Como é trabalhar na Votorantim Metais?

Minha experiência de ter trabalhado no Grupo VM Niquel.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Uma ótima experiência, trabalhando com profissionais da mais alta qualidade no setor de produção de cobalto. Um jeito inovador de organização e gestão de pessoas. Meus líderes diretos muito educados, dedicados e preocupados com o desempenho individual. Uma empresa que com certeza vou levar boas lembranças do tempo em que trabalhei com o grupo.

Contras: Vamos começar pelo sindicato que é praticamente ausente, não participativo. As tomadas de decisões por parte de alguns gerente e diretores em relação aos funcionários de baixo escalão deixa a desejar em vários aspectos, como por exemplo, melhorias em relação a promoções de cargos e salários, também deixa a desejar em tomadas de decisão afim de desligar alguns funcionários descontentes. Deveria abrir mais espaços entre a produção e a direção, fazendo ouvir mais a voz da fábrica em relação a melhorias em ambiente de trabalho.
    No lado da medicina do trabalho, eu acredito que deveria existir um turno na parte da noite com pelo menos 1 enfermeiro, pois já que a fabrica atua 24 hora, 7 dias por semana, é natural que sempre haja algum funcionário com algum desconforto que precisa de atendimento.
    A parte de manutenção também deixa muito a desejar pelo menos na fabrica de SMP. Se gasta muito dinheiro com reformar inúteis ou desnecessárias ou como exemplo uma sala de automação que custou alguns milhares de reais e nunca se quer entrou em funcionamento. Algumas reformas chegam a ser absurdamente caras (falo isso pois os valores gastos são apresentados em reuniões aos funcionários). Esse tipo de conduta de alguns que tem "carta branca" pra assinar compras como estas só faz é afundar cada vez mais uma empresa séria como o Grupo Votorantim. Houve também uma forte campanha de redução de custos e gastos, onde foi cortado inúmeras coisas, como por exemplo, alguns itens das maquinas de café, itens do café, das refeições, e outros cortes que afetavam mais a parte fabril. por outro lado os grandes continuavam com seus carros caros alugados, cartões corporativos com limites mensal de valor alto, viagens e hospedagens em hotéis caros. Quero deixar claro que não estou sendo demagogo falando da direção e seus benefício, mas quero dizer que a redução deve ser em um todo, e não só em partes.

Conselhos para presidência: Gostaria em primeiro lugar de agradecer aos senhores presidentes por me conceder a oportunidade de trabalhar no Grupo Votorantim e pedir que olhem com carinho por seus funcionários. Há muita gente ali que tem de ser valorizado e acredito que fazem seu trabalho muito além do profissionalismo, fazem com amor e dedicação.
    Espero que tudo o que eu escrevi em poucas linhas aqui, seja de alguma forma, retirado pontos que ajudem aos senhores a melhorar cada vez mais a empresa, fazendo dela a melhor empresa pra se trabalhar do Brasil e do mundo.

Abraços a todos!

Votorantim Metais

Descrição:A Votorantim Metais foi criada em 1996, a partir de uma reorganização do modelo de gestão do Grupo Votorantim, que agrupou as unidades de negócio conforme a linha de atuação no mercado. Desde então, a VM passou a gerir todo o controle estratégico de quatro Unidades de Negócio – Alumínio, Aço, Níquel, Zinco. Dois anos depois, a Unidade de Negócio Aço desmembrou-se da Votorantim Metais e passou para a gestão da Votorantim Siderurgia. Desde sua fundação, a VM vem colecionando conquistas e resultados expressivos. Um dos fatores é que, a partir de 2009, todas as unidades da companhia passaram a operar a plena capacidade. Hoje, a VM é uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco, maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina e líder brasileira na produção de alumínio primário. Com a sinergia nas operações entre as diversas unidades de negócio, a Votorantim Metais consolidou-se como segunda maior empresa brasileira de metais não-ferrosos.