Como é trabalhar na Wizard Idiomas?

Rígidos com os professores

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Treinamentos toda sexta feira e bastante preocupação com os alunos. A maioria das unidades são bem cuidadas e possuem estruturas relativamente boas.

Contras: Competitividade estranha entre professores, em especial os mais novos. Promoções e demissões muito decididas por quem o coordenador da unidade tem mais afinidade. São rígidos com os professores ao ponto de não poderem comer na escola, nem sentar nos sofás durante o intervalo de trabalho.

Conselhos para presidência: Mais liberdade aos professores, maior humanização deles também.

Um Bom Começo

Prós: Horário flexível, ambiente na maior parte do tempo animado e descolado, autonomia e flexibilidade de local de trabalho. Hospitalidade dos funcionários com novos membros é muito legal!

Contras: Trabalhar aos sábados é quase indispensável, bem como passar horas não remuneradas para corrigir as atividades e preparar suas aulas, após algum tempo você pode acabar se estagnando pois não tem muitas oportunidades de ascensão de cargo.

Empresa boa

Ex-funcionário, saiu em 2016

Teresina, PI

Prós: Empresa que busca qualificar seus profissionais tanto professores como funcionarios e franqueados, tem estrutura solida e visibilidade nacional.

Contras: É dificil focar no trabalho quando se ainda é estudante, por isso acho que a empresa deveria contratar mais pessoas que pudessem estar em tempo integral.

Trabalho legal, salário ruim

Instrutora de IdiomasEx-funcionário, saiu em 2016

Mafra, SC

Prós: Horários flexíveis (no meu caso que era horista). Material de boa qualidade. Poucos alunos por turma. Ambiente limpo, com ar condiciando, instalações novas e bonitas.

Contras: Não recebia para planejar as aulas ou para corrigir tarefas. Colegas de mal humor frequente. Pouco treinamento aos novos funcionários. Alta rotatividade de secretárias.

Conselhos para presidência: Melhorar a harmonia entre os funcionários, aplicar algumas técnicas de RH ao contratar novas pessoas (principalmente secretárias), dar treinamento aos novos funcionários e aumento de salários.

Wizard

Ex-funcionário, saiu em 2008

Cotia, SP

Prós: Bom para início de carreira. Dependendo da unidade, o treinamento é bem feito. Horários flexíveis de trabalho. Não é necessário o planejamento das aulas.

Contras: Dependendo da unidade, por exemplo, em Cotia, o valor da hora aula é muito baixo. Não há plano de carreira. Muita correção de lição de casa. Férias não remuneradas. Não há benefícios.

Very good, pero no mucho...

Coordenador PedagógicoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: É uma boa empresa. Apresenta algumas possibilidades de crescimento, hora/aula para professor está na média para o mercado e, dependendo da unidade ou gestor, é possível se desenvolver como profissional.

Contras: Como muitas empresas no ramo de franquias, os processos podem, por vezes, ser muito engessados, dando pouca margem de ação para melhorar o dia a dia na empresa. A franqueadora e os franqueadoss possuem muitas divergências no discurso, mas a mensagem que fica acaba sendo: O número de alunos está acima da qualidade. Esta questão afeta, principalmente, o departamento pedagógico. Não há exigências concretas para promoções, ou seja, plano de carreira desestruturado. Como professor, é uma boa oportunidade para iniciar a carreira, mas, caso trabalhe na gestão de uma das franquias, pode se decepcionar muito. Existe um excesso de cobrança por resultados que, muitas vezes, não dependem (exclusivamente) do funcionário e não há muito respeito nem valorização profissional (baixo salário e falta de benefícios). Também é possível conhecer outros coordenadores/gestores ou até professores que, embora trabalhem em escolas do mesmo tamanho (número de alunos) e perfil (região), ganhem bem mais ou menos que você, independentemente de formação e capacitação. Como esperado de empresas menores, também, existe muita fofoca e as pessoas se metem muito em sua vida. Não é incomum encontrar escolas com ambiente extremamente tóxico e instável. De qualquer modo, reforço que estas questões podem variar de acordo com os franqueados (donos das escolas).

Conselhos para presidência: A sugestão é bastante direcionada para o departamento pedagógico da franqueadora. Existe uma falta muito grande de preocupação com a qualidade no ensino de idiomas. Muitos alunos acabam saindo sem ter aprendido tanto quanto poderiam, mesmo quando existe trabalho direcionado nas escolas - devido a procedimentos, por vezes, muito engessados. Manter procedimentos para garantir um padrão compatível é fundamental, porém a garantia de que o aluno irá aprender e melhorar de vida é ainda mais importante. Alguns treinamentos oferecidos pela franqueadora são incríveis. Mas por que não garantir que os treinamentos também sejam incríveis dentro das unidades (falta padronização junto aos coordenadores/supervisores pedagógicos). Também sugeriria que alguns treinamentos tivessem um foco muito mais prático. Por vezes, não basta que encontremos o problema. É preciso trabalhar em opções concretas para saná-los.

Não vale a pena

ProfessoraEx-funcionário, saiu em 2012

Brasília, DF

Prós: O contato com os alunos de diferentes níveis é ótimo. Principalmente os que frequentavam a modalidade Flex. A quantidade de idiomas oferecidos trazia uma boa experiência para os professores.

Contras: Por ser uma franquia, a hora/aula não era tabelada... mudava muito de uma unidade para outra. Ainda assim pagava muito mal, eles fazem os professores trabalhar 12 horas por dia, inclusive aos sabados.

Conselhos para presidência: Para aumentar a qualidade das aulas, deve-se investir mais nos professores.

Muito bom

Professor de Inglês

Goiânia, GO

Prós: Ambiente de trabalho, metodo de ensino, valor da hora (aumenta depois de 3, 6 meses e 1 ano), o horário, ambiente climatizado, funcionários e alunos.

Contras: Sem vale alimentação, plano de saúde, se ganha por hora, então quando não tem aula, não tem salário. Na unidade em que eu trabalho o lugar não é muito espaçoso

Conselhos para presidência: Mais incentivos mensais para os funcionários

Empresa seria e respaudada por uma mult nacional

Professor

Prós: Salario satisfatório, empresa séria, e respaldada pela Pearson Education Por trabalhar no interior acho a qualidade de vida que a empresa oferece fantástica

Contras: Creio que seja a falta de um plano de carreira mais assertivo, a escola que eu trabalho tem um, que é indicado pela franqueadora, mas acho que seria melhor um direcionado para a realidade local

Conselhos para presidência: melhoraria preços para ter mais alunos e consequentemente mais alunos para eu dar aula

Professora na wizard

Professor de InglêsEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Bônus e lembranças em datas comemorativas, onde sempre acontecem comemorações e os funcionários recebem presentes como canecas, chaveiros etc.

Contras: Organização e valorização do funcionário. Há uma grande rotatividade dentro da empresa e isso afeta no modo de trabalho, tantos os coordenadores quanto professores são frequentemente mudados

Wizard Idiomas

Descrição:Em 1987 nascia em Campinas (SP) a maior rede de ensino de idiomas do mundo. A partir de uma simples escola, iniciou-se a construção de uma grandiosa rede de ensino, que já atravessou as fronteiras do nosso país. Com uma metodologia totalmente diferenciada, a Wizard aposta em cursos que acompanham as características particulares de cada aluno, preparando-o para aproveitar totalmente o seu aprendizado. Desta forma, sempre procurando valorizar o aluno, a Wizard continua a ser a principal rede de ensino de idiomas do Brasil. Já ultrapassou a marca de 1200 escolas e não para de crescer.