Como é trabalhar na Voith Paper?

Infelizmente vai fechar em breve

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa multinacional, referência em engenharia, inovação, tecnologia. Existem muitos bons profissionais, pessoas interessadas em promover o desenvolvimento da empresa.

Contras: O mercado de papel está encolhendo rapidamente e os gestores do Brasil parecem ter desistido de competir. Infelizmente a direção da empresa no Brasil não exerce, de fato, as suas responsabilidades essenciais. Não identifica, não promove e nem participa das mudanças necessárias o que perpetua um dia a dia no qual os gestores trabalham de forma independente uns dos outros, sem coordenação e sem visão do negócio como um todo. Nenhum deles vai ao chão de fábrica, não estabelecem prioridades e nem metas. As informações são dúbias e difíceis de conseguir. Enorme resistência a mudança. Administração extremamente inchada (2 gerentes para cada funcionário operacional que aponta horas), o que eleva demais o preço dos produtos e serviços que assim perdem a competitividade a cada dia que passa. Modelo estagnado confiando que a matriz vai manter o negócio no Brasil por motivos estratégicos.

Conselhos para presidência: Trocar a alta direção no Brasil (todos os diretores e gerentes nível LoI-1-5, que são 35 enquanto existem apenas cerca de 60 funcionários operacionais.

Nova realidade

Assistente de Vendas

Prós: Estabilidade e bom ambiente de trabalho. As obrigações trabalhistas são cuidadas em dia. O plano de assistência médica é o Sul América básico, enfermaria. Fornece sexta básica e vale compras de brinquedos e alimentação para as festas de final de ano. Trabalha com horário flexível para os funcionários indiretos considerando um banco de horas de no máximo 30 horas.

Contras: Setor cíclico e mercado nacional carente de oportunidades forçam o encolhimento da empresa, que não se estruturou para isso. A falta de um plano sólido de gestão do conhecimento gera durante a reestruturação a fuga do mesmo, deixando a organização com uma operação complexa, cometendo e repetindo erros.

Conselhos para presidência: Motivar os profissionais mais experientes na organização que ainda geram valor a estabelecer procedimentos que solidifiquem o conhecimento dentro da organização. Adotar a cultura do Job rotation não só com os estagiários.

Revelar os problemas e alinhar soluções deveria ser estratégia para crescimento.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Política Corporativa orientada para segurança e excelência operacional; bom salário; oportunidades para aprendizado; benefícios; ambiente físico das instalações; profissionalismo de uma parte dos profissionais que lá trabalham.

Contras: A falta de disposição para transparência e alinhamento da alta gerência local (América do Sul) em relação às políticas corporativas globais impossibilitam a atuação produtiva de pessoal que atua nesta interface.

Conselhos para presidência: Make sure that Top Managers (local and corporative) are really doing what they are saying that they are doing.

Gostei muito de trabalhar nesta empresa

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Excelente empresa, produto, benefícios e pessoas

Contras: Oportunidade de crescimento, líderes há muito tempo na empresa dificultam a oxigenação

Voith digital venture

Estagiário Superior

Prós: Otima empresa, ótimo restaurante, salário alto comparado ao mercado de trabalho (provavelmente o mais alto para a área) e grande chance de crescimento pessoal e profissional, aprende muita coisa

Contras: Vagas para efetivação quase "hereditárias", empresa não está em uma fase boa, enfrenta a falta de investimentos para vendas de máquinas, algumas pessoas não são tão Colaborativas

Uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil

Gerente

Prós: Time de vendas e de engenharia coeso e sênior. Recruta preferencial "dentro de casa". Cultura de consenso e de forte treinamento. Atua no mercado internacional e oferece muitas oportunidades para todos os níveis.

Contras: Mercado de Papel e Celulose vem se reduzindo aos poucos, fazendo com que se estabeleça um clima depressivo que mina o moral dos colaboradores

Conselhos para presidência: Melhorar comunicação com os níveis hierárquicos médios.

Gestão

Analista Sênior

Prós: Estabilidade de carreira e profissionais de gestão dentro da empresa para todos os que lá trabalham Benefícios bons e ônibus fretado com bons benefícios

Contras: Falta apoio do RH e plano de carreira para tudo que lá trabalham com o perfil de mudanças alinhadas ao mesmo tempo em que a empresa fez a gestão

Ótima empresa para se trabalhar

Prós: A empresa possui uma boa infraestrutura para os funcionarios, salários são ligeiramente superiores aos praticados no mercado e o ambiente organizacional é agradável.

Contras: O que posso observar ja a algum tempo é que existe uma tendencia à estagnação proficional, não existe um plano de carreira, o que pode desmotivar o funcionario ao longo prazo.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Salário, benefícios, equipe do departamento porém isso varia de departamento para departamento, excelente empresa para se trabalhar.

Contras: Alguns métodos internos muito antigo deixa a desejar, não tem plano de carreira, muitas pessoas acomodadas sem inovação e com isso a empresa na se atualiza

Conselhos para presidência: Se atualizar nos processos

Satisfeito

Engenheiro Mecânico

Prós: Profissionais gabaritados e em sua maioria dispostos a compartilhar conhecimento. Empresa de tecnologia com excelentes oportunidades de expatriação e desenvolvimento pessoal.

Contras: Trata-se de uma empresa familiar e conservadora em seus mercados. O investimento em outros ramos pode levar a empresa a um patamar ainda mais elevado.

Conselhos para presidência: Desenvolvimento de pessoas para prosseguimento no setor atuante como referência tecnológica

Voith Paper

Descrição:Para a Voith Paper, o Brasil é um endereço chave para o atendimento dos mercados sul-americanos pelas Divisões do Grupo. Em 1994, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tissue foi inaugurado na cidade de São Paulo. Em 2011, o Centro foi inteiramente remodelado, e atualmente, sob o novo nome de Innovation Center, abriga tanto a máquina tissue piloto quanto as instalações de testes para secagem de celulose. Nele foram desenvolvidas grandes inovações tecnológicas como o ATMOS e a prensa de sapata NipcoFlex T.