Como é trabalhar na VTEX?

A VTEX não é uma empresa pra passar muito tempo

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Os benefícios que a empresa oferece são mesmo atrativos, como o convênio com as academias e o estímulo para estudar Inglês e Espanhol. O espaço de trabalho é grande, bonito e fica bem organizado na medida do possível. A liberdade para trabalhar também é um ponto forte, quando as equipes colaboram.

Contras: A VTEX é mais uma daquelas empresas que finge que é startup, que é moderna, que tem cultura focada em valores. Lenga lenga. A verdade é que a empresa é um cabide de emprego que só sobe quem é amigo do amigo do dono. Lá dentro ou você joga os princípios fora e se vende, ou vai viver em pé de guerra com todo mundo até ficar exausto e sair. Dão choppinho pra obrigar a participar de eventos. Cultura desnecessária de expor as pessoas publicamente, gestores completamente despreparados mas que continuam no cargo porque são de "confiança", chuva de comentários machistas e total falta de noção de alguns profissionais que só são muito bons nas redes sociais. Valorização excessiva a quem não faz nada pela empresa.

Conselhos para presidência: Cheguem mais perto pra ver os disparates que os gestores em quem vocês confiam fazem. A empresa de vocês vai pro lixo dessa forma.

Experiencia incrivel fazer parte do time.

Analista Comercial

Prós: Ambiente descontraído com chopeira, video game, rede pra descansar, sem lugares fixo. Além disso, muita autonomia e espaço para todos se destacarem. Profissionais muito qualificados trabalham na VTEX. É possível aprender muito.

Contras: Não há cargos e salários definidos e não há um plano de carreira claro e definido. Por haver uma estrutura horizontal, alguns pontos se perdem no meio do caminho.

Cultura cool é só de fachada!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Liberdade para execução de ações e projetos. Ótimos salários e benefícios. Reuniões semanais e por quarters para apresentação de projetos da área para todas a empresa, visando o network e aproximação de todos times e entender o que está acontecendo dentro da empresa e seus negócios.

Contras: Não há plano de carreira, só cresce quem faz parte de alguma panelinha, ou quem muda seus comportamentos e valores em busca de ser aceito pelos heads e pelos demais da empresa. Além de ter uma cultura enraizada muito machista, há sempre comentários chulos saindo da boca de alguns homens (muitas vezes os de cargos altos!!) Cultura cool e no dress code são só de fachada (pelo menos no escritório de SP), não é muito vivenciado no dia a dia e há quem julgue seu potencial pelas roupas que veste, ou o modo que se comporta (mulher que usa tênis é infantil, sem credibilidade, e outras coisas...). Empresa precisa crescer muito e amadurecer demais e entender que ela é feita de pessoas, e que elas importam!!!

Conselhos para presidência: Olhem mais para o potencial das pessoas dentro da empresa, deem valor a quem quer fazer a diferença e não somente as pessoas que vivem de aparências e egocentrismo dentro da empresa.

Boa, mas pode melhorar

Prós: Ambiente descontraído, liberdade para a construção e desenvolvimento pessoal, estrutura horizontal e tolerância a erros, visando o crescimento dos profissionais além de fácil acesso aos decisores.

Contras: A cultura da empresa precisa estar mais presente no dia a dia e, principalmente, para os novos funcionários. Sem isso, e devido a estrutura horizontal, atritos e desgastes começam a aparecer, mas muitas vezes sem um viés construtivo. O modelo de meritocracia precisa ser mais transparente.

Conselhos para presidência: Um olhar mais apurado e próximo dos funcionários, desde os níveis mais baixos. Sei que pode soar utópico em uma empresa com muitos colaboradores, porém se isso acontecer a empresa alçará voos muito mais altos.

dasd asd sd asd

Desenvolvedor Front-end Júnior

Prós: A empresa tenta ser atrativa, escritorio bacana, tem um sonho hippie e não ter chefe, ter amigos no trabalho e ambiente colaborativo, importante, tenta. Tudo isso está na cabeça dos fundadores.

Contras: Nada disso funciona. Contratam para escravidão. Apenas amigos sobrevivem, o clima é altamente hostil, querem que você não entregue, se vive de fofocas. é muito mais oq uma assessoria de imprensa pode falar de você do que oq vc realmente é. Se na sua rede social estiver show, vc será bem visto. Ao final não é legal. As sextas as cinco da tarde é obrigado a participar de uma reunião/happy quase escrava, com promessa de ser socio que só chega se voce for amigo de alguém e com salario pequeno ainda. Naoé uma boa.

Para quem vive de ilusão - Mundo de BOB

Head

Conselhos para presidência: Para de sonhar, voce fez uma empresa legal, mas tem gente lá só pra aparecer, olham as pessoas por cima e querem só status. Cuidado pode ser o caos estruturado hoje, amanha, pode ser o fim.

Empresa muito bacana, com um produto em ascensão.

Desenvolvedor Front-end Pleno

Prós: As pessoas e a cultura da empresa me agrada muito. Cada pessoa se sente dona do produto em um lugar onde não tem hierarquia. Os profissionais são bem capacitados.

Contras: O excesso de reuniões pode atrapalhar um pouco a produtividade. Existem assuntos de reuniões que poderiam ter sido resolvidas por email. É preciso estar atento a isso e aprender a dizer não a certos encontros.

Excelente cultura

Arquiteto de Soluções

Prós: Cultura excelente, boas oportunidades para dar ideias e implementar mudanças. Excelente relação com outros funcionários. Ambiente estimulante.

Contras: Às vezes a cultura mais liberal e a estrutura horizontal podem tornar a tarefa de terminar o que se começa mais difícil que seria em empresas tradicionais.

Prós: Liberdade de atuação para buscar os melhores caminhos dentro do seu escopo de trabalho e trabalhar junto a profissionais que estão buscando sempre o melhor.

Contras: Constantes mudanças dentro da empresa acabam fazendo com que muitas vezes você tenha que recomeçar várias vezes o que está fazendo. Assim como a cultura de times livres faz com que muitas vezes você perca muito tempo para encontrar uma solução simples.

Avalio como positivo, mas ressalto falhas.

Coordenador de MarketingEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Equipe unida e segura, ambiente de trabalho harmonioso, cultura inovadora. Chances de carreira internacional dependendo da area de atuação dentro da cia.

Contras: Não há clareza no objetivos dos cargos e equipes, poucas chances de crescimento para a maioria das areas, falta de organização de equipe em determinados períodos importantes, não tem sucesso em endomarketing e não apresenta ao funcionário possibilidades de aumento de remuneração.

VTEX

Descrição:Uma empresa que está redefinindo o e-commerce

Aqui nós trabalhamos sem hierarquia, com as melhores e mais pragmáticas tecnologias, construindo o futuro do e-commerce global.

A VTEX é uma empresa global de tecnologia focada em produtos para e-commerce que impacta diariamente o trabalho de milhares de pessoas ao redor do mundo. Através dos seus produtos e serviços, oferece aos lojistas uma plataforma coesa para executar todo o seu negócio e proporcionar aos seus clientes sempre a melhor experiência de compra.

Na VTEX, uma ideia com a capacidade de mudar a trajetória da empresa pode vir de qualquer lugar. Nossa equipe se organiza numa estrutura verdadeiramente horizontal que remove barreiras e dá liberdade para que as pessoas atinjam seu potencial completo. Por aqui não existem chefes dizendo a você o que fazer: é sua responsabilidade abraçar proativamente os problemas e resolvê-los da melhor forma que conseguir. Nós somos pioneiros na implementação e divulgação de tecnologias organizacionais como auto-gerenciamento, plenitude e propósito evolucionário.