Como é trabalhar na Wipro Technologies?

Empresa forte, mas gerência de alguns projetos deixam muito a desejar

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Apesar de ser uma empresa de grande porte no Brasil, eles mantém uma estrutura para o suporte ao funcionário que é excelente. Em momento algum, quando precisei de auxílio, tive qualquer imprevisto.

Contras: Por ser uma empresa de prestação de serviços, o contato direto com o cliente é necessário. Devido à dimensão de alguns projetos, a gerência e gestão de pessoas deixa muito a desejar quando a empresa foca mais na entrega e na satisfação do cliente do que na satisfação dos funcionários. O ambiente desses projetos acaba se tornando demasiadamente pesado, levando os funcionários a estenuantes jornadas de 10h de trabalho em épocas de entregas e esses período podem ser de 1 ou 2 semanas durante os períodos de grande fluxo de entradas no cliente.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão e a gerências dos projetos.

Um otimo lugar pra trabalhar em alguns anos

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: A Wipro me proporcionou um aprendizado muito grande sobre o mercado e a forma de trabalho global; me trouxe uma visão de trabalho com grupos localizados em outros países. As pessoas na Wipro são atenciosas, alegres e dedicadas ao bom andamento dos serviços.

Contras: O ritmo de trabalho e a diferença de cultura entre India e Brasil deixam as relações com lideres um pouco complicadas, deixando o escritório no Brasil um pouco deslocado da forma de trabalho que os brasileiros gostam e que tanto traz alegria no ambiente de trabalho; Os indianos ainda precisam aprender como os brasileiros trabalham e os brasileiros precisam melhorar a sua forma de trabalhar para entender melhor a forma de trabalho global dos indianos. Em alguns anos isso será fundido e será um excelente local de trabalho.

Empresa boa, mas não se preocupa em segurar talentos.

Analista de Suporte SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O contato com pessoal estrangeiro e utilização da língua inglesa. O contato com outras culturas ajuda no desenvolvimento de novas capacidades, posso dizer que minha carreira alavancou muito com toda a experiência que tive.

Contras: Não existe um planao de cargos e salários definido, apesar de se ter um programa de avaliação anual do desempenho as promoções são feitas de forma abritária favorecendo amigos e não mérito. A gerência está quase toda na India e não tem visibilidade do pessoal local.

Conselhos para presidência: Olhem mais os talentos e menos os gerentes.

Fujam!

Coordenador de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Desenvolve o inglês e espanhol.

Contras: Empresa completamente capitalista que não se importa com o bem estar do funcionário. O salário é ridículo considerando o nível de conhecimento exigido (graduação, inglês e espanhol fluentes). Submete-se totalmente à empresa contratante, dando a impressão de que nós, como terceirizados, estamos recebendo um enorme favor e deveríamos nos contentar em receber pouco, trabalhar MUITO e nunca ser reconhecido.

Construtiva

Analista Trainee

Prós: Ótima empresa para trabalhar, alguns processos de algumas contas são rudimentares, mas sempre trabalhando para um desenvolvimento melhor. Empresa boa na área de benefícios.

Contras: Treinamentos são em horários noturnos Sindicato não é tão forte quantos a outros que existem. Processos de negócios dever ser melhor avaliados para o Brazil

Conselhos para presidência: Melhorar mais os processos aplicados no brasil

Uma excelente empresa

Analista de Sustentação de Sistemas

Prós: A empresa fornece ambiente propício para o trabalho de TI. Bom ambiente de trabalho, uso dos conhecimentos e reconhecimento profissional. É possível realizar parte dos serviços via "Home-Office", são corretos quanto aos horários, banco de horas e horas extras. Cada projeto é um mundo diferente, um ambiente diferente para agregar conhecimento.

Contras: Toda empresa tem pontos negativos, na minha opinião os pontos negativos na Wipro são irrelevantes. Você vai perceber que de alguma forma os processos são um pouco demorados, isso é bem óbvio, trata-se de uma multinacional, paciência ... você será recompensado se trabalhar bem!

Assistente FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa em si é bem "humana". Ela dá vários tipos de suporte aos funcionários, tanto em questões médicas, quanto a reavaliar o seu perfil caso haja insatisfação, e aí a partir disso te recolocar em outro projeto.

Contras: Isso é particular de cada projeto, mas em alguns projetos acontece de o Team Leader ou o gestor te tratarem bem mal. E aí não tem muito essa de poder reclamar com quem está no cargo maior ou até ir pro RH. Se você reclama dentro do projeto, a pessoa de quem você reclamou vai saber que foi você, já no RH algumas pessoas vão ser neutras e garantir o anonimato que dizem que você tem direito, mas muitos vão dar com a língua nos dentes. Na verdade você não consegue nem se demitir sem ter que ficar explicando suas razões pessoais pro seu gerente e sem passar por uma sabatina. Por causa da burocracia da empresa você não consegue ir direto no RH e se demitir, você precisa ir de mãozinha dada com o chefe, e pior, como o RH só fica aberto para funcionários poucas horas do dia, ir lá pedir demissão pode significar perder o dia inteiro.

Conselhos para presidência: Parem de permitir que qualquer funcionário se torne Team Leader só por ser puxa saco de Gestor. Há lá Team Leaders, como a que eu tive, que não tinha estrutura pra ser chefe, e cometia o tempo todo assédio moral contra os seus funcionários, tanto que a maior deles estava procurando sair da empresa já nos primeiros meses.

Poderia ser melhor

Prós: Horário flexível, trabalho remoto, home office, contato com times globalizados, treinamentos, remuneração e benefícios compatíveis com o mercado. Ambiente tranquilo e transporte fretado da empresa com uma boa abrangência na cidade.

Contras: Praticas um pouco burocraticas e engessadas. O funcionário não pode fazer nada enquanto não recebe seu computador, o RH é segmentado em varias partes, o que pode confundir um pouco o novato. Não bate ponto para almoço, o que pode ser ruim dependendo do time em que se trabalha. Clientes americanos geralmente não respeitam as leis e horarios brasileiros, então não é incomum ficarmos sem almocar, almoçarmos tarde ou termos que comer um lanche correndo por causa do volume de reuniões perto do meio dia.

Conselhos para presidência: Atentar mais às exigências das leis trabalhistas, e frisar isso com os clientes, para que a qualidade de vida seja preservada também durante o horario de trabalho.

Bonito só por fora.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salários pagos em dia. Transporte fretado para várias regiões da cidade, uma boa apresentação logo no primeiro dia, bom plano de saúde, time relativamente júnior e despreparado que não estão suficientemente engajados com o trabalho a ser feito.

Contras: Plano de carreira fajuto, só no papel, gestores um pouco preconceituosos, discriminação entre a área de BPS e a de TI, PPR baixo, salários baixos que levam a alta rotatividade de todos os projetos.

Boa para quem não tem grandes aspirações de carreira em IT

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Liberdade de horários e flexibilidade para trabalhar remotamente. Boa empresa para quem não tem grandes pretensões de carreira.

Contras: Sem plano de carreira ou desenvolvimento profissional. Muito boa em atração de talentos, oferecendo diversos benefícios para atraí-los. Na prática, poucas ações para retenção.

Conselhos para presidência: Focar no desenvolvimento profissional e plano de carreira dos funcionários.

Wipro Technologies

Descrição:A Wipro Ltd (NYSE:WIT) é uma empresa de tecnologia da informação (TI), consultoria e terceirização fundada na Índia, em 1945. Atualmente, está presente em 60 países, inclusive com um escritório no Brasil, fornecendo serviços para mais de 900 clientes em 60 países e com 145 mil empregados. Possui lucro de aproximadamente sete bilhões de dólares anualmente.