Como é trabalhar na Votorantim Metais?

Minha experiência de ter trabalhado no Grupo VM Niquel.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Uma ótima experiência, trabalhando com profissionais da mais alta qualidade no setor de produção de cobalto. Um jeito inovador de organização e gestão de pessoas. Meus líderes diretos muito educados, dedicados e preocupados com o desempenho individual. Uma empresa que com certeza vou levar boas lembranças do tempo em que trabalhei com o grupo.

Contras: Vamos começar pelo sindicato que é praticamente ausente, não participativo. As tomadas de decisões por parte de alguns gerente e diretores em relação aos funcionários de baixo escalão deixa a desejar em vários aspectos, como por exemplo, melhorias em relação a promoções de cargos e salários, também deixa a desejar em tomadas de decisão afim de desligar alguns funcionários descontentes. Deveria abrir mais espaços entre a produção e a direção, fazendo ouvir mais a voz da fábrica em relação a melhorias em ambiente de trabalho.
    No lado da medicina do trabalho, eu acredito que deveria existir um turno na parte da noite com pelo menos 1 enfermeiro, pois já que a fabrica atua 24 hora, 7 dias por semana, é natural que sempre haja algum funcionário com algum desconforto que precisa de atendimento.
    A parte de manutenção também deixa muito a desejar pelo menos na fabrica de SMP. Se gasta muito dinheiro com reformar inúteis ou desnecessárias ou como exemplo uma sala de automação que custou alguns milhares de reais e nunca se quer entrou em funcionamento. Algumas reformas chegam a ser absurdamente caras (falo isso pois os valores gastos são apresentados em reuniões aos funcionários). Esse tipo de conduta de alguns que tem "carta branca" pra assinar compras como estas só faz é afundar cada vez mais uma empresa séria como o Grupo Votorantim. Houve também uma forte campanha de redução de custos e gastos, onde foi cortado inúmeras coisas, como por exemplo, alguns itens das maquinas de café, itens do café, das refeições, e outros cortes que afetavam mais a parte fabril. por outro lado os grandes continuavam com seus carros caros alugados, cartões corporativos com limites mensal de valor alto, viagens e hospedagens em hotéis caros. Quero deixar claro que não estou sendo demagogo falando da direção e seus benefício, mas quero dizer que a redução deve ser em um todo, e não só em partes.

Conselhos para presidência: Gostaria em primeiro lugar de agradecer aos senhores presidentes por me conceder a oportunidade de trabalhar no Grupo Votorantim e pedir que olhem com carinho por seus funcionários. Há muita gente ali que tem de ser valorizado e acredito que fazem seu trabalho muito além do profissionalismo, fazem com amor e dedicação.
    Espero que tudo o que eu escrevi em poucas linhas aqui, seja de alguma forma, retirado pontos que ajudem aos senhores a melhorar cada vez mais a empresa, fazendo dela a melhor empresa pra se trabalhar do Brasil e do mundo.

Abraços a todos!

Ex-funcionário, saiu em 2000

Paracatu, MG

Prós: Prezados(as) Srs(as), na verdade eu sou aposentado por invalidez, o que significa que ainda não me separei totalmente da empresa, dado que não se dá baixa na carteira de trabalho por este motivo. Há uma satisfação sim, de ter trabalhado nela nos meus 23 anos de trabalhos como técnico mecânico. O que posso falar-lhes é que foi a partir da segunda metade dos anos 80, quando foi comprada pelo grupo Votorantim, que as coisas começaram a realmente dar certo. Quando eu digo certo, foi com a certeza de que o empresário Antônio Ermírio a comprou sabendo do certo investimento que estava fazendo e com isso seríamos certamente ser mantidos no quadro de trabalho. Muitas melhorias foram feitas, sobretudo no tocante ao atendimento dos convênios, nos deixando mais tranquilos por ter mais uma opção de atendimento, não só para nós, como também extensivo aos familiares. Vários foram os treinamentos que foi promovidos aos colaboradores, no sentido de melhorar ainda mais a qualificação de cada profissional, e, por conseguinte, a qualidade dos serviço e produtos oferecidos pelo grupo.

Contras: No que diz respeito ao quadro de carreira e salários, eu não fui agraciado da forma como eu acho que deveria, por ter iniciado na empresa desde 1978. Cresci em conhecimentos sobre os trabalhos que fazia nela, sobretudo no que dizia respeito à área de lubrificação, tanto automotica, quanto industrial. Não obstante ter na época em que fui afastado, um salário de 9,5 salários mínimos da época, hoje sei que na verdade era um bom salário, mas, por estar aposentado por invalidez, e sem o plano de saúde que tinha na época, penso que a empresa neste caso faltou comigo, por me tirá-lo, já que ainda sou fixado por lei. No momento em mais estou precisando deste plano, não posso usá-lo, pois me tiraram tão logo foi concedido a carta de concessão de aposentado. Outra coisa que fiquei insatisfeito, tão logo ficou caracterizado a aposentadoria, entrei com o pedido de indenização de acordo com o seguro que fiz no inicio dos anos 80. A seguradora negou e a empresa não fez muito caso de me defender das alegações de que o INSS não é o órgão autorizado a dizer se estou ou não inválido para o trabalho.

ambiente desafiador

Analista Sênior

Prós: Empresa que proporciona vários desafios em minha carreira, ótimo ambiente de trabalho e reconhecimento profissional.

Contras: Falta mais autonomia para as unidades de negocio, bem como a valorização do pool sucessório. Hoje a maioria dos executivos vieram de outras empresas.

Boa remuneração mas pouca comunicação

Analista de Suprimentos

Prós: Os benefícios oferecidos e as ferramentas de gestão

Contras: A comunicação da tomada de decisões

Conselhos para presidência: Divulgar com exatidão a situação da empresa e a estrategia a ser seguida para todos os funcionários.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Alumínio, SP

Prós: Adquiri muita experiência, Aprende sobre diversas área, Empresas em diversas cidades, Transporte, refeitório, plano de saúde e odontológico são bons, Segurança é levado a sério.

Contras: Salário baixo, Horário ruim, Cesta básica ruim, Não oferece participação de lucro, No geral foi uma boa experiência, os benefícios podiam ser melhores.

Salarial

Engenheiro

Prós: Beneficios, ambiente, desafios

Contras: Demora na promoção dos funcionarios

Conselhos para presidência: Aproveitar talentos internos

Apenas nome no mercado de trabalho diferente da realidade de quem esta dentro da organizacao

Engenheiro de ConfiabilidadeEx-funcionário, saiu em 2014

Niquelândia, GO

Prós: Valor no mercado de trabalho, como experiencia.

Contras: Visao limitada da alta Gerencia, gerando grande turn over. Acumulo de funcoes devido a este. Gerencia por expasmo.

Conselhos para presidência: Nao avaliar apenas os numeros fornecidos. Um face a face com aqueles que saem para verificar realmente os motivos da saida.

ótima empresa

Coordenador

Prós: Solidez, ética, orgulho, crescimento sustentável

Contras: Cultura externa, plano sucessório

Aqui você constrói e realiza sonhos

Técnico Administrativo III

Prós: É uma escola...quem quer aprender...é o melhor local

Contras: Cultura da empresa, muito conservadora

Prós: É uma empresa que da oportunidade para aprender, fornece conhecimento.

Contras: Não reconhece o bom funcionário.

Conselhos para presidência: Pessoas insatisfeitas podem quebrar uma instituição, valorize-as, não tenham nojo de as olhar nos olhos e dar um bom dia! Reconheça o bom funcionário!

Votorantim Metais

Descrição:A Votorantim Metais foi criada em 1996, a partir de uma reorganização do modelo de gestão do Grupo Votorantim, que agrupou as unidades de negócio conforme a linha de atuação no mercado. Desde então, a VM passou a gerir todo o controle estratégico de quatro Unidades de Negócio – Alumínio, Aço, Níquel, Zinco. Dois anos depois, a Unidade de Negócio Aço desmembrou-se da Votorantim Metais e passou para a gestão da Votorantim Siderurgia. Desde sua fundação, a VM vem colecionando conquistas e resultados expressivos. Um dos fatores é que, a partir de 2009, todas as unidades da companhia passaram a operar a plena capacidade. Hoje, a VM é uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco, maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina e líder brasileira na produção de alumínio primário. Com a sinergia nas operações entre as diversas unidades de negócio, a Votorantim Metais consolidou-se como segunda maior empresa brasileira de metais não-ferrosos.