Como é trabalhar na WEG?

Ótima empresa.

Auxiliar de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2011

Jaraguá do Sul, SC

Prós: A WEG é uma empresa muito organizada, com forte cultura organizacional. Observa fortemente aspectos positivos de gestão como 5s, e possui lugar agradável de trabalho.

Contras: Apesar de ser um lugar muito bom de trabalho, apresenta características de carreiras mais lentas. A ascensão não é rápida, em especial para funcionários que começam em cargos muito baixos.

Conselhos para presidência: Melhorar retenção de jovens talentos.

Legal

Analista de Suporte TécnicoEx-funcionário, saiu em 2016

Jaraguá do Sul, SC

Prós: Uma empresa gigantesca com gestão do conhecimento muito aprimorada. Possui um vasto campo de treinamento e políticas internas de aprimoramento. Cresci muito pessoalmente dentro dessa empresa. A empresa vinha buscando sempre a excelência.

Contras: Existe muito conchavo quando das promoções, ou seja, é muito difícil você se manter no cargo ou ser promovido sem ser "amigo" de um superior. Ultimamente vem retirando vários benefícios dos colaboradores. Os gestores não entendem críticas construtivas da maneira correta, levam para o lado pessoal.

trabalho

Assistente Administrativo

Jaraguá do Sul, SC

Prós: possibilidades crescimento entre unidades, benefícios, participação lucros, presente natal, refeitório na empresa, horário flexível, descontos em empresas parceiras

Contras: organograma um pouco engessado, leva muito tempo para crescer o cargo, comida do refeitório as vezes não é boa, relacionamento difícil com algumas pessoas

Conselhos para presidência: Analisar melhor as oportunidades de crescimento e organograma

Recomendaria ainda assim.

Almoxarife II

Jaraguá do Sul, SC

Prós: Ótimo para crescimento, planos e carreira bem definidas, deixa a desejar no quesito ambiente de trabalho, mas ha esforços para esse quesito ser melhorado.

Contras: Empresa muito fechada, salários com pouco reajuste, a não ser pelo sindicato, pouco divulgado atribuições de cada um, uns fazem a mais e outros pouco.

Oportunidades de carreira

Jaraguá do Sul, SC

Prós: oportunidades de crescimento, vale refeição com refeitorio dentro da empresa. Salários bons em comparação ao mercado. Bom ambiente de trabalho.

Contras: Algumas regras na participação de lucros parecem não ser muito justas. Algumas vezes os tempos por cargos ultrapassam os tempos estimados. Não possui academia interna.

Bons benefícios. Existe plano de carreira, mas demora para crescer e acontecer.

Analista de Processos Júnior

Jaraguá do Sul, SC

Prós: Salários base um pouco acima da média do mercado, participação nos lucros, opções de planos de saúde, possibilidades de viajar pela empresa, excelente previdência privada.

Contras: Falta de critérios para aumentos de salários dependendo sempre de cada gerente, havendo muita diferença na velocidade dos aumentos e promoções entre cada departamento; alguns chefes e gestores sem perfil de liderança e gestão de equipe.

Weg

Técnico Externo Pleno

Blumenau, SC

Prós: A empresa da Participação nos resultados (PLR), geralmente em torno de 2 salarios anuais. A empresa promove reclutamiento interno para vagas de chefia e outras áreas também para outras empresas do grupo mesmo no exterior.

Contras: A empresa tem uma política conservadora onde tem uma resistência muito grande quanto à mudanças. Também pratica uma política de baixo salário para trabalhadores mais antigos, promovendo-os sem aumentar seus salarios

Conselhos para presidência: Buscar e avalir os ganhos de profissionais mais antigos na empresa

A empresa é boa, já o clima tem muito pra melhorar ainda

Técnico

Jaraguá do Sul, SC

Prós: Autonomia, pouca pressão, certo reconhecimento, liberdade para novos desafios, nunca atrasa pagamentos e participação de lucros, estacionamento privativo da empresa

Contras: Por ser uma empresa grande o reconhecimento salarial é mais difícil dependendo do chefe e gerente, certas pessoas podem mandar serviço para você e depois falar que foram eles que fizeram, onde trabalho os colegas de trabalho são cobras esperando você cair para contarem pra todo mundo e rirem da sua cara

Conselhos para presidência: O problema é os colegas de trabalho e oportunidade de reconhecimento

Um excelente aprendizado, experiências boas e também ruins.

Técnico

Jaraguá do Sul, SC

Prós: Estabilidade, alguns benefícios, estrutura (em vista de empresas menores que trabalhei anteriormente). A remuneração é maior que a média das empresas da região (que na totalidade são menores que a WEG), porém fica até bem abaixo de empresas do mesmo porte e ramo de atuação em outros lugares.

Contras: Modelo de gestão de pessoas e de gestão de uma forma geral bastante antiquado, quadrado. Mas esse ponto vem melhorando me parece. Altamente hierárquica, de certa forma chega a lembrar uma instituição militar. Os superiores tem identificação diferente nos crachás, que muda conforme o nível: chefia, gerência, etc... que lembram patentes, com a clara intenção de diferenciá-los dos subordinados. Nunca vi isso em empresa nenhuma. Claro que essa questão depende muito do ser humano que está atrás do crachá, e apesar dessa situação hierárquica muitos chefes conseguem, dentro do possível, serem bons líderes. A remuneração depende muito da relação com superiores (puxa saquismo ou babação de ovo mesmo!), do quanto você esta disposto a se submeter e quão fiel é com a empresa. A capacidade, o talento e a criatividade são os menos importantes para que você seja bem remunerado.

Conselhos para presidência: A presidência deve lembrar sempre, e aplicar o slogan do Sr. Eggon sobre pessoas motivadas, e não somente usar isso como propaganda de algo que não acontece na prática.

Para uma empresa cuja frase é que homens são a base do êxito, tem que melhorar muito.

Analista de Engenharia de Processos

Jaraguá do Sul, SC

Prós: A empresa possui um sistema de horário flexível permitindo a entrada das 7 às 8h e compensando o tempo na saída. Também tem programa de treinamento interno que permite aprimoramento dos conhecimentos.

Contras: Não valoriza funcionários que se formam enquanto trabalham na empresa, não fornecendo evolução salarial e de cargo adequadas com formação; há promoção por tempo de empresa ou mesmo idade e não por desempenho;

Conselhos para presidência: Definem várias políticas e comissões porém não fazem uma análise concreta do que é realmente necessário. Gastam tempo solicitando relatórios que não são avaliados. Querem uma metodologia e no meio do processo alteram pra outra. Deve-se estudar e definir e não a cada mês alterar a sistemática.

WEG

Descrição:A WEG é uma empresa brasileira, com sede em Jaraguá do Sul (SC), que fabrica equipamentos elétricos, sendo uma das maiores companhias do mundo na área. A WEG ainda atua nas áreas de fabricação de motore, sendo uma das principais ao redor do globo e sistemas elétricos industriais. Além de estar presente em todo o Brasil (possui sete fábricas em quatro estados), também tem fábricas na Argentina, México, Portugal, China, Índia e Estados Unidos com aproximadamente 30 mil funcionários em seu quadro de empregados.