Como é trabalhar na Volkswagen?

Uma empresa líder que deveria servir de modelo para todas as outras corporações.

SegurançaEx-funcionário, saiu em 2013

São Bernardo do Campo, SP

Prós: A Volkswagen cumpriu todos os acordos que foram feitos no ato da contratação e foi muito além em matéria de benefícios, me incentivou a voltar a estudar, ocasião em que entrei numa faculdade e, ao me receber, deu-me os mesmos direitos que os funcionários antigos já gozavam. Foi a melhor empresa em que trabalhei. Saia do serviço com a mesma alegria com que iniciava a minha jornada de trabalho. O reconhecimento pelo meu trabalho, por parte da empresa me motivava tanto quanto o salário e os demais benefícios, como: assistência médica, transporte, alimentação, e apoio nas mais variadas situações, entretanto, me aposentei e aproveitei um incentivo de demissão voluntária e me desliguei da empresa. Foi o passo mais acertado na minha vida profissional a minha decisão de fazer parte dos quadros de funcionário da Volkswagen.

Contras: Não ser possível eu ter a liberdade de visitar toda a empresa quando sinto saudade, mas entendo que se todo ex-funcionário tivesse tal benefício acabaria trazendo transtornos para a empresa...

Admirável!

Ponteador de Solda

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Salários altos para as funções, convênio excelente, política financeira conservadora, sustentabilidade incentivada em todos os sentidos, foco na qualidade do produto, organização no local de trabalho impecável (diria que a palavra que mais se aproxima do que eu quero descrever é 'neat' em inglês) me sinto numa verdadeira mini-Alemanha todos os dias, com protocolos e rotinas que me deixam orgulhoso de trabalhar lá e me dão vergonha da nossa educação/hábitos/polidez brasileira frequentemente rotulada de suja, corrupta, vulgar e mal-organizada.

Contras: Empresa adota uma política na relação com empregado por vezes austera o que fomenta formação de sindicatos e dá margem pra formação de partidarismo/politicagem dentro da empresa. Na minha opinião toda empresa sabe como tratar as humanidades de um empregado e detectar abuso de direitos por parte do empregado, logo, o sindicato é uma formação obsoleta e dispensável dados os avanços tecnológicos atuais (ficou mais fácil dispensar, mas, o sindicato sempre foi dispensável, como no caso da Termomecânica de SBC, onde cobre-se qualquer proposta imposta pelos sindicatos)

Engenheiro

Prós: Acredito que um dos poucos pontos positivos da Volkswagen seja a remuneração, ao menos na planta onde atuo, o que depois de algum tempo pode trazer uma angústia terrível, já que mesmo com todos os pontos negativos o integrante acaba se tornando "refém" da empresa justamente pela questão financeira.

Contras: O sistema de hierarquia e da ocupação dos postos. Por se tratar de uma empresa com mais de cinquenta anos de Brasil, e com alto número de funcionários, o nepotismo é a prática mais comum na empresa e pode ser verificada em todos os níveis hierárquicos. Isto acarreta em vários outros malefícios à empresa, já que pessoas extremamente incompetentes acabam por ocupar os mais variados postos, e o que é pior, sem medo algum de os perder, já que sentem-se de certa forma "protegidos" por aqueles que os colocaram ali. Semelhante a uma repartição pública dos dias atuais, em praticamente todos os departamentos, encontramos pessoas que não sabem onde, quando, como, e tampouco querem, fazer o que lhes compete.

Conselhos para presidência: Modificar o sistema de avaliação de desempenho "amigo". Demitir SIM, quando necessário. diminuir a diferença de benefícios entre os níveis hierárquicos. Efetuar processos seletivos onde pessoas do mercado externo possam se candidatar, para que se possa verificar o tamanho da incompetência dos "internos" que se candidatam. Incentivar a promoção por mérito comprovado, frente as promoções por comodismo. Nos setores de engenharia e desenvolvimento, dar preferência realmente a engenheiros por excelência, ao invés de compradores incompetentes. Descentralizar o sistema de liberação de aumentos de salário, onde quem é "amigo" do gestor recebe o incentivo e quem realmente trabalha padece, o que contribui para desmotivar aqueles que de alguma forma querem trabalhar corretamente.

Um Dinossauro em câmera lenta.

Santo André, SP

Prós: Empresa cobiçada pelo publico morador da região do ABCDM, por oferecer benefícios e salários justos acima da média do mercado local, porém uma realidade já em mudança onde novos contratados entram numa nova tabela salarial, reduzida em comparação com antigos funcionários. Empresa com ferramentas interessantes para administrar momentos de crises, trazendo estabilidade notável se comparado com outras empresas: Banco de horas / Banco de Dias / Shut Down / Lay off / férias coletivas, PDV. O lado bom da empresa acaba por beneficiar também funcionários sem o minimo de comprometimento com a empresa, o que faz com que alguns tiros saiam pela culatra.

Contras: Ponto negativo disparado: Nepotismo escancarado em todos os níveis hierárquicos, principalmente média e alta chefia. Troca de favores constantes para driblar politica da empresa que "tenta" inutilmente banir essa prática, cuja norma é não ter parentes subordinados diretamente, por isso as trocas de favores entre chefias de áreas diferentes. Notadamente tem trazido prejuízos delegando poderes a pessoas despreparadas, gerando um sentimento de frustração generalizado para os funcionários que lutam para se encaixar no perfil exigido, e mesmo atingindo, ou superando, jamais será o suficiente para concorrer com os "sangues azuis". Empresa excelente para quem tem parentes com poder na administração. Empresa movimenta projetos como um dinossauro em câmera lenta. Forte departamentalização, cultura retrógrada do "cada um defende o seu lado" em detrimento do bem comum para a Companhia. Falta de ação das Diretorias afim de promover integração e sinergia entre as diversas áreas trazendo grandes atrasos ao desenvolvimento de melhorias, para tornar os processos mais eficientes e robustos. Empresa com forte resistência a mudanças e inovações, extremamente lenta as respostas as necessidades do mercador consumidor, que vem punindo a mesma com o abandono da marca o que tem feito cair paulatinamente a participação de mercado da empresa.

Conselhos para presidência: Acabar com o Nepotismo, abrir as portas da empresa para profissionais arrojados, com visão ampla do mercado geral e dar liberdade para o trabalho. Muitos excelentes profissionais que vieram de fora sentiram-se sufocados por não conseguir desenvolver nada, devido resistência de outros departamentos ou da própria chefia, por receio que a pessoa pudesse se destacar. Promover a sinergia entre as diretorias, cobrar inovações, redução de custos. A fabrica ainda tem muita torneira aberta, muito pouco se fez na redução de custos. Existe um ditado que diz: Quando a cabeça não funciona o corpo padece. A cabeça da empresa é a presidência e a Direção da empresa, o corpo são os funcionários operacionais. Se a empresa não reagir com inovações, em breve, mesmo com todas as ferramentas de proteção o corpo será penalizado.

O que é ser terceiro residente na VW

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

São José dos Pinhais, PR

Prós: Pra quem é funcionário efetivo, empresa paternalista.

Contras: Fui terceira residente administrativo por anos e nunca tive oportunidade de efetivação. Existe um sistema de cabide e protecionismo, onde somente parentes e amigos mais chegados dos gestores é que tem oportundades de efetivação. Quando abrem vagas externas, ou até mesmo as internas, as pessoas já são definidas antes dos processos. Não existe imparcialidade.

Falta a valorização do profissional

São José dos Pinhais, PR

Prós: A comida no restaurante é gostosa, tem fretado para os funcionários, o que facilita o deslocamento, e o nome "Volkswagen" conta muito para o currículo.

Contras: O salário e benefícios estão bem abaixo do valor de mercado, não tem plano de carreira e absolutamente nenhuma chance de efetivação para estagiários e jovens aprendizes, chefes são grosseiros, é uma empresa muito conservadora e até preconceituosa e há uma grande exploração da mão-de-obra terceirizada.

Já foi melhor no passado (antes da crise e do Diesel Gate)

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Muitas oportunidades de aprendizado, diversas linhas de fretados para chegar a empresa que vão a diversas cidades e desconto para compra de veículos Volkswagen.

Contras: Estrutura extremamente burocrática e hierarquizada, remuneração ruim (os estagiários recebem por hora e trabalhada, portanto se há feriado, tal é descontado), restaurante ruim e, ainda por cima, precisa ser pago pelos funcionários, os estagiários realizam tarefas fora do Plano de Atividades (como levar o carro do chefe para lavar) e pouquíssimas chances de efetivação.

Conselhos para presidência: Parem de desperdiçar tanto papel com a impressão de pastas que depois serão jogadas no lixo.

atrasada.. burocratica... política...

Comprador Sênior

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Bom salarário, otimos benefícios, estabilidade, possibilidade de experiência internacional.

Contras: Area de compras da empresa com péssimo ambiente e muita pressão. Oportumidade de crescimento pra poucos e por política. Alguns supervisores e gerente executivo sem experiência. Atrasada nos processos de trabalho, excesso de procedimentos para serem desviados. Ferramentas de trabalho limitadas. Inacreditável uma empresa de respeito mundial ser tão ruim e limitada. Motivar funcionários é algo superficial, na verdade não existe.

Conselhos para presidência: A área está tão perdida, que a melhor solução seria trocar o departamento de compras inteiro. Mas como não é possivel, o melhor seria a começar com a contratação de todos os terceiros da área e aumentar a quantidade de vagas, pois todos estão sobrecarregados. Reciclegem e curso de liderança para todos os executivos. Desenvolvimento de carreira com transparência e objetividade.Melhorar os procedimentos e acabar com os desvios. Diminuir a exposição desnecessária dos compradores e passá-las aos executivos que recebem bem pra isso.

Reestruturação VW 2016

Engenheiro EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2016

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Empresa honra com seus compromissos de pagamento, dá grande estabilidade aos funcionários e possui horários flexíveis excelente para os mensalistas. Possui muitos benefícios compatíveis com o mercado.

Contras: A grande estabilidade dada pela empresa desenvolve colaboradores desmotivados e preguiçosos. O custo cobrado dos colaboradores para os muitos benefícios são abusivos. A ambiente em geral não é saudável. Local de difícil crescimento profissional.

Conselhos para presidência: Enquanto houver acordos coletivos que não permitam demitir funcionários desmotivados e ocorrer promoções sem meritocracia o ambiente na companhia dificilmente melhorará.

Boa remuneração tem o seu preço

Comprador

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Empresa é boa para ter como experiência no currículo e pela remuneração, benefícios e estabilidade do emprego. Não há mais pontos positivos a serem mencionados

Contras: Desorganização em todos os níveis gerenciais, plano de carreira é inexistente, avaliação de performance é muito pobre, extremamente política e burocrática, os objetivos da empresa parecem mudar a cada 2 meses, não há direcionamento claro. Ambiente é muito estressante, muita pressão interna. Dentro da empresa o funcionário é somente um número e não há nenhuma preocupação com a saúde dos mesmos.

Conselhos para presidência: Mudar toda a filosofia da empresa

Volkswagen