Como é trabalhar na Wipro Technologies?

Empresa forte, mas gerência de alguns projetos deixam muito a desejar

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Apesar de ser uma empresa de grande porte no Brasil, eles mantém uma estrutura para o suporte ao funcionário que é excelente. Em momento algum, quando precisei de auxílio, tive qualquer imprevisto.

Contras: Por ser uma empresa de prestação de serviços, o contato direto com o cliente é necessário. Devido à dimensão de alguns projetos, a gerência e gestão de pessoas deixa muito a desejar quando a empresa foca mais na entrega e na satisfação do cliente do que na satisfação dos funcionários. O ambiente desses projetos acaba se tornando demasiadamente pesado, levando os funcionários a estenuantes jornadas de 10h de trabalho em épocas de entregas e esses período podem ser de 1 ou 2 semanas durante os períodos de grande fluxo de entradas no cliente.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão e a gerências dos projetos.

Um otimo lugar pra trabalhar em alguns anos

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: A Wipro me proporcionou um aprendizado muito grande sobre o mercado e a forma de trabalho global; me trouxe uma visão de trabalho com grupos localizados em outros países. As pessoas na Wipro são atenciosas, alegres e dedicadas ao bom andamento dos serviços.

Contras: O ritmo de trabalho e a diferença de cultura entre India e Brasil deixam as relações com lideres um pouco complicadas, deixando o escritório no Brasil um pouco deslocado da forma de trabalho que os brasileiros gostam e que tanto traz alegria no ambiente de trabalho; Os indianos ainda precisam aprender como os brasileiros trabalham e os brasileiros precisam melhorar a sua forma de trabalhar para entender melhor a forma de trabalho global dos indianos. Em alguns anos isso será fundido e será um excelente local de trabalho.

Empresa boa, mas não se preocupa em segurar talentos.

Analista de Suporte SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O contato com pessoal estrangeiro e utilização da língua inglesa. O contato com outras culturas ajuda no desenvolvimento de novas capacidades, posso dizer que minha carreira alavancou muito com toda a experiência que tive.

Contras: Não existe um planao de cargos e salários definido, apesar de se ter um programa de avaliação anual do desempenho as promoções são feitas de forma abritária favorecendo amigos e não mérito. A gerência está quase toda na India e não tem visibilidade do pessoal local.

Conselhos para presidência: Olhem mais os talentos e menos os gerentes.

Fujam!

Coordenador de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Desenvolve o inglês e espanhol.

Contras: Empresa completamente capitalista que não se importa com o bem estar do funcionário. O salário é ridículo considerando o nível de conhecimento exigido (graduação, inglês e espanhol fluentes). Submete-se totalmente à empresa contratante, dando a impressão de que nós, como terceirizados, estamos recebendo um enorme favor e deveríamos nos contentar em receber pouco, trabalhar MUITO e nunca ser reconhecido.

Assistente FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa em si é bem "humana". Ela dá vários tipos de suporte aos funcionários, tanto em questões médicas, quanto a reavaliar o seu perfil caso haja insatisfação, e aí a partir disso te recolocar em outro projeto.

Contras: Isso é particular de cada projeto, mas em alguns projetos acontece de o Team Leader ou o gestor te tratarem bem mal. E aí não tem muito essa de poder reclamar com quem está no cargo maior ou até ir pro RH. Se você reclama dentro do projeto, a pessoa de quem você reclamou vai saber que foi você, já no RH algumas pessoas vão ser neutras e garantir o anonimato que dizem que você tem direito, mas muitos vão dar com a língua nos dentes. Na verdade você não consegue nem se demitir sem ter que ficar explicando suas razões pessoais pro seu gerente e sem passar por uma sabatina. Por causa da burocracia da empresa você não consegue ir direto no RH e se demitir, você precisa ir de mãozinha dada com o chefe, e pior, como o RH só fica aberto para funcionários poucas horas do dia, ir lá pedir demissão pode significar perder o dia inteiro.

Conselhos para presidência: Parem de permitir que qualquer funcionário se torne Team Leader só por ser puxa saco de Gestor. Há lá Team Leaders, como a que eu tive, que não tinha estrutura pra ser chefe, e cometia o tempo todo assédio moral contra os seus funcionários, tanto que a maior deles estava procurando sair da empresa já nos primeiros meses.

Bonito só por fora.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salários pagos em dia. Transporte fretado para várias regiões da cidade, uma boa apresentação logo no primeiro dia, bom plano de saúde, time relativamente júnior e despreparado que não estão suficientemente engajados com o trabalho a ser feito.

Contras: Plano de carreira fajuto, só no papel, gestores um pouco preconceituosos, discriminação entre a área de BPS e a de TI, PPR baixo, salários baixos que levam a alta rotatividade de todos os projetos.

Boa para quem não tem grandes aspirações de carreira em IT

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Liberdade de horários e flexibilidade para trabalhar remotamente. Boa empresa para quem não tem grandes pretensões de carreira.

Contras: Sem plano de carreira ou desenvolvimento profissional. Muito boa em atração de talentos, oferecendo diversos benefícios para atraí-los. Na prática, poucas ações para retenção.

Conselhos para presidência: Focar no desenvolvimento profissional e plano de carreira dos funcionários.

Construtiva

Analista Trainee

Prós: Ótima empresa para trabalhar, alguns processos de algumas contas são rudimentares, mas sempre trabalhando para um desenvolvimento melhor. Empresa boa na área de benefícios.

Contras: Treinamentos são em horários noturnos Sindicato não é tão forte quantos a outros que existem. Processos de negócios dever ser melhor avaliados para o Brazil

Conselhos para presidência: Melhorar mais os processos aplicados no brasil

Bom para quem está começando e precisa adquirir experiência

Coordenador de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pagamento em dia, plano médico sem desconto algum, plano odontológico com um pequeno valor e vale alimentação. Estacionamento subsidiado, mas com um valor ínfimo.

Contras: Faltam procedimentos e organização nos projetos. Primeiro vendem os projetos e depois procura gente para dar conta. Gerência do tipo "General", avaliação anual feita por pessoas que beneficiam apenas quem fazem parte dos ciclos de amizade, não há plano de carreira, pois é praticamente impossível migrar de projetos e uma pressão psicológica gigantesca para entregar tudo no prazo.

Conselhos para presidência: Procurem ver os colaboradores como parceiros de negócios e não apenas como números para implementar projetos. Invistam no aprimoramento dos funcionários com cursos de verdade e não com cursos online de 2 horas, onde não se aprende muita coisa. Prezem pela saúde e bem estar das pessoas e preocupem-se com a retenção de talentos, ao invés de focar apenas no lucro.

Empresa com bons benefícios, mas dependendo do projeto, sem possibilidade de crescimento.

Analista de Suporte

Prós: A empresa é dividida por projetos, por isso, pode ser que cada projeto tenha sua própria política. No caso do meu projeto, o horário é flexível, a empresa permite o uso de bermuda em dias de calor, fornece ônibus fretado, o local possui estacionamento de bicicletas, inclusive há um vestiário com chuveiro, possui convênio com o SESC, portanto o funcionário e seus familiares podem usufruir das dependências do SESC no Brasil, para o meu cargo o meu plano de saúde é integralmente pago pela empresa, e eu só pago o da minha esposa, o vale refeição tem um bom valor mensal, a empresa sempre respeita o dissídio anual imposto pelo sindicato, possui ginástica labora, a empresa promove vários tipos de integração entre os funcionários, há um projeto em que um endocrinologista e um nutricionista vão à empresa para prestar consultas, sem que o funcionário precise se deslocar para o consultório, há cozinha com um bom equipamento, máquina de snacks, e o ambiente na empresa é bastante agradável. A empresa também possui vários convênios com inúmeros tipos de empresas de modo a conceder descontos para os funcionários. Inclusive, consegui 10% de desconto para fazer um curso de pós-graduação.

Contras: No meu projeto não há possibilidade de crescimento. Na vertente técnica (não gerencial), já estou no maior cargo (fui promovido após 6 meses), e só há 2. Após entrar na empresa, tirei várias certificações, me formei em um curso de graduação e comecei uma pós, mas não houve nenhum tipo de revisão do salário por conta disso. Excetuando o dissídio anual, o valor continua o mesmo de quando eu entrei. Portanto, para mim o maior problema é o baixo salário para um cargo com tanta responsabilidade, como é o meu caso.

Conselhos para presidência: Por favor, dentro dos projetos, permitam que os funcionários cresçam de alguma forma. Criem planos de carreira para que eles possam evoluir. Ao menos, permitam uma revisão de salário quando o funcionário se esforçar para crescer, seja se graduando, iniciando novos cursos, tirando certificações, etc.

Wipro Technologies

Descrição:A Wipro Ltd (NYSE:WIT) é uma empresa de tecnologia da informação (TI), consultoria e terceirização fundada na Índia, em 1945. Atualmente, está presente em 60 países, inclusive com um escritório no Brasil, fornecendo serviços para mais de 900 clientes em 60 países e com 145 mil empregados. Possui lucro de aproximadamente sete bilhões de dólares anualmente.