Como é trabalhar na XP Investimentos?

Fiquem longe

Analista Programador.Net SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Como a empresa tem nome ajuda o currículo. Equipamentos sempre topo de linha. Estrutura da empresa boa e não tem problemas com pagamentos. Fora isso fica difícil pensar em outra coisa.

Contras: Procuram apenas escravos. Remuneração longe do adequado. Horrível ambiente Não permitem as pessoas irem pra casa dormir nem ter vida pessoal. Remuneração baixa. Não pagam hora extra para muitos funcionários, mesmo virando noites a fio.

Conselhos para presidência: Pensem que são pessoas e não robos trabalhando na empresa.

Uma experiência muito ruim

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Fui muito bem recepcionado na empresa, conheci diversas pessoas que me ajudaram e me ensinaram. Em geral aprendi bastante sobre o mundo de investimentos.

Contras: Qualidade de vida não é nem de longe o foco da empresa, que cobra dos seus estagiários horários e responsabilidades completamente incompatíveis com o cargo. Alta rotatividade de funcionários. Desorganização na comunicação entre diversas áreas codependentes.

Peça para entrar, reze para sair

Analista Financeiro

Prós: Difícil... Algumas pessoas querem fazer a empresa crescer. Não querem fazer política. Estão dispostas a trabalhar para encantar os clientes.

Contras: RH? Gestão de pessoas? Não! Um agrupamento de pessoas. Batem cabeça. Não conhecem as áreas da própria empresa. Vendem uma gestão do século XXI mas nem DP da para considerar esta área. Usa a desculpa da "agilidade da empresa" para a falta de uma políitica de cargos e salários. As demais áreas? Pura política. House of Cards é fichinha. Um diretor tentando derrubar o outro. Ninguém pensa no bem da empresa, apenas no próprio ego. Salários abaixo do mercado, pagos com a desculpa que "na PL compensa". Organograma é a coisa mais bizarra que já vi em toda a minha vida profissional. Desde coordenadores com gerentes abaixo a gerente com apenas um gerente abaixo. Empresa estremamente machista. Desde diretores que coagem as funcionárias a utilizarem maquiagem até mesmo os que demitem todas as mulheres do time. Mulheres não são vistas como pessoas.

Conselhos para presidência: Guilherme, não adianta apenas olhar o comercial e achar que o backoffice vai conseguir atender o aumento na demanda.

Pior lugar em que trabalhei

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Localização da empresa , ambiente descontraído e universidade xp

Contras: Falta de liderança, prometem e não cumprem, mentiras na contratação, salários abaixo do mercado, bônus não correspondente com o prometido, RH descomprometido, descontos absurdos em folha e por ai vai...

Conselhos para presidência: Sejam verdadeiros. A empresa tem grande futuro.

Aprendizado

Auxiliar de TesourariaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente muito bom para aprender e se desenvolver como profissional

Contras: Excesso de favoritismo e falta de meritocracia.

Q pena.

Prós: Aprende-se como a escolha de gestores errados pode destruir uma empresa.

Contras: Total desordem e falta de planejamento. Profissionais qualificados abandonando a empresa. A cultura da "panela" é muito valorizada e o clima entre os funcionários e muitos sócios é de total insatisfação e insegurança.

Preço muito alto para um aprendizado. Existem empresas melhores.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Aprendizado e exposição.

Contras: Salário abaixo da média do mercado. Não há clareza sobre quanto poderá ser seu bônus. Pessoas despreparadas para serem gestores. Ambiente desagradável de trabalho. Poucas são as pessoas que realmente se importam com você.

Uma farsa desde a entrevista

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: É uma empresa que consegue enganar todo mundo com o discurso de autoajuda. O computador para trabalhar lá era legal. O lado bom da XP é que quem sai de lá, vai dessa pra melhor.

Contras: A XP é uma farsa desde a entrevista - quando te prometem mil possibilidades apesar dos péssimos salários, benefícios ridículos e tarefas impossíveis - até o último dia. A maioria dos sócios cuida de áreas que não dominam, os gerentes são escolhidos por afinidade pessoal ou por puxa-saquismo, a empresa não tem responsabilidade com o que faz, não há qualquer incentivo, as rotinas são extenuantes, os projetos não têm planejamento e são abandonados sem mais nem menos, a PL é distribuída de forma injusta e é baixa - assim como os salários - para os padrões do mercado. Tem uma rotatividade de funcionários absurda, zero gestão do conhecimento, uma bagunça organizacional e clima estressante a maior parte do tempo. Tudo tem que ser feito para ontem, e os sócios decidem sem base técnica. Foi a maior perda de tempo na minha vida.

Conselhos para presidência: Invista urgentemente nos Recursos Humanos com eficiência e experiência, em vez de contratar o coach do presidente como diretor. Ouça o que os profissionais experientes têm a ensinar em vez de achar que "quem está insatisfeito que peça demissão" como os sócios gostam de repetir.

Frustrante, tempo perdido!

Prós: Bom ambiente de trabalho, grande oportunidade de aprendizado, e se a pessoa tiver um bom networking ajuda bastante.

Contras: Baixa remuneração, benefícios ruins, não existe meritocracia, apenas os puxa saco tem vez.
    Não há nenhum incentivo para o funcionário nem sequer um plano de carreira, gestores mal preparados e tendenciosos (não todos) a empresa perdeu a filosofia do início, o presidente antes visto pelos corredores falando com todos os funcionário hoje não é visto nunca.

Conselhos para presidência: Olhar mais para os funcionários e voltar a filosofia vencedora do início que a fez chegar aonde esta.

Roer o osso, ganhar pouco e aprender muito.

ComercialEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Ótima oportunidade para aprendizado e networking, principalmente para quem está em começo de carreira.

Contras: Remuneração bem baixa e benefícios ruins. Trabalha-se MUITO e ganha-se MUITO POUCO. A empresa vende o discurso de que você poderá ser sócio da corretora (mentira) pois os atuais sócios também começaram de baixo e por isso a remuneração tão baixa.

Não existe nenhum evento corporativo interno para motivação de funcionários, benefícios ruins, carga horária pesada, salário baixo, chefes arrogantes (não são todos).

Conselhos para presidência: Vender a empresa e ficar viajando pelo mundo vivendo dos rendimentos de aplicações

XP Investimentos

Descrição:A XP Investimentos, maior corretora do Brasil no varejo, foi criada em 2001, em Porto Alegre, por Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave, como empresa de agentes autônomos de investimentos. Em 2007, com a incorporação da Americainvest CCTVM Ltda., passou a atuar como corretora. Em 2011, a XP assumiu a liderança do setor de varejo da Bolsa brasileira e alcançou market share de 26% no ranking da BM&FBovespa. A proposta da XP é oferecer um shopping financeiro a seus clientes, com diversidade de produtos comprados em poucos cliques. Os agentes de investimento da XP formam ampla rede de distribuição de produtos financeiros.