Como é trabalhar na Webmotors?

"Great Place to Work" mais do que merecido!

IOS Developer / Desenvolvedor

Prós: Todo o contexto geral, ideais, visão de mercado, colaboradores e qualidade de vida na empresa são incríveis! Nunca trabalhei em nenhum lugar parecido e superou todas minhas expectativas!

Contras: Sinto que ainda existe infelizmente uma certa falta de comunicação entre as equipes, coisas poderiam ser evitadas ou resolvidas com simples avisos ou conversas de corredor. Parece que um às vezes não tem noção de como seu trabalho afeta o do próximo.

Conselhos para presidência: Estou a pouco tempo na empresa assim como você, e mesmo sabendo que está acostumado com o Banco eu sinto que você está fazendo um ótimo trabalho aqui, continue assim e tente conversar mais com o pessoal menos próximo, isso faz as pessoas se sentirem importantes e isso é ótimo para toda empresa!

Empresa incrível, com muita gente boa.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente de trabalho e gestão humanizada. Quem trabalha na Webmotors constroi uma relação afetiva com a marca e com os colegas. Ambiente extremamente acolhedor e apaixonante.

Contras: Necessário mais foco no que é estratégico. Muitas vezes equipes perdiam focos em entregas menos importantes do que as grandes soluções para o negócio.

Conselhos para presidência: Ter mais foco no que é estratégico, ser mais ousada tecnologicamente, promover o conflito de ideias/feedbacks entre as áreas de forma construtiva, mais pragmática e transparente.

Boa empresa para se desenvolver

Gerente Comercial

Prós: Autonomia no trabalho, ambiente leve no escritório e ótimos benefícios. Grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.

Contras: Mudanças são morosas e as coisas parecem que não decolam, falta pulso no nível gerencial nas áreas de TI e Produtos. Equipe muito enxutas para o tamanho do desafio o que acaba gerando gargalo para os times do comercial e atendimento.

Empresa boa para aprender e ganhar destaque no mercado

Estagiária de Marketing

Prós: Pagamento acima do mercado, ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Escritório bem localizado.

Contras: Muita panelinha e pouco reconhecimento dos estagiários. Acabam perdendo pessoas muito boas por muito pouco e só reconhecem a perda quando já é tarde demais.

Bom mas tem que melhorar

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A Empresa tem bons benefícios, tem um ambiente bem descontraído e trabalha com tecnologias novas no mercado o que é muito bom para a carreira.

Contras: É extremamente difícil conseguir um aumento ou promoção na empresa, geralmente o funcionário tem que colar no seu gestor para conseguir algum reconhecimento, dando a impressão que os projetos com maior visibilidade vão para a mesma panelinha.

Não acredite nas avaliações que enaltecem a Webmotors

Assistente de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa tem excelentes benefícios, por causa do Santander, e o ambiente é bem descolado, sem as exigências de roupas sociais. São adeptos do "seja você"

Contras: A Webmotors não tem plano de carreira estruturado. O "ter" é bem mais importante do que o "ser". Se você tem bons contatos, conhece alguém grande lá dentro, nem precisa ter tantas qualificações. Agora, se você chegou pelo "Trabalhe Conosco" ou qualquer coisa do tipo, prepare-se pra exigências absurdas, como: faculdades renomadas, pós graduação, e todas as especializações possíveis. Não é um ambiente saudável! Os gestores são despreparados no que diz respeito a pessoas. Permanecem no cargo em que estão por que os resultados em números são bons, e pra WM é o que importa. As pessoas não são importantes. Você é tomado por uma vontade de fazer acontecer, se esforça, sacrifica folgas, tempo com a família, qualidade de vida, pra se jogar no trabalho e não ser reconhecido. Você é convencido de que não é suficiente, de que não está e não estará pronto tão cedo pra assumir um cargo (mas continua fazendo o trabalho do cargo maior) e fica preso aos benefícios e a baixa estima adquirida no ambiente de trabalho. A Webmotors foi uma importante escola, mas eu não recomendo esse tipo de aprendizado pra ninguém, porque não vale a pena o sacrifício. Você adoece de verdade, e ninguém dá a miníma. A cultura da empresa não é verdadeira e você leva pouco tempo pra perceber. Tudo é burocrático, diversidade é só fachada, ousadia até tem, mas não no ponto positivo da coisa. Se você leu até aqui, corre procurar outra coisa melhor, cara! Eu saí pra ganhar menos e não me arrependo. ;)

Conselhos para presidência: Você chegou na Web fazendo as pessoas acreditarem. Eu saí e não conseguir ver mudança, pelo contrário. Reveja os gestores, não avalie só os resultados em números. Olhe as pessoas, olhe o pessoal do atendimento. Escute-os sem que os gestores da área saibam, porque vai ter pressão pra não falarem como se sentem. Sempre tem pressão deles! As pessoas estão adoecendo, deixando de acreditar no próprio trabalho e em si mesmas pessoalmente, por causa da gestão ineficiente, favoritista, e surda. Não se deixe ensurdecer também.

Gente e Gestão da Webmotors respondeu:

Olá, sentimos muito que você tenha tido uma experiência ruim dentro da Webmotors ☹ Isso é o oposto do que queremos e trabalhamos pra conquistar. A gente quer sempre oferecer o melhor pros nossos colaboradores, sempre pensando em projetos dentro da empresa pra que todos se sintam bem.
    Sobre os pontos que você levantou, achamos importante deixar claro tudo que já temos desenhado e que estamos evoluindo.
    Sobre qualificação exigida nos processos seletivos: aqui é premissa que a gente enxergue talentos como pessoas que buscam desafios, e tenham excelência como valor. Somos adeptos do pensamento que muitas vezes um grande talento independe de formação. Por isso, nosso processo seletivo é o mais transparente e imparcial possível: além das entrevistas, temos a etapa de business case em que o time inteiro participa, contando com a visão de várias pessoas diferentes pra chegarmos na escolha.
    Já sobre gestão: sabemos que liderança é um trabalho de evolução constante. E Por isso, nos últimos tempos investimos ainda mais em capacitação e apoio ao time de líderes e recorrentes acompanhamentos sobre prática de gestão de pessoas. De qualquer jeito, sempre vale ficarmos de olho nos pontos que trouxe.
    Quanto a reconhecimento, é importante compartilharmos nossos processos: Capacitação e desenvolvimento dos nossos colaboradores, semestralmente avaliações formais de desempenho, metas compartilhadas e cultura de feedback constante. E, toda e qualquer movimentação interna - seja de promoções ou méritos - passa por um processo colegiado que considera não só a avaliação do gestor, mas de pares e clientes internos e a auto. Isso é de novo porque a gente acredita na transparência como valor e atitude.
    Por último vale dizer que dentro de valores, estamos investindo no pilar de Diversidade. A frase “as diferenças somam” sai do papel com tudo que vemos promovendo do tema, palestras, encontros, revisão de processos... é assim que tem ser.
    Mas é isso, queremos sempre melhorar e contamos muito com seu feedback. Obrigado 😊

Melhor empresa para se trabalhaar

Prós: Autonomia, capacidade de crescimento rápido, exposição e possibilidade de crescimento. É uma empresa que inspira pelos seus líderes e consegue sempre te fazer melhor profissional. Todos muito focados no crescimento dos profissionais, investimento nas pessoas.

Contras: Maior alinhamento com o Grupo Santander, desde metas e organização de sinergia entre empresas coligadas e evolução constante da liderança e processos.

Gente e Gestão da Webmotors respondeu:

Olá! Ficamos muito felizes com o feedback. A gente sempre acredita que podemos melhorar, e vamos levar em consideração o que você pontuou para estarmos mais próximos do Grupo Santander e das empresas coligadas - somos um só ;).
    Sobre as oportunidades de crescimento, constantemente vamos propor programas de capacitação, treinamentos e cursos para que nossos colaboradores tenham os melhores recursos e nosso apoio para desenvolverem seus talentos. Pode contar com a gente.

Webmotors

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa com boas parceiras e ótimos benefícios, clima organizacional agradável, boa localização. Participação nos lucros era um dos atrativos.

Contras: Empresa poderia aperfeiçoar melhor os projetos voltados para plano de carreira. O setor de Recursos Humanos necessita de um olhar mais analítico aos colaboradores.

Gente e Gestão da Webmotors respondeu:

Olá! Obrigado pelo seu feedback, ele é muito importante para sempre estarmos atentos! Muito ver o quanto você aproveitou dos benefícios e com todo o pacote de práticas atrativas da empresa.
    Sobre projetos relacionados a plano de carreira, contamos com avaliação de desempenho semestral, 2 ciclos de feedbacks formais, programas de capacitação, treinamentos e cursos para que nossos colaboradores tenham os melhores recursos e tenham nosso apoio para desenvolverem seus talentos, além de todo apoio da liderança. Para nós, o colaborador da Web é o protagonista da sua jornada e estamos aqui para apoiá-lo nessa! :)

Melhor empresa pra se trabalhar

Prós: A empresa tem um clima maravilhoso, todos trabalham em equipe. O estagiário hoje tem uma estrutura super legal que é o programa de estágio que ajuda tanto no reconhecimento quanto no desenvolvimento de cada um.

Contras: Entrei faz pouco tempo, então é muito difícil falar sobre os pontos negativos! Desde que entrei estou encantada com a empresa, todos me receberam super bem, trabalho na área que gosto, cada dia aprendo algo e isso só vai ajudando no meu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Gente e Gestão da Webmotors respondeu:

Olá Webxovem! Ficamos muito felizes com o feedback. Acreditamos que nada melhor do que investir nos nossos futuros talentos, afinal vocês são o presente. O Programa de Estágio visa desenvolver nossos colaboradores desde o começo de carreira com job rotation, programa de mentoria de carreira, elaboração de um projeto de estágio e mais todos os treinamentos e apoio no desenvolvimento que você deve conhecer melhor do que nós! Vamos continuar crescendo juntos, conta com a gente :)

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Clima entre os colegas, os benefícios vindos do Grupo Santander, as ações do marketing para os funcionários (sorteios de show, cinemas, pipoca etc), localização, flexibilidade no horário de trabalho, instalações, happy hours mensais.

Contras: Não há plano de carreira claro e nem um programa de cargos e salários. O RH é muito fraco nesse sentido e se preocupa mais em fazer ações em que a própria área se promova e seja bem-vista do que pensar mais no funcionário onde realmente o calo aperta (no bolso dos funcionários!!). A gestão também é um problema para alguns... A constante troca de liderança em diversas áreas também atrapalha e muito o reconhecimento profissional e o histórico de trabalho de antigos funcionários se perdem ao longo dos meses e tempos. Tive e tenho colegas que tiveram problemas com feedback mal aplicados sem exemplificação de fatos e com o uso de palavras inadequadas. Algumas áreas tem promoções frequentes enquanto outras é raro de se ver, e não é porque as pessoas não mereçam!!

Conselhos para presidência: Fiquem em cima do RH para criarem logo o plano de cargos e salários. Como pode uma empresa como a Webmotors não ter isso implantado até hoje? Olhem mais para os antigos funcionários. Há uma festa e energia imensa em cima de novos talentos e novos funcionários e o mesmo não acontece com antigos que são deixados de lado. Respeitem a história e trajetória de cada um aí dentro!!

Gente e Gestão da Webmotors respondeu:

Obrigado pelo comentário, sempre queremos ouvir como podemos evoluir por aqui!

Sobre plano de carreira, é importante compartilharmos algumas das nossas iniciativas e processos:

Depois de algumas melhorias nos processos de avaliação, capacitação e desenvolvimento dos nossos colaboradores, agora temos semestralmente avaliações formais de desempenho, metas compartilhadas que influenciam diretamente no crescimento dos colaboradores (até porque acreditamos na entrega de resultados para meritocracia) e treinamentos com a nossa liderança para estímulo da cultura de feedback constante.

Além disso, toda e qualquer movimentação interna - seja de promoções ou méritos - passa por um processo colegiado que considera não só a avaliação do gestor, mas de pares e clientes internos e a auto. Fazemos isso para garantir imparcialidade e o máximo de transparência para todos aqui dentro :)

E temos uma boa notícia sobre planos de cargos e salários: ele já existe e nos cobramos para que sempre esteja atualizado! Uma consultoria externa nos apoia e promovemos pesquisas salariais de mercado para insumos reais de como melhorar.

Contamos com você para sempre melhorarmos ;)

Webmotors

Descrição:Há mais de 20 anos na estrada, fomos a primeira startup brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e motos. Líderes de mercado e especialistas no segmento, temos como combustível a paixão pela cultura automotiva e a vontade de oferecer sempre a melhor e mais segura experiência de compra e venda online ;)