Como é trabalhar na Votorantim S.A.?

Uma empresa com senso de pertencimento

Analista de Controladoria Júnior

Prós: Melhores empresas para se trabalhar - Exame. Clima, crenças, tradição. Empresa sólida e presente em diversos mercados diferentes. forte programa de estágio

Contras: Reuniões em excesso, resistência a mudança. Salários abaixo da média de mercado, excesso de informalidade por parte de alguns funcionários tolerada pela empresa, recrutamento interno por vezes pouco transparente. Linha ética não funciona.

Conselhos para presidência: Trabalhe muito a mentalidade da média gestão, pois ela leva o staff no sentido contrário das aspirações da diretoria. Isso desmotiva quem acredita e deseja transformar essa empresa na empresa dos próximos 100 anos.

Melhorar as condições aos funcionários

Prós: Contato direto com os gestores, promovendo um grande ganho de conhecimento; ambiente agradável para se trabalhar; trabalho em equipe valorizado.

Contras: ao contrário da tendência atual, a votorantim adota uma postura rígida com seus colabores. Não há flexibilização de horários; a carga de trabalho é bastante elevada; ficar até mais tarde na empresa e/ou levar trabalho para casa no final de semana são comuns. Salário não compatível a quantidade de trabalho.

Conselhos para presidência: Observar a tendência atual e preocupar-se com a qualidade de vida dos colabores. Uma política mais flexível de horários, por exemplo, é capaz de deixar o funcionário mais satisfeito e eficiente. Bônus pelo alcance de metas também poderiam ser implementado e as horas extras também observadas.

Empresa Boa para iniciar a carreira

Analista de Controladoria PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa Boa para iniciar a carreira, possui um plano de estágio definido e efetivo, possui um plano de incentivo para a primeira graduação(dentro de suas regras). Os benefícios oferecidos pela empresa são bons.

Contras: Uma empresa que controla muito o colaborador, trabalha com avaliações através de indicadores falhos, muitas reunioes sem nenhuma resolução e pouca autonomia, rotatividade de funcionários muito grande.

Precisa melhorar no quesito carga horária x pessoas x volume de trabalho.

Analista de ControladoriaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Benefícios e oportunidade de crescimento

Contras: Carga horária excessiva e salário abaixo do mercado

boa

Prós: Pessoas ...área de trabalho e localizacao

Contras: Salários bônus e participações

Empresa que agrega valor ao currículo.

Prós: Empresa renomada no mercado, estrutura, benefícios bons (plano de saúde, odontológico, farmácia, vale mercado, auxilio creche), oportunidade de crescimento (em alguns setores) e fretado.

Contras: Salário abaixo da média de mercado, gestores que não sabem lidar com pessoas, favoritismo, pressão demasiadamente alta impactando na qualidade de vida, não age de acordo com as crenças/valores e localização.

A desejar.

Analista de Controladoria PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Todos os benefícios oferecidos e possibilidade de crescimento na carreira. Gerência competente para administrar empresa de grande porte.

Contras: Modelo de trabalho da empresa, onde o processo é externamente fragmentado. Ausência de poder de decisão para resolução dos problemas e em paralelo, metas quase impossíveis de alcançá-las.

Conselhos para presidência: Pensar com equilíbrio entre o que é melhor para a empresa e funcionário.

Excelente Empresa, o pragmatismo é a essência jovial da empresa.

Assistente Jurídico I

Prós: Excelente ambiente para crescimento profissional e pessoal, ambiente auspicioso, equilibrado, mas que demanda essencialmente a capacitação profissional.

Contras: Os valore das remuneração e os critérios, ou ainda o método de meritocracia não condizem com a realidade dos profissionais e o momento da empresa.

Conselhos para presidência: Trabalhar mais as crenças e os valores, pois os mesmos encontram-se um tanto quanto distante do que se pretende. Assim, tem-se um pela frase do pensador Paulo Freire, que assim versa "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática".

Um bom lugar para se desenvolver.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa visa o muito o desenvolvimento da carreira, estimulando o conhecimento por meio de treinamentos e a comunicação constante entre as áreas, além de um Diálogo aberto, um dos pilares de Gestão do CSC.

Contras: Apesar do estímulo do conhecimento e aprendizado, as chances de mudança de cargo são poucas, e os critérios para as escolhas quando uma oportunidade ocorre são bem abstratos.

Processo de melhoria contínua em execução

Analista Sênior

Prós: A multidiciplinaridade de portifólios da empresa, o nível de alto desempenho e a vontade de sempre ser melhor e mais justa. a preocupação com a sustentabilidade também é uma crescente.

Contras: Nível de competitividade altíssimo, suportado apenas por pessoas bem preparadas, grande números de envolvidos na maioria dos projetos o que acaba, às vezes, não surtindo de fato reconhecimento para o principal envolvido/realizador.

Conselhos para presidência: Acompanhe de perto seus talentos, pois eles serão peças que conduzirão a votorantim nos próximos 100 anos, não confiando plenamente aos métodos sistemáticos de avaliação, ditarem a evolução ou formato de atuação deles.

Votorantim S.A.

Descrição:Somos uma multinacional 100% brasileira, presente em mais de 20 países, com atuação na gestão de um portfólio diversificado em setores estratégicos da economia, como cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro.

Queremos construir, juntos, a empresa dos sonhos e assim contribuir para um país cada vez maior. Para nós, trabalho significa ser protagonista e impactar a vida de milhares de pessoas e comunidades inteiras. Acreditamos no crescimento sustentável com geração de valor e, por isso, atuamos de forma responsável e transparente, respeitando as pessoas e as comunidades onde atuamos.

Buscamos pessoas alinhadas aos nossos Valores e Crenças, que acreditem no trabalho em equipe e na busca constante pela superação e excelência. Profissionais que queiram sempre tentar algo novo e melhor, que tenham paixão infinita por empreender e produzir. E que acima de tudo, queiram fazer história, #ProduzindoFuturos!