Como é trabalhar na Whirlpool?

Lugar de se desenvolver

Analista Jr

Prós: Cultura da empresa gera bom clima de trabalho, onde maioria das pessoas é disposta a ajudar. Ferramentas para plano de desenvolvimento bem estruturadas.

Contras: Gestão do conhecimento no geral falha na maioria das áreas, com poucos processos documentados e poucos treinamentos. Vem melhorando, mas ainda é bem falha quanto a novos funcionários dentro das áreas. Benefícios poderiam ser melhores, em termos de salário e de descontos em produtos.

Conselhos para presidência: Não estimular um ambiente competitivo, mas cooperativo, onde pessoas tenham ciência que entregas coletivas tem peso maior que as individuais. Aumentar os benefícios em termos de descontos em produtos, que gera proximidade com as marcas e motivação em fazê-las crescer.

Positivo

Secretária Executiva Sênior

Rio Claro, SP

Prós: produtos inovadores, marcas conhecidas como Brastemp e Consul

Contras: benefícios foram reduzidos (plano de saúde , comemorações e confraternizações de fim de ano não existe mais)

Controlador

Rio Claro, SP

Prós: Empresa te dá autonomia para trabalhar te apoiando e ajudando nos obstáculos diários que possam ocorrer. Fazendo assim com que se torne mais prazeroso trabalhar

Contras: Algumas áreas ainda possuem uma gestão muito deficiente fazendo com que o trabalho se torne em alguns momentos dificil desta maneira. Precisa melhorar neste ponto.

Excelente para se desenvolver

Coordenador FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Flexibilidade de horário, ambiente informal, autonomia para realização de tarefas e estimulo a iniciativas próprias. Fácil acesso a direção e boa possibilidade de mobilidade

Contras: Pensamento estratégico de curto prazo, vive-se por trimestres. Falta de acompanhamento formal de metas e cobrança excessiva por resultados. Privilegia mais a entrega que o como entregar. remuneração abaixo do mercado para a maioria dos cargos

Conselhos para presidência: Mais atenção no como e no engajamento de cada individuo, Tentar enxergar Recursos Humanos de forma direcional a não apenas imediatista. Trabalhar mais na retenção de talentos em relação a baixa remuneração, tem perdido muita gente boa para o mercado

Uma das melhores para se trabalhar

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Rio Claro, SP

Prós: Meritocracia, foco no resultado, dinâmica, clima execelente, profissionais muito bons, globalizada, alto desenvolvimento profissional e de carreira

Contras: Demora na tomada de decisão, consenso em excesso, inúmeras reuniões pouco produtivas, conflito de indicadores entre áreas, por vezes a política fala mais que o resultado

Amei a empresa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Rio Claro, SP

Prós: Reconhecimento pelos funcionários e possibilidade de efetivação já como engenheiro, após a conclusão estágio. Além de muita autonomia para o estagiário

Contras: Percebi que nem todos os estagiários gostaram dessa autonomia e muitos abandonaram o programa de estágio, empresa com mentalidade muito fechada.

Ótima empresa, mas precisa rever o pacote de benefícios

Analista de Finanças

Prós: A Whirlpool construiu uma cultura diferenciada, com um ambiente de trabalho leve e pessoas acessíveis e colaborativas, em todos os níveis hierárquicos.

Contras: A empresa prega o balanço entre vida pessoal e trabalho, porém isso deixou de existir após as várias mudanças organizacionais. Se antes a qualidade de vida oferecida compensava o salário e benefícios abaixo do mercado, isso ficou para trás.

Conselhos para presidência: Reveja os salários e pacote de benefícios oferecidos, caso contrário cada vez mais pessoas irão sair - afinal, se é para trabalhar longas jornadas, é melhor fazer isso em um lugar que pague por isso.

Pessoas são agradáveis.

Assistente Financeiro Júnior

Prós: Empresa multinacional tem nome do mercado, se a pessoa consegue ficar lado a lado com o gestor, consegue subir de cargo rápido. Para quem mora em São bernardo e região é de fácil acesso.

Contras: Empresa possui muitos gestores, e muita mão de obra terceirizada que paga mito mal, sendo que todos trabalham igual,no meu caso sempre trabalhei igual a um funcionário interno e meu salário é inferior, a cobrança é a mesma, existe muita discriminação por ser terceiro, não deveria pois todos trabalham pelo mesmo objetivo. O ponto de tratar os terceiros tem que melhorar,para que seja uma das melhores empresas de ser trabalhar.

Conselhos para presidência: Sr. Presidente, empresa é considera a melhor empresa de se trabalhar, porém não é verdade, tem muito o que melhorar, principalmente no tratamento com terceiros.

Anos de Whirlpool

Supervisor de VendasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Processos práticos e muito bem criados e direcionados, voltando para o aprendizado contínuo da equipe. Treinamentos e investimento em seus funcionários são práticas comuns.

Contras: Pouca comunicação entre as áreas faz com que dificulte as condições de contribuir com melhores resultados de diversas áreas da empresa, poderia melhorar.

Conselhos para presidência: Unificar cada vez mais a empresa, tornando-se uma só.

Autonomia local, mas altamente política

Ex-funcionário, saiu em 2007

Prós: Autonomia local em relação à matriz para propor soluções e projetos adequados ao mercado local, marcas locais fortes e com posicionamentos atraentes, investimento em inovação e design. A remuneração variável é bastante agressiva.

Contras: A empresa poderia ter estruturas mais leves e processos decisórios menos políticos e com mais foco em resultado e no consumidor. Ferramentas oficiais como avaliação 360 deveriam prevalecer sobre opiniões e relacionamentos pessoais na avaliação e reconhecimento de pessoas.

Conselhos para presidência: Deveriam ser mais criteriosos ao selecionar lideranças nas áreas de Marketing e Vendas, considerando formação, experiência e capacidade técnica, voltando a trazer senioridade.

Whirlpool

Descrição:Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). No Brasil, possui 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração - este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países. Desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa.