Como é trabalhar na Votorantim Metais?

Ex-funcionário, saiu em 2000

Paracatu, MG

Prós: Prezados(as) Srs(as), na verdade eu sou aposentado por invalidez, o que significa que ainda não me separei totalmente da empresa, dado que não se dá baixa na carteira de trabalho por este motivo. Há uma satisfação sim, de ter trabalhado nela nos meus 23 anos de trabalhos como técnico mecânico. O que posso falar-lhes é que foi a partir da segunda metade dos anos 80, quando foi comprada pelo grupo Votorantim, que as coisas começaram a realmente dar certo. Quando eu digo certo, foi com a certeza de que o empresário Antônio Ermírio a comprou sabendo do certo investimento que estava fazendo e com isso seríamos certamente ser mantidos no quadro de trabalho. Muitas melhorias foram feitas, sobretudo no tocante ao atendimento dos convênios, nos deixando mais tranquilos por ter mais uma opção de atendimento, não só para nós, como também extensivo aos familiares. Vários foram os treinamentos que foi promovidos aos colaboradores, no sentido de melhorar ainda mais a qualificação de cada profissional, e, por conseguinte, a qualidade dos serviço e produtos oferecidos pelo grupo.

Contras: No que diz respeito ao quadro de carreira e salários, eu não fui agraciado da forma como eu acho que deveria, por ter iniciado na empresa desde 1978. Cresci em conhecimentos sobre os trabalhos que fazia nela, sobretudo no que dizia respeito à área de lubrificação, tanto automotica, quanto industrial. Não obstante ter na época em que fui afastado, um salário de 9,5 salários mínimos da época, hoje sei que na verdade era um bom salário, mas, por estar aposentado por invalidez, e sem o plano de saúde que tinha na época, penso que a empresa neste caso faltou comigo, por me tirá-lo, já que ainda sou fixado por lei. No momento em mais estou precisando deste plano, não posso usá-lo, pois me tiraram tão logo foi concedido a carta de concessão de aposentado. Outra coisa que fiquei insatisfeito, tão logo ficou caracterizado a aposentadoria, entrei com o pedido de indenização de acordo com o seguro que fiz no inicio dos anos 80. A seguradora negou e a empresa não fez muito caso de me defender das alegações de que o INSS não é o órgão autorizado a dizer se estou ou não inválido para o trabalho.

Votorantim Metais

Descrição:A Votorantim Metais foi criada em 1996, a partir de uma reorganização do modelo de gestão do Grupo Votorantim, que agrupou as unidades de negócio conforme a linha de atuação no mercado. Desde então, a VM passou a gerir todo o controle estratégico de quatro Unidades de Negócio – Alumínio, Aço, Níquel, Zinco. Dois anos depois, a Unidade de Negócio Aço desmembrou-se da Votorantim Metais e passou para a gestão da Votorantim Siderurgia. Desde sua fundação, a VM vem colecionando conquistas e resultados expressivos. Um dos fatores é que, a partir de 2009, todas as unidades da companhia passaram a operar a plena capacidade. Hoje, a VM é uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco, maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina e líder brasileira na produção de alumínio primário. Com a sinergia nas operações entre as diversas unidades de negócio, a Votorantim Metais consolidou-se como segunda maior empresa brasileira de metais não-ferrosos.