Como é trabalhar na Votorantim S.A.?

Melhorar as condições aos funcionários

Prós: Contato direto com os gestores, promovendo um grande ganho de conhecimento; ambiente agradável para se trabalhar; trabalho em equipe valorizado.

Contras: ao contrário da tendência atual, a votorantim adota uma postura rígida com seus colabores. Não há flexibilização de horários; a carga de trabalho é bastante elevada; ficar até mais tarde na empresa e/ou levar trabalho para casa no final de semana são comuns. Salário não compatível a quantidade de trabalho.

Conselhos para presidência: Observar a tendência atual e preocupar-se com a qualidade de vida dos colabores. Uma política mais flexível de horários, por exemplo, é capaz de deixar o funcionário mais satisfeito e eficiente. Bônus pelo alcance de metas também poderiam ser implementado e as horas extras também observadas.

A Votorantim é uma empresa humana, que acredita e investe em seus empregados.

Prós: Empresa que investe muito em treinamentos e no desenvolvimento das pessoas. Ela te proporciona uma transformação no seu desenvolvimento de profissional e pessoal, com ações que te estimulam para o autoconhecimento, dos pontos fortes e a desenvolver durante a trajetória profissional, como também te influencia da reflexão sobre o seu papel na sociedade e o como você pode contribuir.

Contras: O único ponto que elencaria como a melhorar, seria a implementação de home office para alguns cargos e áreas, que poderia beneficiar a empresa quanto ao empregado.

Conselhos para presidência: - Continuem assim! Investindo nas pessoas!

Empresa com boas oportunidades de desenvolvimento

Prós: A empresa tem um ótimo ambiente de trabalho, permite o desenvolvimento da carreira com desafios e comportamento voltado para excelência, mas sem perder a leveza.

Contras: Poderia aproveitar o fato de possuir uma unidade de atuação no Peru para ampliar as oportunidades de carreira internacional e/ou oferecer períodos de "intercâmbio profissional".

Crescimento profissional

Analista Sênior

Prós: Possibilidade de exercer as atividades com liberdade e autonomia com responsabilidade na execução. Oportunidades para desenvolvimento interno no grupo, treinamentos pertinentes, qualidade de vida.

Contras: Ter maior sinergia entre as áreas para o crescimento do grupo, maiores discussões com as demandas, definição dos papéis e responsabilidades.

Excelente ambiente para desenvolvimento profissional e pessoal

Consultor

Prós: Além de ter um clima muito bom, a empresa nos incentiva diariamente a pensar em assuntos que estão muito em pauta. Extremamente importante e gratificante estar em um ambiente em que as pessoas vivem inovação e saber que a empresa está se preparando para o futuro do negócio.

Contras: A falta de flexibilidade no horário de trabalho. A jornada altamente engessada não é muito adequada aos novos rumos que a empresa está tomando.

A desejar.

Analista de Controladoria PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Todos os benefícios oferecidos e possibilidade de crescimento na carreira. Gerência competente para administrar empresa de grande porte.

Contras: Modelo de trabalho da empresa, onde o processo é externamente fragmentado. Ausência de poder de decisão para resolução dos problemas e em paralelo, metas quase impossíveis de alcançá-las.

Conselhos para presidência: Pensar com equilíbrio entre o que é melhor para a empresa e funcionário.

Empresa transitória, porém agrega marca ao CV

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa multinacional brasileira, oportunidades para outros negócios, envolvimento com outros negócios (dependendo do cargo e área), infraestrutura, bons benefícios, alguns gestores enxergam muito o esforço da equipe.

Contras: No CSC a possibilidade de crescimento na carreira é mais uma propaganda para atração de talentos do que um valor realmente praticado pela empresa. Gestores do mais alto nível da liderança não praticam os valores pregados para os funcionários. Se você está no CSC e quer ir para um negócio, a dificuldade é muito grande devido aos baixos salários e limitações de movimentação.

Conselhos para presidência: Usar os resultados da pesquisa de clima para realmente melhorar algo para os funcionários. Forçar a alta liderança da empresa a praticar os valores e valorizar os funcionários. Nivelar os salários com São Paulo.

Alta performance

Consultor

Prós: Clima de trabalho excelente, com ambiente colaborativo, sem perder de vista a expectativa de alta performance. Além disso, a alta liderança mostra transparência e objetividade nas comunicações e direcionamento aos times

Contras: Apesar do time de alta performance, oportunidades de crescimento na carreira podem demorar em algumas áreas, tendo acarretado saída de pessoas de alto potencial nos últimos anos.

Conselhos para presidência: Redesenhar a estrutura de cargos e salários para acomodar um organograma mais fluido e que não impeça o crescimento profissional de colaboradores de alta performance, dado que a maioria das áreas em São Paulo trabalha por projetos e não por processos.

Realização profissional todos os dias!

Gestor

Prós: Oportunidade de trabalhar com times de alta performance, com autonomia e em um ambiente alegre. Na empresa, há oportunidades de crescimento e aprendizado contínuo abrangendo diversos temas. Trabalho em equipe também é algo muito presente no dia-a-dia.

Contras: Em alguns momentos o ambiente torna-se mais político, mas nada que atrapalhe a satisfação em trabalhar na empresa e é algo possível de se desenvolver.

Excelente

Assistente AEx-funcionário, saiu em 1999

Vazante, MG

Prós: Excelente empresa para se trabalhar, salários e benefícios muito bons, acima do mercado, ambiente agradável.

Contras: Corporativismo, crescimento depende mais de indicação do que de competência.

Votorantim S.A.

Descrição:Somos uma multinacional 100% brasileira, presente em mais de 20 países, com atuação na gestão de um portfólio diversificado em setores estratégicos da economia, como cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro.

Queremos construir, juntos, a empresa dos sonhos e assim contribuir para um país cada vez maior. Para nós, trabalho significa ser protagonista e impactar a vida de milhares de pessoas e comunidades inteiras. Acreditamos no crescimento sustentável com geração de valor e, por isso, atuamos de forma responsável e transparente, respeitando as pessoas e as comunidades onde atuamos.

Buscamos pessoas alinhadas aos nossos Valores e Crenças, que acreditem no trabalho em equipe e na busca constante pela superação e excelência. Profissionais que queiram sempre tentar algo novo e melhor, que tenham paixão infinita por empreender e produzir. E que acima de tudo, queiram fazer história, #ProduzindoFuturos!