Como é trabalhar na XP Investimentos?

Peça para entrar, reze para sair

Analista Financeiro

Prós: Difícil... Algumas pessoas querem fazer a empresa crescer. Não querem fazer política. Estão dispostas a trabalhar para encantar os clientes.

Contras: RH? Gestão de pessoas? Não! Um agrupamento de pessoas. Batem cabeça. Não conhecem as áreas da própria empresa. Vendem uma gestão do século XXI mas nem DP da para considerar esta área. Usa a desculpa da "agilidade da empresa" para a falta de uma políitica de cargos e salários. As demais áreas? Pura política. House of Cards é fichinha. Um diretor tentando derrubar o outro. Ninguém pensa no bem da empresa, apenas no próprio ego. Salários abaixo do mercado, pagos com a desculpa que "na PL compensa". Organograma é a coisa mais bizarra que já vi em toda a minha vida profissional. Desde coordenadores com gerentes abaixo a gerente com apenas um gerente abaixo. Empresa estremamente machista. Desde diretores que coagem as funcionárias a utilizarem maquiagem até mesmo os que demitem todas as mulheres do time. Mulheres não são vistas como pessoas.

Conselhos para presidência: Guilherme, não adianta apenas olhar o comercial e achar que o backoffice vai conseguir atender o aumento na demanda.

Arrojada, jovem e dinâmica!

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: A empresa não dá oportunidades para todos e sim para quem merece, cria esforços, entrega e principalmente supera resultados e obviamente está alinhado(a) com a filosofia. Nem todos se adaptam porque ela exige uma inteligência emocional. Para profissionais que desejam realmente alavancar sua carreira vale muito a pena! O clima é espetacular e as pessoas são super acessíveis e dispostas a ajudar.

Contras: Como qualquer empresa a XP não é perfeita. O que pode melhorar é a organização, comunicação e planejamento. Fora isso, depende de cada profissional buscar pelo sucesso!

Conselhos para presidência: Continue com o pensamento visionário sem nunca perder o foco em processos e pessoas. Estes são os dois pilares para a empresa manter-se de pé. Provoque e mantenha a meritocracia!

Sonho...

Prós: Empresa jovem, dinâmica, onde a rotina não tem vez!
    Aprendizado e network!

Contras: Remuneração, benefícios, carga horária...
    Infelizmente existem setores onde você precisa ficar além do horário para "provar" que esta em sintonia com a empresa, aquele que sai antes das 20hs é taxado como desmotivado e isso implica no bônus semestral.

Gestores mal preparados, instabilidade, ainda mais se sua folha salarial é alta, corte de custos e bum, um abraço, independentemente se você tem 1 ou 5 anos de empresa... 5 anos fantásticos x 1 semestre péssimo... acredite, você pode ser demitido! :(

Uma experiência muito ruim

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Fui muito bem recepcionado na empresa, conheci diversas pessoas que me ajudaram e me ensinaram. Em geral aprendi bastante sobre o mundo de investimentos.

Contras: Qualidade de vida não é nem de longe o foco da empresa, que cobra dos seus estagiários horários e responsabilidades completamente incompatíveis com o cargo. Alta rotatividade de funcionários. Desorganização na comunicação entre diversas áreas codependentes.

Empresa precisa melhorar muito

Prós: Boa localização Muita oportunidade de aprendizado e efetivação Amplitude de informações Salário de estagiário dentro de uma média elevada VR, VT

Contras: A XP está crescendo muito, portanto exige 200% de seus funcionários. Porém, isso acaba desgastando e se tornando uma cultura na qual o funcionário precisa necessariamente trabalhar horas a mais sem receber nada por isso. Em relação aos estagiários, não há preocupação nem consideração ALGUMA com as atividades acadêmicas do aluno e isso acaba sendo extremamente prejudicial para a relação trabalho + estudo/graduação.

Conselhos para presidência: É necessário que a empresa entenda suas proprias demandas internas e pare de sobrecarregar seus funcionários. A empresa precisa ter um trabalho maior de conscientização e compreenção das necessidades e limitações de seus funcionários. Os benefícios não são diretamente proporcionais ao nível de stress e hard work que os funcionários se submetem.

Uma farsa desde a entrevista

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: É uma empresa que consegue enganar todo mundo com o discurso de autoajuda. O computador para trabalhar lá era legal. O lado bom da XP é que quem sai de lá, vai dessa pra melhor.

Contras: A XP é uma farsa desde a entrevista - quando te prometem mil possibilidades apesar dos péssimos salários, benefícios ridículos e tarefas impossíveis - até o último dia. A maioria dos sócios cuida de áreas que não dominam, os gerentes são escolhidos por afinidade pessoal ou por puxa-saquismo, a empresa não tem responsabilidade com o que faz, não há qualquer incentivo, as rotinas são extenuantes, os projetos não têm planejamento e são abandonados sem mais nem menos, a PL é distribuída de forma injusta e é baixa - assim como os salários - para os padrões do mercado. Tem uma rotatividade de funcionários absurda, zero gestão do conhecimento, uma bagunça organizacional e clima estressante a maior parte do tempo. Tudo tem que ser feito para ontem, e os sócios decidem sem base técnica. Foi a maior perda de tempo na minha vida.

Conselhos para presidência: Invista urgentemente nos Recursos Humanos com eficiência e experiência, em vez de contratar o coach do presidente como diretor. Ouça o que os profissionais experientes têm a ensinar em vez de achar que "quem está insatisfeito que peça demissão" como os sócios gostam de repetir.

Incerteza a cada dia

Desenvolvedor

Prós: Aprendizado, pessoas competentes e com espírito de equipe

Contras: Realmente é um lugar onde vende-se sonhos. Tomam decisões irresponsáveis, com a premissa de serem ágeis, dinâmicos. Planejamento zero, clima constante de incerteza no futuro. Aqueles que chegam ao topo parecem não se importar com que está abaixo (salvo exceções) e não sabem dizer NÃO a seus superiores. Ideias ridículas não são criticadas se vindas de alguém de alto escalão. Pessoas na diretoria sem qualquer apego a seus subordinados, com discurso totalmente oposto às suas ações.
    Prevalece sempre o clima de incerteza, insegurança. Altíssima rotatividade.
    Aumento salarial apenas quando você pede demissão, e precisam de você. Mas isso após um tempo vira, e você passa ser um alvo para corte, por ter um salário acima da média.

XP a padaria que vende sonhos e entrega pesadelos

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: No começo faz voce acretidar que vai ser legal

Contras: Meritocraçia nao existe quem trabalha muito e veste a camisa nao tem valor , ter conhecimento ser bom profissional saber do que esta fazendo nao tem importancia e sim saber se vender valorizar, puxar saco , uma empresa que em todos os departamentos os chefes são fracos e não tem conhecimento do que seus subrdinados fazem ,
    Uma empresa em que o lema e quem não e visto não e lembrado assim e a xp
    Chefes que so gostam de funcionarios que são submisos que não tenha opnião propria

Conselhos para presidência: Parar de fingir que não conhecem os problemas da empresa e começarem a rever as coisas Erradas que acotecem na empresa e ver quem realmente e importante para a empresa e saber que funcionario subimisso e puxa saco nao e bom para quem quer ser a primeira corretora do pais

Frustante

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: Positividade...ter a ideia que é capaz de mudar o mundo.

Contras: Meritocracia - Nao existe isso, isso é fake! Eles vendem uma ideia de que voce sera um lider, um sócio e no final não passa de um mero comprador de sonhos. Meritocracia nada mais é doque um lider escolher por afinidade quem sera o mais proximo dele, ou seja, se um funcionario realiza um projeto do caraleo, e um amigo mto proximo do presidente faz uma piada que alegra o presidente todo dia, é mais provavel que o amigo seja promovido doque o funcionario.

Conselhos para presidência: Olhar mais para as pessoas, e menos para o dinheiro...mas isso eh impossivel visto que o negocio é embassado no dinheiro...entao, que faca jus aos que compram a ideia do presidente.

Analista de Testes PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa confiavel com um bom ambiente de trabalho, oferece um bom PLR, bons funcionarios dispostos a ajudar e umaa grande escola para quem pretende entrar no mercado de ações.

Contras: É de longe a empresa com mais descontos de salário que ja trabalhei. Descontam tudo que for possível para cada benefício há um desconto equivalente. O RH poderia ser mais organizado.

XP Investimentos

Descrição:A XP Investimentos, maior corretora do Brasil no varejo, foi criada em 2001, em Porto Alegre, por Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave, como empresa de agentes autônomos de investimentos. Em 2007, com a incorporação da Americainvest CCTVM Ltda., passou a atuar como corretora. Em 2011, a XP assumiu a liderança do setor de varejo da Bolsa brasileira e alcançou market share de 26% no ranking da BM&FBovespa. A proposta da XP é oferecer um shopping financeiro a seus clientes, com diversidade de produtos comprados em poucos cliques. Os agentes de investimento da XP formam ampla rede de distribuição de produtos financeiros.