Como é trabalhar na Volkswagen?

Ônus e bônus de uma multinacional alemã

Engenheiro de Desenvolvimento do Produto

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Trabalho interessante, funcionários experientes, ótimo local para aprendizado. De maneira geral o ambiente de trabalho é positivo na maioria dos departamentos, sendo possível conciliar aprendizado à descontração.

Contras: Estrutura rígida, dificuldade de ascensão, dificuldade de otimizar processos internos ineficientes. Pelo tamanho da empresa (multinacional) ela é embasada quase que exclusivamente em processos, tornando-se num ótimo local para aprendizado porém sem grandes oportunidades de mudança do status quo.

Conselhos para presidência: Fomentar cultura de resolução de problemas e criar mecanismos para promover funcionários com essa característica. Infelizmente o programa de Trainee, pela qual eu ingressei, gera um gasto altíssimo para empresa e não gera o resultado esperado. Turnover (desistência) excede 50% em 3 anos do ingresso.

Volkswagen