Como é trabalhar na Yara Brasil?

Uma ótima empresa pra se trabalhar, oferece treinamentos e desenvolvimento.

Técnico de Laboratório IEx-funcionário, saiu em 2018

Rio Grande, RS

Prós: Um cuidando do outro, com a finalidade de diminuir riscos de acidentes de trabalho. Algumas regras de ouro, que se quebradas pode ocasionar demissão por justa causa e que faz com que o colaborador trabalhe com msis cuidado

Contras: Implantação de 5S, ótima se funcionasse em todos os turnos, quando tudo está em seus devidos lugares se economiza tempo e da agilidade, principalmente quando vários turnos trabalham com mesmos equipamentos e vidrarias.

Conselhos para presidência: Trabalho em equipe sempre pode ser produtivo, nos ajuda a ver situações com outros olhos

Ótima

Analista de RH Pleno

Porto Alegre, RS

Prós: RH consolidado, planos de carreiras bem estruturado, clima e cultura organizacional muito bom. Equipes entrosadas e ajudam umas às outras. Frutas disponíveis aos funcionários todo o tempo de trabalho pensando em saúde.

Contras: Decisões tomadas precipitadamente e após voltadas atrás. Isto acaba mudando toda a hora diretriz das atividades e por vezes causando desmotivação nos profissionais.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: PLR alto, a empresa investe em treinamentos, não há problemas com horas extras, nem com reembolso de despesas em caso de viagens. A empresa tem uma cultura de segurança bem consolidada

Contras: Gestão despreparada, tem medo de colaboradores novos, escondendo-os ou barrando-os! Falta empatia por parte da gestão, e preparo para desenvolvimento de talentos

Empresa de grande porte, porém engessada e desgastada

Senior AnalystEx-funcionário, saiu em 2018

Paulínia, SP

Prós: Empresa de grande porte, com solida presença no mercado de fertilizantes brasileiro. Alta capilaridade e contato com fornecedores e prceiros.

Contras: Empresa muito engessada e inchada. Pouca oportunidade de crescimento e alto grau de hierarquismo. Gestores muito conservadores e poucas ideias de melhoria aceita.

Paga Bem, Bom ambiente, Falta estrutura estratégica e de gestão

Cientista

Prós: Cultura , Valores, Pessoas. Flexibilidade de horários, Liberdade iniciar projetos, Ambiente de trabalho agradável e muitissimo bem localizado.

Contras: Poderia ter direcionamentos mais claros em uma estratégia clara embasadas em pesquisas e dados concretos. Poderia ter maior alinhamento e transparência entre os produtos e os tomadores de decisão

Conselhos para presidência: Se quer nova mentalidade deve começar na liderança/tomadores de decisão.

Ótima empresa com grande potencial

Analista SrEx-funcionário, saiu em 2018

Porto Alegre, RS

Prós: - A cultura da empresa é muito forte, o RH trabalha muito em cima dela. - A empresa é extremamente correta com seus compromissos perante o funcionário (salários, benefícios, etc); - Já possibilidade real de crescimento; - A empresa possui inúmeros desafios para aqueles que se propõe serem desafiados.

Contras: A área em que trabalhei passou por muitas reestrutrações em pouco tempo, e isso ocasionou um volume grande de retrabalho e alguns conflitos internos, isso gera tanto oportunidades como insatisfação em alguns. Apesar da cultura ser um ponto forte um dos pilares, a ambição, ainda gera diversas interpretações e motiva alguns funcionários a agirem com a visão "ruim" da ambição, sem entender a necessidade de ter ambição unida à colaboração.

Conselhos para presidência: A empresa já é um ótimo local para se trabalhar, com defeitos é claro, mas não há lugar totalmente perfeito, e num ambiente com tantas pessoas é natural que divergências ocorram. Nada que abale o potencial e o ótimo ambiente.

Boa empresa para trabalhar, mas aparenta ser melhor do que realmente é

Supervisor e Coordenador Financeiro

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa concede muita autonomia para desenvolver o seu trabalho, permite um grande aprendizado, pois tem atuação nacional e interação com a matriz em Oslo, Noruega, permite conhecer outros lugares, pois possui unidades em outros Estados e a remuneração e os benefícios são muito bons comparados com o mercado.

Contras: Mudanças constantes, as vezes sem o planejamento ideal, com prazos curtos demais para cumprir determinadas metas, fazendo com que muitos projetos comecem sem estarem totalmente prontos, no tocante a mudança de cultura, estrutura de sistemas, etc. Pouca interação entre as áreas.

Conselhos para presidência: Escute mais a base, não apenas a gerência e diretoria.

Poderia ser melhor

Operador de Processos Júnior

Cubatão, SP

Prós: Os pontos positivos são poucos difícil de achar mas posso colocar a dedicação dos colaboradores que na grande maioria estão sempre dispostos a ajudar quando necessário.

Contras: Negativos tem bastante, começando pelos benefícios que fazem distinção acima de gerentes os benefícios são melhores e com essa atitude acabada dividindo o pessoal.

Conselhos para presidência: Tinha tudo pra ser melhor se desse mais valor para os colaboradores que eu digo chão de fábrica que carregam a empresa.

Tente conhecer o gestor da vaga antes de entrar.

TI

Prós: Empresa de grande porte, bons benefícios (plano de saúde com cobertura excelente), plano odontológico, VA ou VR de acordo com a região. Se tiver um bom gestor, você será muito feliz ali dentro.

Contras: Empresa que anda cada vez mais para trás. Em 2019, a Yara está com planos de trocar os notebooks por desktops, critica home office, poucos líderes e MUITOS chefes. Gestão totalmente arcaica. Cada gestor de setor faz uma empresa diferente, e hoje em dia tempos pouquíssimos bons gestores (então a chance da sua vida ser infernizada por uma gestão de dinossauros é bem grande).

Conselhos para presidência: Olhem para frente, para o digital, pensem fora da caixa. Mesmo com todas as transformações estruturais, falta transformar o mindset da empresa. Notebook, home office, conectividade, e não tratar o funcionário (que não os gestores) como um idiota faria muito bem para a saúde e rotatividade da empresa.

Qualidade mediana

Operador de Processos de Fertilizantes I

Cubatão, SP

Prós: Ótimos profissionais, que são engajados em auxiliar uns aos outros, trabalhando sempre em equipe e alinhados as diretrizes da empresa e aos procedimentos de segurança qualidade e meio ambiente

Contras: Não possui incentivo aos estudos e ao crescimento profissional, oferece poucas vagas internas Benefícios são poucos e a maior parte pago por coparticipação

Conselhos para presidência: Ouçam mais a operação, precisamos do suporte de vocês.

Yara Brasil

Descrição:Criada em 1905, na Noruega, a Yara é uma empresa que produz e distribui fertilizantes e programas nutricionais para plantas, que ajudam na produção de alimentos em todo o mundo. Entrou no mercado brasileiro no fim da década de 90, ao adquirir a empresa Adudos Trevo, de Porto Alegre (RS). Hoje, a Adubos Trevo produz anualmente 1,7 milhão de toneladas de fertilizantes, com grande parcela de participação no mercado. Em 2006, comprou a Fertibrás, expandindo ainda mais seus negócios no Brasil. Possui unidades por todo o país, mas sua sede está em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.