Como é trabalhar na XL Solutions?

Pior ambiente de trabalho de todos os tempos

Analista Programador

Prós: Café, Playstation e lanchinho de tarde com pizza.

Contras: Nada compensa. Você trabalha horas e noites para responder a prazos irreais que o comercial acorda com os clientes, e no final nada funciona.

Paga-se bem, exige-se também, feedback não objetivo

Senior Software Developer

Prós: Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.

Contras: Falta de planejamento da diretoria e feedback. Não se tem certeza se o profissional está fazendo um bom trabalho a ponto de ser demitido repentinamente. A transparencia não existe.

Não valorizam os funcionários

Analista de Infraestrutura SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possui um dress code no qual se pode trabalhar de bermuda. Dependendo do seu campo, será permitido fazer home office. Os sócios são acessíveis para uma conversa direta, sem burocracia.

Contras: A carga horária de trabalho por diversas vezes extrapola o limite legal. Cansei de virar noites e ir trabalhar imediatamente no dia seguinte, sem o prazo de 12 horas entre jornadas. Geralmente os plantões de final de semana são de 12 horas. Não há plano de carreira. Não valorizam os funcionários.

Conselhos para presidência: Criar um setor de RH e valorizar os funcionários. Contratar a quantidade de pessoas correta para executar as tarefas, de forma que se um funcionário sair de férias o resto da equipe absorva seu trabalho. Acabar com o regime de disponibilidade sem que os funcionários percam seu poder de compra.

Será um lugar bom para se trabalhar quando amadurecer

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ambiente agradável e silencioso, apesar do layout open plan. Pessoas no geral afáveis, incluindo a chefia, hardware de boa qualidade, despensa sempre cheia de guloseimas e bons cafés.

Contras: Como muitas empresas jovens de software, teve sucesso apesar do seu caos interno. Isto gera uma complacência com más práticas de desenvolvimento e inexperiência mascarada por uma autoconfiança descolada de qualquer mérito real. Se você fala alto e assertivamente, ganha o direito de zombar de livros e disciplinas que comprovadamente ajudam a botar as rédeas nos problemas. Não há documentação para nada. Desde o primeiro dia você já tem que acelerar e continuar em alta velocidade, mesmo sem saber para onde está indo. As horas, por conta disso, acabam sendo sempre muito longas.

É uma boa empresa

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ambiente e benefícios. O ambiente é muito interessante, pois normalmente tinha integração com os sócios/donos e atrativos como cerveja, biscoitos, entre outras coisas.

Contras: Organização dos projetos. Falta de documentação para novos desenvolvedores. Os que entram são jogados em projetos que não têm documentação e têm que entender tudo na marra.

Boa empresa, mas como qualquer uma tem seus problemas

Analista de Sistemas

Prós: Muitos desafios e oportunidades. Bons salários e benefícios. O líderes são acessíveis e estão sempre disponíveis a ouvir outras opiniões. Bom ambiente de trabalho e bons equipamentos são disponibilizados aos funcionários. Até dois dias de home office disponível.

Contras: Problemas relacionados a gestão de projetos e também documentais. Grande dificuldade de manter um plano de comunicação aberto e acessível a todos. Feedbacks periódicos não são prática comum.

Conselhos para presidência: Precisamos de um bom gerente de projetos que organize as coisas, assim como, um bom analista funcional para apoiar o levantamento de requisitos.

Excelente empresa, desafio somente para os excelentes profissionais. Desafiadora!

Analista de Suporte Pleno

Maringá, PR

Prós: A empresa é uma família. Pagam bons salários e bons benefícios. Tem a cozinha liberada com várias guloseimas liberadas para todos. Todos são tratados com respeito e educação pelo sócio local que se comporta como um funcionário e sempre está perto de nós, um bom líder. A empresa é um grande desafio na carreira de qualquer um onde somente os melhores permanecem, pois as atividades são complexas e exige profissionalismo. A empresa é compreensiva e não tem a política de demitir o funcionário por qualquer motivo e ajuda nas situações difíceis. Para a pessoa ser demitida é porque ela realmente não é um bom profissional. Há flexibilidade nos horários, homeoffice e outras características que mantém o ambiente muito agradável. Os salários são pagos em dia (nunca houve atrasos), horas extras são pagas sem transtornos e o funcionário valorizado pelo o que faz.

Contras: Poderiam melhorar o conteúdo da cozinha e colocar coisas mais nutritivas como frutas, cereais pq todos que entram na empresa engordam um pouco. Como muitas vezes o trabalho é estressante, poderiam incentivar e contratar um profissional para os funcionários fazerem exercícios. A empresa é bem exigente para a entrega de resultados, não que isso seja negativo, porém o tempo de entrega e a conclusão dos projetos muitas vezes vendidas ao cliente torna-se muito estressante e poderiam melhorar um pouco essa parte comercial.

Conselhos para presidência: Fazer ou deixar mais claro um plano de carreira.

XL Solutions