Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Volvo?

186 postagens (72 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

4.08
  • Remuneração e benefícios
    4.16
  • Oportunidade de carreira
    3.06
  • Cultura da empresa
    4.01
  • Qualidade de vida
    4.23

Recomendam a empresa a um amigo


  • Há 7 meses

    Decadência

    Business AnalystEx-funcionário, saiu em 2016

    Curitiba, PR


    Prós: Próximo da minha casa. Estacionamento gratuito. Perto da BR. Possibilidade de treinamento e viagem para a matriz sueca. Salário. Bônus. Assistência médica. Ambulatório. Academia e a estrutura no geral.

    Contras: A Volvo enterrou o Volvo Way que pregava o respeito e paixão pelas pessoas. Hoje ela é uma empresa comum que não investe no seu funcionário, que não dá aumento se o sindicato não exigir e o pior de tudo é terceirizar funcionários com mais de 7, 10, 30 anos de casa. Era uma empresa maravilhosa baseada na meritocracia que com o passar dos anos passou a beneficiar aqueles que não tem senso crítico e só dizem o que o gestor quer ouvir. Além de fazer pressão para que você sempre vote contra o sindicato, mesmo que o sindicato esteja propondo algo bom para o funcionário. Se você gosta de dizer o que pensa, tem um senso crítico e gosta de contribuir com o processo e a estratégia da empresa... A Volvo não é o lugar ideal para você. Pessoas com personalidade e visão de mercado e de mudanças não são bem vindas.

    Conselhos para presidência: Trate os brasileiros como os suecos são tratados. Sem mentiras ou enrolação sobre o futuro do profissional. Aquele número em sua planilha de excel, tem uma vida, família e contas pra pagar e não pode ser enganado como vocês enganaram no outsourcing do projeto Oden. Sejam transparentes e valorizem pessoas que não tem medo de se expressar.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 10 meses

    Desastroso.

    Comprador PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

    Curitiba, PR


    Prós: Bom plano de saúde, boa estrutura da associação de funcionários. A empresa possui uma filosofia linda, porém, os gerentes não têm a capacidade de replicar (então não adianta).

    Contras: Meritocracia zero, crescimento impossível. Há legítima preferência por alguns funcionários, e isto acaba desmotivando os demais da equipe. Se você se nega a atender os caprichos do chefe, todas e quaisquer possibilidades de crescimento desaparecem.

    Conselhos para presidência: Valorizar mais as pessoas e pagar corretamente horas extras.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 1 ano

    Se você for sortudo, siga em frente. Caso o contrário, fique longe dessa empresa!

    EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

    Curitiba, PR


    Prós: Benefícios como Transporte Fretado, Vale-Alimentação, Alimentação no Local (que deixa à desejar), ambulatório e plano de saúde, associação de funcionários. Contato com sedes no mundo todo faz com que o funcionário se desenvolva muito no inglês.

    Contras: Como descrevi no título, você tem que ter sorte. Do mesmo jeito que vários estagiários se deram bem, muitos pegaram uma área sem ligação nenhuma com o curso de formação e com gestores sem estrutura nenhuma para te ajudar no seu desenvolvimento. A política de RH vende uma imagem, mas não cumpre. Em momentos de Greve, os estagiários (mesmo comparecendo ao trabalho) não tinham garantia nenhuma de que receberiam, ficava muito à cargo do seu gestor ser ''legal'' com você ou não. Muitos funcionários trabalham muito longe, e por isso acordam extremamente cedo (qualidade de vida diminui muito). A rotatividade aumentou muito em meses, e os funcionários trabalham diariamente com medo do que pode acontecer. A burocracia nos processos da empresa é muito grande, tudo demora para acontecer e muitas vezes você fica um tempão com o processo parado pois depende de outras pessoas. Para você subir de cargo, você precisa ser ''amigo do chefe'', pois ''ser bom'', na maioria das vezes, não conta.

    Conselhos para presidência: Acredito que os estagiários são de grande utilidade para a empresa, por isso deveriam ser mais valorizados. Avaliem melhor os gestores e áreas que receberão os mesmos, pois isso é extremamente importante para que o estagiário se desenvolva e prospere, trazendo bons resultados para a empresa. Avaliem se a área necessita de um estagiário, se o trabalho que o mesmo fará está dentro da área de formação e se o gestor tem estrutura psicológica e profissional para apoiar e desenvolver um estagiário.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 1 ano

    uma pena...

    InstrutorEx-funcionário, saiu em 2016

    Curitiba, PR


    Prós: Os benefícios são bons e um dos pontos altos é a associação dos funcionários, com muitas possibilidades de lazer para as famílias dos colaboradores.

    Contras: Deixou de lado totalmente o Volvo Way , pois dispensar um colaborador com mais de 30 anos de casa, prestes a encaminhar a aposentadoria, não é muito ético

    Conselhos para presidência: Hoje , o que estão fazendo com os empregados, não tem nada do antigo Volvo Way...

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 2 anos

    Era bom

    Soldador

    Curitiba, PR


    Prós: Ambiente de trabalho muito bom.Segurança sempre em primeiro lugar ,plano de negócios aberto para todos os colaboradores deixando claro o que a empresa tem em vista para os próximos anos .

    Contras: Em crise não pondera para demissões.Lideranças despreparadas para tempos de pressão interna (devido a queda nas vendas ou queda de qualidade),

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 5 meses

    Analista de Desenvolvimento de Produto

    Curitiba, PR


    Prós: A empresa possui bons benefícios para funcionários. Remuneração era competitiva, e apesar de ainda estar acima da média do mercado está sendo reduzida gradativamente. O horário é semi-flexível.

    Contras: A empresa não oferece progressão de carreira e pouquíssimas oportunidades de formações formais. Contratam-se terceiros para fazer o papel de funcionários pela metade (ou menos) da remuneração, e não são desenvolvidos para cargos futuros. Estagiários não são desenvolvidos a ponto de terem continuidade de carreira ou tornarem-se efetivos da empresa. A cobrança e a pressão é feita de forma caótica, sem planejamento para as atividades ou correto gerenciamento do trabalho. Falta de transparência com os resultados da companhia. Falta de abertura dos gestores para conversa e para desenvolvimento.

    Conselhos para presidência: Ofereça um verdadeiro plano de carreira. Valorize os colaboradores, externos ou internos. Desenvolva os jovens para serem profissionais engajados. Ofereça oportunidades de estudo. Ofereça remuneração compatível com as funções. Aja conforme sua cultura, não conforme os números na parede.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 7 meses

    A morte do The Volvo Way

    CompradorEx-funcionário, saiu em 2016

    Curitiba, PR


    Prós: A empresa tem ótimos benefícios. Em termos salariais ainda era razoável quando trabalhava lá. Tinha um programa de saúde de bom suporte, e um bom espaço de lazer.

    Contras: Mudou muito a cultura organizacional, não construindo lideres mas sim chefes. Privam os salários mais baixos a experiência, e a politicagem de crescimento é muito forte, não pela capacidade e resultado, mas simplesmente porque gostam de tal pessoa.

    Conselhos para presidência: A volta pela paixão em trabalhar na empresa, companheirismo, trabalho em equipe.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 8 meses

    Quero ajudar, mas ta dificil

    Consultor

    Curitiba, PR


    Prós: Pacote de beneficios, horario flexivel. Possibilidade de trabalhar fora do país.

    Contras: Profissionais antigos, sem visao do mercado. Sao muito orgulhosos, nao tem humildade para aprender com os novos que vieram de fora. Empresa muito atrasada

    Conselhos para presidência: Ouvir mais o Operacional. Horizontalizar a hierarquia. Buscar gestores no mercado, de preferencia o automotivo.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 11 meses

    Uma boa empresa para se trabalhar se você já conseguir entrar com um bom salário

    Engenheiro de Produtos Pleno

    Curitiba, PR


    Prós: O tratamento entre as pessoas é realmente bom e não há pressão no trabalho. Estrutura de escritórios muito boa e proximidade com a linha, o que facilita o trabalho para os interessados.

    Contras: Remuneração baixa e praticamente é impossível crescer na área técnica. Pessoas com cargo Jr e Pl tem responsabilidade de Sr. Refeitório de má qualidade e caro se comparadas a outras empresas do mesmo setor na região. Interesse em entregas de mais qualidades e pressão na organização para que isso aconteça é visto com maus olhos perante a cultura organizacional.

    Conselhos para presidência: Rever políticas de RH e remuneração. PL&R e Bonus comum a todos limita o desempenho pelo mais baixo desempenho.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 1 ano

    Foi a melhor empresa pra se trabalhar. Hoje é mais do mesmo

    Gerente de Projetos (GP)

    Curitiba, PR


    Prós: Respeito às pessoas. Transparência. Possibilita um planejamento de carreira e movimentação interna e internacional. Empresa top pra quem é da área de engenharia.

    Contras: Já foi mais voltada ao cuidado com as pessoas, mas isto está diminuindo. Está cada vez mais longe de ser uma empresa sueca e mais próximo de uma empresa de terceiro mundo. Não é amelhor empresa pra quem não está na carreira em áreas ligadas à engenharia

    Conselhos para presidência: Olhe mais para os seus funcionários

    Recomenda a empresa: Não


Informações da empresa

Volvo

Descrição:Fundada em 1927, a Volvo é uma empresa sueca que produz e comercializa veículos comerciais, sendo a maior fabricante de caminhões do mundo. No Brasil, chegou no fim do anos 70, com a criação de ônibus, microônibus, equipamentos para construção e caminhões para a todo o país. Atualmente, possui concessionárias em todo o território nacional. Em todo o mundo, possui aproximadamente 100 mil funcionários.

Site

RH: quer atrair bons talentos?