Como é trabalhar na Volvo?

Desastroso.

Comprador PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Bom plano de saúde, boa estrutura da associação de funcionários. A empresa possui uma filosofia linda, porém, os gerentes não têm a capacidade de replicar (então não adianta).

Contras: Meritocracia zero, crescimento impossível. Há legítima preferência por alguns funcionários, e isto acaba desmotivando os demais da equipe. Se você se nega a atender os caprichos do chefe, todas e quaisquer possibilidades de crescimento desaparecem.

Conselhos para presidência: Valorizar mais as pessoas e pagar corretamente horas extras.

Se você for sortudo, siga em frente. Caso o contrário, fique longe dessa empresa!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios como Transporte Fretado, Vale-Alimentação, Alimentação no Local (que deixa à desejar), ambulatório e plano de saúde, associação de funcionários. Contato com sedes no mundo todo faz com que o funcionário se desenvolva muito no inglês.

Contras: Como descrevi no título, você tem que ter sorte. Do mesmo jeito que vários estagiários se deram bem, muitos pegaram uma área sem ligação nenhuma com o curso de formação e com gestores sem estrutura nenhuma para te ajudar no seu desenvolvimento. A política de RH vende uma imagem, mas não cumpre. Em momentos de Greve, os estagiários (mesmo comparecendo ao trabalho) não tinham garantia nenhuma de que receberiam, ficava muito à cargo do seu gestor ser ''legal'' com você ou não. Muitos funcionários trabalham muito longe, e por isso acordam extremamente cedo (qualidade de vida diminui muito). A rotatividade aumentou muito em meses, e os funcionários trabalham diariamente com medo do que pode acontecer. A burocracia nos processos da empresa é muito grande, tudo demora para acontecer e muitas vezes você fica um tempão com o processo parado pois depende de outras pessoas. Para você subir de cargo, você precisa ser ''amigo do chefe'', pois ''ser bom'', na maioria das vezes, não conta.

Conselhos para presidência: Acredito que os estagiários são de grande utilidade para a empresa, por isso deveriam ser mais valorizados. Avaliem melhor os gestores e áreas que receberão os mesmos, pois isso é extremamente importante para que o estagiário se desenvolva e prospere, trazendo bons resultados para a empresa. Avaliem se a área necessita de um estagiário, se o trabalho que o mesmo fará está dentro da área de formação e se o gestor tem estrutura psicológica e profissional para apoiar e desenvolver um estagiário.

uma pena...

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Os benefícios são bons e um dos pontos altos é a associação dos funcionários, com muitas possibilidades de lazer para as famílias dos colaboradores.

Contras: Deixou de lado totalmente o Volvo Way , pois dispensar um colaborador com mais de 30 anos de casa, prestes a encaminhar a aposentadoria, não é muito ético

Conselhos para presidência: Hoje , o que estão fazendo com os empregados, não tem nada do antigo Volvo Way...

Era bom

Soldador

Prós: Ambiente de trabalho muito bom.Segurança sempre em primeiro lugar ,plano de negócios aberto para todos os colaboradores deixando claro o que a empresa tem em vista para os próximos anos .

Contras: Em crise não pondera para demissões.Lideranças despreparadas para tempos de pressão interna (devido a queda nas vendas ou queda de qualidade),

Uma boa empresa para se trabalhar se você já conseguir entrar com um bom salário

Engenheiro de Produtos Pleno

Prós: O tratamento entre as pessoas é realmente bom e não há pressão no trabalho. Estrutura de escritórios muito boa e proximidade com a linha, o que facilita o trabalho para os interessados.

Contras: Remuneração baixa e praticamente é impossível crescer na área técnica. Pessoas com cargo Jr e Pl tem responsabilidade de Sr. Refeitório de má qualidade e caro se comparadas a outras empresas do mesmo setor na região. Interesse em entregas de mais qualidades e pressão na organização para que isso aconteça é visto com maus olhos perante a cultura organizacional.

Conselhos para presidência: Rever políticas de RH e remuneração. PL&R e Bonus comum a todos limita o desempenho pelo mais baixo desempenho.

Foi a melhor empresa pra se trabalhar. Hoje é mais do mesmo

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Respeito às pessoas. Transparência. Possibilita um planejamento de carreira e movimentação interna e internacional. Empresa top pra quem é da área de engenharia.

Contras: Já foi mais voltada ao cuidado com as pessoas, mas isto está diminuindo. Está cada vez mais longe de ser uma empresa sueca e mais próximo de uma empresa de terceiro mundo. Não é amelhor empresa pra quem não está na carreira em áreas ligadas à engenharia

Conselhos para presidência: Olhe mais para os seus funcionários

Avaliação sobre a Volvo

Analista de Marketing Pleno

Prós: Qualidade de vida, Estilo de gestão, Respeito pelas pessoas, ambiente agradável, empresa correta e idônea, estabilidade. Empresa boa para pessoas que não sonham muito em crescer na carreira e preferem qualidade de vida.

Contras: Falta de reconhecimento e não há possibilidades de crescer por meritocracia. É uma empresa onde as lideranças são engessadas. Não há oportunidade para os mais jovens.

Se você quer dinheiro , o melhor lugar. Se você quer crescimento não recomendo.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Beneficios ofertados para os funcionarios

Contras: Lideranças mal qualificadas e falta de incentivo para quem esta buscando qualificação em nivel superior

Já foi melhor

Engenheiro

Prós: Não bater ponto, plano médico muito bom, ar condicionado, não existe pressão psicológica para produzir ou atingir metas no meu departamento.

Contras: Crescimento profissional está muito condicionado à fazer amizade com a chefia e pouco relacionada à performance. empresa divulga dados incorretos em época de negociação trabalhista para beneficio próprio.

Conselhos para presidência: Deixar cada pessoa desenvolver seus talentos é muito importante para o futuro da empresa e não deve ser reprimido.

Já foi melhor...

Analista de Marketing

Prós: Cultura organizacional e valores da empresa Qualidade vida Experiências internacionais, com possibilidades concretas de vivência no exterior Associação Viking (clube dos funcionários)

Contras: Meritocracia cada vez menos existente, devido a acordos com sindicato que acabaram beneficiando somente o chão de fábrica Alta rotatividade e perda de benefícios nos últimos anos Salário para profissionais de alto desempenho está ficando defasado

Conselhos para presidência: Repensem na meritocracia, caso queiram reter funcionários de alto desempenho e engajamento Retornem o programa de bolsas de estudos e linguas

Volvo

Descrição:Fundada em 1927, a Volvo é uma empresa sueca que produz e comercializa veículos comerciais, sendo a maior fabricante de caminhões do mundo. No Brasil, chegou no fim do anos 70, com a criação de ônibus, microônibus, equipamentos para construção e caminhões para a todo o país. Atualmente, possui concessionárias em todo o território nacional. Em todo o mundo, possui aproximadamente 100 mil funcionários.