Como é trabalhar na Votorantim S.A.?

Desafios de uma grande empresa, com pessoas cada vez mais exigentes.

Analista Financeiro Sênior

Prós: "Ambiente desafiador, liberdade para novas ideias e propostas, horários flexíveis, excelente pacote de benefícios, clareza nas informações."

Contras: Ainda não liberou o home office. Muitos cargos de chefia. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem.

Empresa TOP!

Prós: Engajamento, lideranças, flexibilidade, proximidade com altos executivos, ética, pacote de remuneração, possibilidade de desenvolvimento e carreira

Contras: Boa quantidade de gestores pouco preparados para gestão de pessoas, falta de transparência nas conversas, crescimento lento (Promocoes espaçadas),

Orgulho de trabalhar nessa empresa

Coordenador de Sistemas

Prós: Excelente ambiente de trabalho, que oferece as melhores condições para o exercício das nossas funções, ótimos benefícios, cultura da prática da meritocracia e Academia Votorantim, com treinamentos e cursos de ótima qualidade que auxiliam no desenvolvimento de cada funcionário

Contras: Necessita de melhor integração entre as áreas. Em algumas situações, os trabalhos são realizados de forma isolada, ocorrendo envolvimento somente em casos pontuais. As políticas, normas e regras da empresa precisam ser melhor divulgadas e disponibilizada para os funcionários..

Reconhecimento da Votorantim

Consultor

Prós: Reconhecimento, Oportunidades, Remuneração e visibilidade de mercado e entre as empresas do Portfólio. Infraestrutura também é um ponto positivo. Plano SDV também é um ponto positivo.

Contras: Integração entre áreas, tratamento entre diferentes cargos, organização de áreas de back-office, tempo de resposta de internas de suporte aos funcionários

Ótima empresa

Prós: Desafios, conexão com outras áreas, remuneração, pacote de benefícios, autonomia, eventos de alinhamento entre alta liderança e toda a votorantim, facilidade de acesso aos líderes.. É uma ótima empresa, acima do mercado e isso precisa ser valorizado.

Contras: É uma empresa pequena/média que gere um portfólio com números grandes por isso tem ainda muitas vezes processos desnecessários que são aplicados e só fazem sentido para o ambiente industrial como de suas empresas investidas. Muita coisa já está mudando relativo a esse ponto, mas ainda tem processos que precisam ser revistos. A falta de diversidade também é outro ponto que precisa mudar. As pessoas que trabalham na empresa hoje, na maioria, tem formações e experiências de vida muito parecidas. O novo programa de estágio pode ser uma possibilidade de mudar isso.

Conselhos para presidência: Acompanhar o desempenho dos líderes da empresa para garantir que a cultura de autonomia e alta performance continuem sendo perpetuadas em todos os níveis da empresa.

Estamos no caminho certo!

Prós: Aqui na Votorantim S.A. conseguimos ver nosso trabalho fazendo a diferença na organização, pois estamos próximos da tomada de decisão. Acredito que somos desafiados constantemente, temos bastante autonomia e boas ideias são sempre aceitas e compartilhadas.

Contras: Apesar de já ter evoluído muito, ainda sobram resquícios de hierarquia (mandatória). Há muito trabalho, o que faz as equipes trabalharem mais de 10 horas por dia.

Uma empresa que da autonomia a seus funcionarios

Analista Sênior

Prós: Alta exposicao com a alta lideranca, todos tem muita autonomia independente do cargo. As equipes sao pequenas e todos os funcionarios sempre estao dispostos a ajudar.

Contras: Como os temas que lidamos sao extremamente relevantes e, muitas vezes, sigilosos, o ambiente se torna excessivamente politco, o que pode tornar o clima um pouco mais "pesado".

Analista de Controladoria Júnior

Prós: As crenças e os valores da empresa, os treinamentos realizados, nome do grupo feito ao longo destes quase 100 anos e os benefícios ofertados.

Contras: As promoções só ocorrem quando surgem vagas, seja por desligamento de um colega ou movimentação deste dentro da empresa, o que pode demorar muito. Outro ponto é a quantidade de trabalho, faltam horas do seu dia para executar todas as tarefas necessárias. Ambiente de alta pressão para cumprimento dos prazos, o que pode comprometer a qualidade do trabalho.

Conselhos para presidência: O ritmo de trabalho vem aumentando então estudem formas para motivar cada vez mais seus funcionários, estudem novas formas de promoções e além dos benefícios, preocupem-se também com os salários pois estão exigindo cada vez mais entregas, mas os reajustes estão cada vez menores.

Gratidão

Analista Financeiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Reconhecimento pelo esforço, plano de cargos e salários sólidos, previdência privada, trabalho em equipe, benefícios indiretos atrativos, gerência atuante.

Contras: Acredito que fala comunicação entre algumas áreas que precisam ser relacionadas, isso acaba afetando o "nível de autonomia" que um analista pode ter.

Nem tudo é tão bom que não possa melhorar mais

Prós: Gestão atual mais próxima, comunicação mais eficaz, A atuação em geral mais coesa com os objetivos e metas da empresa e com o planejamento presente e futuro.

Contras: Nível de competitividade muito alto, que proporciona insegurança entre pessoas, elevando o grau de estresse, e proporcionando atitudes sem coerência e senso comum.

Conselhos para presidência: Continue assim, nunca tivemos um presidente tão capaz e próximo como hoje. Uma empresa só se mantém ao longo da estória, se é capaz de se modernizar e uniformizar suas falas com sua atuação, você foi o instrumento para isso!

Votorantim S.A.

Descrição:Somos uma multinacional 100% brasileira, presente em mais de 20 países, com atuação na gestão de um portfólio diversificado em setores estratégicos da economia, como cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro.

Queremos construir, juntos, a empresa dos sonhos e assim contribuir para um país cada vez maior. Para nós, trabalho significa ser protagonista e impactar a vida de milhares de pessoas e comunidades inteiras. Acreditamos no crescimento sustentável com geração de valor e, por isso, atuamos de forma responsável e transparente, respeitando as pessoas e as comunidades onde atuamos.

Buscamos pessoas alinhadas aos nossos Valores e Crenças, que acreditem no trabalho em equipe e na busca constante pela superação e excelência. Profissionais que queiram sempre tentar algo novo e melhor, que tenham paixão infinita por empreender e produzir. E que acima de tudo, queiram fazer história, #ProduzindoFuturos!