Como é trabalhar na Wipro Technologies?

Empresa forte, mas gerência de alguns projetos deixam muito a desejar

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Apesar de ser uma empresa de grande porte no Brasil, eles mantém uma estrutura para o suporte ao funcionário que é excelente. Em momento algum, quando precisei de auxílio, tive qualquer imprevisto.

Contras: Por ser uma empresa de prestação de serviços, o contato direto com o cliente é necessário. Devido à dimensão de alguns projetos, a gerência e gestão de pessoas deixa muito a desejar quando a empresa foca mais na entrega e na satisfação do cliente do que na satisfação dos funcionários. O ambiente desses projetos acaba se tornando demasiadamente pesado, levando os funcionários a estenuantes jornadas de 10h de trabalho em épocas de entregas e esses período podem ser de 1 ou 2 semanas durante os períodos de grande fluxo de entradas no cliente.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão e a gerências dos projetos.

Um otimo lugar pra trabalhar em alguns anos

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: A Wipro me proporcionou um aprendizado muito grande sobre o mercado e a forma de trabalho global; me trouxe uma visão de trabalho com grupos localizados em outros países. As pessoas na Wipro são atenciosas, alegres e dedicadas ao bom andamento dos serviços.

Contras: O ritmo de trabalho e a diferença de cultura entre India e Brasil deixam as relações com lideres um pouco complicadas, deixando o escritório no Brasil um pouco deslocado da forma de trabalho que os brasileiros gostam e que tanto traz alegria no ambiente de trabalho; Os indianos ainda precisam aprender como os brasileiros trabalham e os brasileiros precisam melhorar a sua forma de trabalhar para entender melhor a forma de trabalho global dos indianos. Em alguns anos isso será fundido e será um excelente local de trabalho.

Empresa boa, mas não se preocupa em segurar talentos.

Analista de Suporte SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O contato com pessoal estrangeiro e utilização da língua inglesa. O contato com outras culturas ajuda no desenvolvimento de novas capacidades, posso dizer que minha carreira alavancou muito com toda a experiência que tive.

Contras: Não existe um planao de cargos e salários definido, apesar de se ter um programa de avaliação anual do desempenho as promoções são feitas de forma abritária favorecendo amigos e não mérito. A gerência está quase toda na India e não tem visibilidade do pessoal local.

Conselhos para presidência: Olhem mais os talentos e menos os gerentes.

Fujam!

Coordenador de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Desenvolve o inglês e espanhol.

Contras: Empresa completamente capitalista que não se importa com o bem estar do funcionário. O salário é ridículo considerando o nível de conhecimento exigido (graduação, inglês e espanhol fluentes). Submete-se totalmente à empresa contratante, dando a impressão de que nós, como terceirizados, estamos recebendo um enorme favor e deveríamos nos contentar em receber pouco, trabalhar MUITO e nunca ser reconhecido.

Bonito só por fora.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salários pagos em dia. Transporte fretado para várias regiões da cidade, uma boa apresentação logo no primeiro dia, bom plano de saúde, time relativamente júnior e despreparado que não estão suficientemente engajados com o trabalho a ser feito.

Contras: Plano de carreira fajuto, só no papel, gestores um pouco preconceituosos, discriminação entre a área de BPS e a de TI, PPR baixo, salários baixos que levam a alta rotatividade de todos os projetos.

Boa para quem não tem grandes aspirações de carreira em IT

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Liberdade de horários e flexibilidade para trabalhar remotamente. Boa empresa para quem não tem grandes pretensões de carreira.

Contras: Sem plano de carreira ou desenvolvimento profissional. Muito boa em atração de talentos, oferecendo diversos benefícios para atraí-los. Na prática, poucas ações para retenção.

Conselhos para presidência: Focar no desenvolvimento profissional e plano de carreira dos funcionários.

Empresa com bons benefícios, mas dependendo do projeto, sem possibilidade de crescimento.

Analista de Suporte

Prós: A empresa é dividida por projetos, por isso, pode ser que cada projeto tenha sua própria política. No caso do meu projeto, o horário é flexível, a empresa permite o uso de bermuda em dias de calor, fornece ônibus fretado, o local possui estacionamento de bicicletas, inclusive há um vestiário com chuveiro, possui convênio com o SESC, portanto o funcionário e seus familiares podem usufruir das dependências do SESC no Brasil, para o meu cargo o meu plano de saúde é integralmente pago pela empresa, e eu só pago o da minha esposa, o vale refeição tem um bom valor mensal, a empresa sempre respeita o dissídio anual imposto pelo sindicato, possui ginástica labora, a empresa promove vários tipos de integração entre os funcionários, há um projeto em que um endocrinologista e um nutricionista vão à empresa para prestar consultas, sem que o funcionário precise se deslocar para o consultório, há cozinha com um bom equipamento, máquina de snacks, e o ambiente na empresa é bastante agradável. A empresa também possui vários convênios com inúmeros tipos de empresas de modo a conceder descontos para os funcionários. Inclusive, consegui 10% de desconto para fazer um curso de pós-graduação.

Contras: No meu projeto não há possibilidade de crescimento. Na vertente técnica (não gerencial), já estou no maior cargo (fui promovido após 6 meses), e só há 2. Após entrar na empresa, tirei várias certificações, me formei em um curso de graduação e comecei uma pós, mas não houve nenhum tipo de revisão do salário por conta disso. Excetuando o dissídio anual, o valor continua o mesmo de quando eu entrei. Portanto, para mim o maior problema é o baixo salário para um cargo com tanta responsabilidade, como é o meu caso.

Conselhos para presidência: Por favor, dentro dos projetos, permitam que os funcionários cresçam de alguma forma. Criem planos de carreira para que eles possam evoluir. Ao menos, permitam uma revisão de salário quando o funcionário se esforçar para crescer, seja se graduando, iniciando novos cursos, tirando certificações, etc.

É um trabalho, não um projeto de carreira.

Business Analyst

Prós: Flexibilidade de horário a depender do cliente. Existe uma grande possibilidade de movimentação. Ambiente informal e acolhedor na sede. Projetos fortalecidos por times dedicados à conta.

Contras: Gestão de pessoas quase ausente. Profissionais alocados nos clientes são praticamente autônomos. Falta uma proximidade com o time que fica fora dos escritórios centrais.

Conselhos para presidência: Um approach mais acolhedor com o time de consultores. A imagem da Wipro dentro dos clientes depende dessa presença.

A empresa é boa dependendo do que você busca profissinalmente.

Analista de Compras

Prós: Ótima oportunidade para inicio de carreira. E para desenvolvimento pessoal. A empresa é muito preocupada com o bem estar do colaborador.

Contras: Não possui uma boa política de cargos e salários. Plano de carreira lento, muita rotatividade de colaboradores devido a remuneração a baixo do mercado.

Pouca possibilidade de crescimento

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Boas possibilidades para adquirir ou ampliar conhecimentos, visão de negócio.

Contras: Plano de carreira: o crescimento e aumento salarial tem feito a empresa ter alto índice de rotatividade de funcionários
    Gestão: Centralizada na Índia com pouca autonomia no Brasil

Wipro Technologies

Descrição:A Wipro Ltd (NYSE:WIT) é uma empresa de tecnologia da informação (TI), consultoria e terceirização fundada na Índia, em 1945. Atualmente, está presente em 60 países, inclusive com um escritório no Brasil, fornecendo serviços para mais de 900 clientes em 60 países e com 145 mil empregados. Possui lucro de aproximadamente sete bilhões de dólares anualmente.