Como é trabalhar na Votorantim Cimentos?

Uma empresa boa para trabalhar e difícil para crescer profissionalmente.

Votorantim, SP

Prós: Benefícios(Planos de Saúde[Bradesco Saúde] e Odontológico[Odontoprev], Aux. Farmácia[Funcional Card], Cartão Alimentação[Alelo], PLR[PPR- De 1 a 3 salários dependendo do alcance das metas estabelecidas].
    Ambiente de trabalho e relacionamento com colegas de trabalho é muito bom.
    Transporte fretado para a fábrica.
    Alimentação com refeitório terceirizado.

Contras: Falta visão e liderança de um modo geral.
    Meritocracia muito lenta e fraca, não consegue identificar e direcionar os talentos internos para novos desafios.
    Rotina de trabalho intensa, somente funções graduadas conseguem carga horária mais flexível, como horário administrativo.
    Sindicato da categoria é muito fraco e pouco atuante, deveria fazer pesquisas sobre as verdadeiras necessidades dos funcionários.
    Departamento pessoal (DHO) muito fraco, lento e desorganizado nas resoluções de situações-problema e situações corriqueiras.
    Empresa responsável pelo refeitório deixa a desejar.

Conselhos para presidência: Ouçam de fato as pesquisas de clima organizacional.
    Invistam em melhorias operacionais.
    Ajudem de fato aqueles que fazem da Votorantim Cimentos a maior industria de cimentos do Brasil e uma das maiores do mundo.

É como uma faculdade

Salto, SP

Prós: Tive a possibilidade de realizar estágio na Votorantim Cimentos durante um intercâmbio (Espanha-Brasil) e pude desenvolver o meu TCC na fábrica. Existe uma abertura para trabalhar em outros países e possibilidade de crescimento dentro da empresa. Para mim foi muito importante o que consegui aprender com os outros profissionais que aqui trabalham e poder realizar treinamentos. Senti orgulho de ter vestido a camisa da Votorantim desde o primeiro dia!

Contras: Quando a Votorantim iniciou, era uma empresa familiar, onde os cargos de lideranças eram ocupados por pessoas com conhecimentos técnicos. O principal problema era que quando a pessoa deixava a empresa, os conhecimentos se perdiam porque não existia um bom sistema de gestão e plano de desenvolvimento delas. Atualmente, a empresa está trabalhando fortemente nisto.

Conselhos para presidência: A cultura e os valores da Votorantim são espetaculares, e com isso se valoriza aos funcionários e colaboradores; mas é preciso garantir que isso seja aplicado no dia a dia.
    Achei muito bom o Programa de Estágio realizado, pois com isso se pode aplicar a cultura da empresa desde o primeiro dia, assim como conhecer outros estagiários e interagir com eles.

Uma das melhores empresas para se trabalhar até 2012 depois perdeu a mão.

Consultor de Riscos

Prós: Benefícios, Remuneração Variável e Ambiente de Trabalho

Contras: Falta de rumo da Direção, Não tem objetivo claro definido, Diretoria atual jogou os Valores e Crenças no Lixo.

Conselhos para presidência: Está se cercando de figurões que nada ou muito pouco entendem do negócio.

Votorantim Cimentos

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Amplo leque de oportunidades de crescimento interno. Ouvidoria para denunciar desvios de conduta, segurança do trabalho é o 1º valor da empresa, tem peso no currículo de qualquer profissional, PPR atrelado à metas e que pode chegar até 2,5 salários.

Contras: Gente & gestão tem uma política muito elitista, principalmente nos programas trainee. O crescimento interno para os colaboradores da operação é muito burocrático e lento, os gerentes e chefes não tem muita força em relação às políticas de gente & gestão e muitas vezes não conseguem reter talentos por causa dessa política.

Conselhos para presidência: Revisar as políticas de gente & gestão e principalmente os pilares da meritocracia nas unidades, pois acredito que colaboradores talentosos e comprometidos devem ser motivados a ficar e crescer no grupo.

como trabalhar para um idiota. isso igual ao livro

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ter contato com muitos profissionais tops. Valoriza o currículo pois o mercado respeita o nome Votorantim. renda variável baseado em metas, apesar de na prática o controle de metas ser ridículo. possibilidade de crescimento. tinha acesso a grandes obras e grandes empresas. A empresa tem sucesso no mercado então é inegável a capacidade de realização da empresa como um todo.

Contras: É possível ser um incompetente e crescer bajulando as pessoas certas, cultura do medo de quem está acima. muita falação sem ação. tive o infeliz azar de cair em um departamento com gerencia fraquíssima, onde quem estava abaixo sobrevivia bajulando, o que chegava a promover coordenadores totalmente inaptos ao cargo, isso pesou muito na minha saída. Ao mesmo tempo tinha contato com departamentos que eram outro mundo, liderança excelente, real comprometimento da equipe, o que gerava resultados, não manipulações. A empresa é muito grande possuindo diferentes culturas dentro dela mesma, apesar da balela toda dizer que não. indico muito para amigos, apenas falo pra estudar bem quem esta acima, se vale a pena tolerar.

Conselhos para presidência: Não olhem apenas os números das pessoas, alem de imprecisos eles são manipuláveis, tentem realmente conhecer o trabalho desenvolvido.

Uma boa empresa para trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Excelente ambiente para crescimento profissional.

Contras: Muitos cargos de chefia, com maus gestores.

Boa escola de aprendizado e desenvolvimento

Trainee

Prós: Clima, estrutura, desenvolvimento de pessoas, investimento, programa Potenciar, relevância global, capilaridade e grandeza do negócio

Contras: Burocracia, desorganização, falta de segurança nas informações estratégicas, carreira no exterior pouco viável

Conselhos para presidência: Maior valorização de fato de práticas sustentáveis enquanto valor estratégico, investimento em tecnologia robusta para uso comercial, melhor segurança nas informações internas, sinergias entre corporativo e regionais

Uma empresa legal para trabalhar

Trainee

Prós: VC tem muitas oportunidades para fazer carreira na empresa e outras empresas do grupo, tem uma cultura organizacional forte e um ambiente de trabalho muito agradável.

Contras: Os salários nos primeiros níveis são baixos e o processo seletivo de algumas posições é feito por estagiários que não sempre estão bem preparados

Ótima empresa, falta oportunidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa valoriza o funcionário e investe em capacitação. Bom salário e bons benefícios. Os valores da empresa são realmente praticados e incentivados.

Contras: A crise do setor influencia na existência de oportunidades, o que leva a empresa a perder potenciais talentos. Fora isso, não há pontos negativos.

Excelente lugar para se desenvolver

Prós: Funcionários muito prestativos, um clima amigável no escritório e gestores/superiores que se dedicam bastante ao desenvolvimento do estagiário. A estrutura é muito forte e a empresa se importa muito em fazer as coisas de maneira correta e transparente e se preocupa com melhoria e eficiência contínua. Também tem uma excelente localização e pacote de benefícios.

Contras: Área de RH um pouco confusa, algumas vezes deixa o funcionário na mão. Geralmente é necessário correr atrás das informações pré e pós-contratação. Além disso, apesar do pacote muito bom de benefícios a bolsa auxílio poderia ser um pouco maior pois está um pouco abaixo da média de empresas de mesmo porte.

Conselhos para presidência: Reforçar a área de RH com mais recursos ou melhor gestão/treinamento.

Votorantim Cimentos

Descrição:Presente no negócio de materiais básicos de construção (cimento, concreto, agregados e produtos complementares) desde 1936, a Votorantim Cimentos é atualmente uma das oito maiores empresas globais do setor, com forte presença nas Américas, Europa, Ásia e África destacando-se pela sua excelência operacional e práticas de gestão. No Brasil, mantém a liderança de mercado com 40% de participação. Possui 60 unidades de produção em praticamente todos os estados brasileiros e 100 centrais de concreto. Comercializa mais de 40 produtos, com destaque para as marcas Votoran, Itaú, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa e Engemix. Na América do Norte, opera 6 fábricas de cimento, 150 unidades de agregados e concreto e possui ainda participações acionárias na Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Peru. Em 2012, a Votorantim Cimentos passou a atuar também nos mercados da Turquia, Marrocos, Tunísia, Índia, China e Espanha.