças mais delicadas.

Conselhos para presidência: O ambiente de trabalho é ruim, permaneci na loja por necessidade e porque a interação com o público era excelente, nunca tive problemas. Os funcionários mais antigos deveriam passar por reciclagem e ser orientados a tratar melhor os funcionários mais novos e orientá-los sobre o funcionamento da loja. Os gerentes também deveriam ter em mente que, ainda que o nível de estresse causado em algumas épocas seja alto, todos os clientes devem ser bem tratados e sair satisfeitos da loja.

Zara Brasil

Descrição:A Zara é uma rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera.1 Pertence ao Grupo Inditex, que também detém outras marcas como Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy's Class além da Zara Home (presente em alguns países). No Brasil, a Zara é presidida por Enrique Huerta González - que pertencia à rede Stradivarius em Hong Kong - e possui 41 lojas espalhadas pelos estados do Amazonas, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo além do Distrito Federal. Sua sede administrativa e centro de distribuição estão localizados em Alphaville, Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, onde também exporta mercadoria para as lojas do Chile e Uruguai.