Como é trabalhar na Votorantim S.A.?

Funcionários excelentes, gestão horrível

Analista de Qualidade Júnior

Prós: Ambiente bom de trabalhar, pessoas que trabalham na empresa são sensacionais. Porém cargos de gestão e gerência são "deuses", mesmo a empresa se autotitular horizontal.

Contras: A empresa gasta muito dinheiro com coisas desnecessárias e não investe no funcionário como poderia. A rotatividade é muito alta e funcionários sempre reclamam, porém tem medo de falar com os cargos de gestão e serem punidos por contarem suas insatisfações.

Conselhos para presidência: Pagar menos para os cargos de gestão, que não estão dando muita satisfação a empresa e investir mais nos analistas e estagiários

Gratificante

Analista JúniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa com muitos benefícios, ótima para início de carreira, porém media de permanência e de 4 à 6 anos.

Contras: Empresa tem muitos gestores que ficam somente em reunião e não tem visibilidade da área e acatam apenas a visão dos Sênior e consultores, com isso desmotiva os empregados. Apesar do nome em questão de salário bem abaixo das demais empresas.

Conselhos para presidência: Auditoria externa. Gestores mais presentes nas áreas.

Empresa boa para começar carreira apenas.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O Grupo Votorantim, em sim, é uma grande referência no ambiente empresarial. A empresa sempre contribui com eventos e treinamentos de desenvolvimento. Se for apadrinhado por alguém da liderança poderá ter um reconhecimento e crescimento de carreira rápido.

Contras: Modelo de gestão de alguns coordenadores é extremamente desmotivador. Muita cobrança e pouca contribuição positiva para o desenvolvimento do funcionário, o que acaba gerando frustrações.

Empresa centenária, mas que parou no tempo.

Analista de Tesouraria PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Portifólio variado de negócios, gerando oportunidades de trabalho em várias empresas. Grupo muito grande e espalhado pelo Brasil. Oportunidade para quem pode se mudar.

Contras: Empresa familiar, pensamento atrasado (inibi criatividade e inovação). Plano de desenvolvimento pessoal defasado, cheio de regras e políticas que acaba valorizando apenas os que possuem grande influência dentro do grupo (amigos/as de profissionais com cargos C-level).

Conselhos para presidência: Aplicar de fato a méritocracia.

Uma empresa com senso de pertencimento

Analista de Controladoria Júnior

Prós: Melhores empresas para se trabalhar - Exame. Clima, crenças, tradição. Empresa sólida e presente em diversos mercados diferentes. forte programa de estágio

Contras: Reuniões em excesso, resistência a mudança. Salários abaixo da média de mercado, excesso de informalidade por parte de alguns funcionários tolerada pela empresa, recrutamento interno por vezes pouco transparente. Linha ética não funciona.

Conselhos para presidência: Trabalhe muito a mentalidade da média gestão, pois ela leva o staff no sentido contrário das aspirações da diretoria. Isso desmotiva quem acredita e deseja transformar essa empresa na empresa dos próximos 100 anos.

Melhorar as condições aos funcionários

Prós: Contato direto com os gestores, promovendo um grande ganho de conhecimento; ambiente agradável para se trabalhar; trabalho em equipe valorizado.

Contras: ao contrário da tendência atual, a votorantim adota uma postura rígida com seus colabores. Não há flexibilização de horários; a carga de trabalho é bastante elevada; ficar até mais tarde na empresa e/ou levar trabalho para casa no final de semana são comuns. Salário não compatível a quantidade de trabalho.

Conselhos para presidência: Observar a tendência atual e preocupar-se com a qualidade de vida dos colabores. Uma política mais flexível de horários, por exemplo, é capaz de deixar o funcionário mais satisfeito e eficiente. Bônus pelo alcance de metas também poderiam ser implementado e as horas extras também observadas.

Empresa Boa para iniciar a carreira

Analista de Controladoria PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa Boa para iniciar a carreira, possui um plano de estágio definido e efetivo, possui um plano de incentivo para a primeira graduação(dentro de suas regras). Os benefícios oferecidos pela empresa são bons.

Contras: Uma empresa que controla muito o colaborador, trabalha com avaliações através de indicadores falhos, muitas reunioes sem nenhuma resolução e pouca autonomia, rotatividade de funcionários muito grande.

Precisa melhorar no quesito carga horária x pessoas x volume de trabalho.

Analista de ControladoriaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Benefícios e oportunidade de crescimento

Contras: Carga horária excessiva e salário abaixo do mercado

boa

Prós: Pessoas ...área de trabalho e localizacao

Contras: Salários bônus e participações

Poderia Melhorar a remuneração

Analista de Recursos Humanos (RH) PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Benefícios, eventos nos quais a empresa promove, refeitório, fretado, conhecimento de varios departamentos

Contras: Equipe, gerência, desenvolvimento, plano de carreira.

Votorantim S.A.

Descrição:Somos a Votorantim - uma gestora de portfólio que, há 100 anos, atua em diferentes setores da economia a fim de gerar retornos financeiros superiores.

Para isso, contribuímos para o desenvolvimento de lideranças que são responsáveis por tomar decisões na hora certa e do jeito certo e que refletem em resultados práticos, possíveis e sustentáveis. Essas decisões possibilitam que mantenhamos nosso DNA (que gere nosso jeito de ser, agir e administrar) vivo e permeado em todas as nossas empresas investidas.

Atualmente, investimos em negócios diversificados (cimento, zinco, cobre, alumínio, aços longos, celulose, suco de laranja, energia e finanças) que fazem parte de setores importantes da economia global. Também abrigamos três centros de excelência transversais que buscam gerar competitividade por meio de soluções administrativas e financeiras. Com isso, somos mais de 700 pessoas que gostam de desafios e buscam transformar ideias em realidade e, assim, constroem um futuro que acontece.

Neste nosso primeiro centenário, nós olhamos para trás com orgulho e renovamos nossa promessa de gerar resultados duradouros contribuindo com a economia brasileira e a melhora das vidas impactadas pelo nossos negócios. Agora, voltamos nossa atenção para frente e focamos em encontrar formas inovadoras com as quais construiremos os próximos 100 anos.

Votorantim - o futuro é o nosso território!