Como é trabalhar na Volvo?

Boa empresa para trabalhar

Coordenador

Prós: A empresa possui horário flexível, os salários compatíveis com as funções e temos de certa forma um bom work-life balance. As instalações são muito boas e o clima de trabalho é assertivo até um certo ponto.

Contras: Não temos muitas oportunidades de crescimento. Muito lideres não tem perfil para exercer tal função e acabam por desanimar os funcionários. As vagas de liderança são escassas e existe um padrão de líder, o qual se você não se encaixa, não será selecionado. O ambiente de trabalho não é tão amigável quanto costumava ser.

Conselhos para presidência: Rever cargos e salários

Boa empresa para estabilidade a longo prazo, ruim para crescimento profissional.

Comprador Pleno

Prós: Salário, nome de grande peso para o currículo, grande inteface com o exterior, muita interação com outras culturas, relativa estabilidade empregatícia.

Contras: Falta de plano de carreira, poucas perspectivas de crescimento profissional em razão da estrutura enxuta. Bastante burocrática e com processos complexos.

Diferenciada

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Um aprendizado para a vida. Você convive com pessoas muito capacitadas, que te fazem ter vontade de crescer e ser melhor sempre. A Volvo é realmente diferenciada.

Contras: Talvez por depender muito da Matriz, sueca, as decisões sejam mais lentas e isso pode influenciar nos funcionários e nas principais decisões da empresa no Brasil. Mas é algo cultural, completamente contornável.

Cultura sueca excelente para se trabalhar.

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Prós: Liberdade de trabalho, horários flexíveis, excelente pacote de benefícios como alimentação, seguro saúde, seguro de vida e descontos nas empresas conveniadas. Exige alta performance dos funcionários mas possui recompensa em forma de PLR e, para os executivos o bônus anual

Contras: existem muitos cargos de chefia e a maioria está despreparada para gerenciar grandes equipes. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. Muita panela. As promoções são efetivadas para quem é mais amigo do chefe.

Conselhos para presidência: muito boa empresa para se trabalhar.

Empresa boa para se trabalhar

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa proporciona crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. Há oportunidades de job rotation e efetivação. Compreensível no caso de doença

Contras: Infelizmente a empresa é muito engessada e é difícil mudas os processos já existentes, para que isso aconteça necessita de aprovação da alta diretoria.

Empresa fria e com alto grau de corporativismo.

Analisa de Produto e PreçoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Por ser uma empresa que tem uma imagem no mercado de estar sempre entre as primeiras no ranking de melhores empresas para trabalhar ela tem excelentes profissionais e ótimas pessoas querendo entrar, pois no passado ja pagaram ótimos bonus e excelentes benefícios.

Contras: A empresa convive com pessoal em cargos mais altos que NUNCA mudam a cabeça, tem uma cultura muito fechada para tudo que é novo e o ambiente de trabalho é muito pesado, pois querem verdadeiros robos trabalhando. Falam muito em diversidade de pensamentos e cobram muito em inovar, mas no fundo nao querem nada novo. Eles sempre trocam as bases, mas as cabeças sempre se protegem, um alto grau de corporativismo. Se a pessoal entra como estagiário na empresa ela adquire a cultura fechada e fria e convive com aquilo achando que é o correto e é o melhor, mas se a pessoa vêm de fora e nao se adapta a cultura da empresa dificilmente vai continuar a trabalhar lá! O RH da empresa é super distante do funcionário deixando tudo a cargo do Gerente e quando o mesmo nao entende ou nao quer entender o seu trabalho começa a perseguição.

Conselhos para presidência: Aplicar o que a se passa internamente como a diversidade de pensamentos e novas idéias. Deixar o ambiente mais agradável para se trabalhar, ja que o funcionário passa mais tempo na empresa do que com a própria família e por ultimo aproximar o RH do funcionário e garantir todos os direitos que a companhia prega e não aplica.

boa empresa, mas precisa melhora a sua administração

Supervisor OperacionalEx-funcionário, saiu em 2014

Pederneiras, SP

Prós: tem bons salários ,e muitos benefícios para os funcionários e suas familias , bom local para trabalho e extremamente organizado, excelente politica de treinamento dos funcionarios

Contras: muitos profissionais não estão capacitados para exercerem funções de lideres, os cargos que são chamados de chefes atuam como se fossem donos da empresa e não como se fossem parte dela.

A Volvo valoriza seus funcionários.

Gerente de Contas

Prós: Tem cafezinho, eu tenho a disponibilidade de ser variável em horários e posso ter diversos benefícios lá dentro, estou bem satisfeito e acho um privilégio trabalhar lá.

Contras: Eu acho que a empresa é muito boa em tudo, mas deveria ter mais litros de cafezinho e as linhas de montagem podiam ser mais extensas lá na produção, mas em geral todos tem um bom salário e bons benefícios.

Conselhos para presidência: Seguir as regras, fazer bom uso dos benefícios.

Empresa muito boa!

Analista de Exportação Júnior

Prós: Cultura, benefícios, coisas acontecem, treinamentos. Faz com que os funcionários tenham orgulho de trabalhar na empresa! Investem nos funcionários

Contras: Não há plano de carreira para os funcionários. Demora muito tempo para crescer ou conseguir mudar de área! Por outro lado tem muitas. Agás fora que podem se inscrever

Ambiente equilibrado

Estágio

Pederneiras, SP

Prós: Bom ambiente de trabalho, foco em qualidade final dos produtos, elevado nível técnico por parte dos funcionários e benefícios são satisfatórios.

Contras: Falta de plano de carreira estruturado, estrutura física deixa a um pouco a desejar bem como a comunicação interna em alguns momentos isolados.

Volvo

Descrição:Fundada em 1927, a Volvo é uma empresa sueca que produz e comercializa veículos comerciais, sendo a maior fabricante de caminhões do mundo. No Brasil, chegou no fim do anos 70, com a criação de ônibus, microônibus, equipamentos para construção e caminhões para a todo o país. Atualmente, possui concessionárias em todo o território nacional. Em todo o mundo, possui aproximadamente 100 mil funcionários.