Como é trabalhar na Voith Paper?

Infelizmente vai fechar em breve

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa multinacional, referência em engenharia, inovação, tecnologia. Existem muitos bons profissionais, pessoas interessadas em promover o desenvolvimento da empresa.

Contras: O mercado de papel está encolhendo rapidamente e os gestores do Brasil parecem ter desistido de competir. Infelizmente a direção da empresa no Brasil não exerce, de fato, as suas responsabilidades essenciais. Não identifica, não promove e nem participa das mudanças necessárias o que perpetua um dia a dia no qual os gestores trabalham de forma independente uns dos outros, sem coordenação e sem visão do negócio como um todo. Nenhum deles vai ao chão de fábrica, não estabelecem prioridades e nem metas. As informações são dúbias e difíceis de conseguir. Enorme resistência a mudança. Administração extremamente inchada (2 gerentes para cada funcionário operacional que aponta horas), o que eleva demais o preço dos produtos e serviços que assim perdem a competitividade a cada dia que passa. Modelo estagnado confiando que a matriz vai manter o negócio no Brasil por motivos estratégicos.

Conselhos para presidência: Trocar a alta direção no Brasil (todos os diretores e gerentes nível LoI-1-5, que são 35 enquanto existem apenas cerca de 60 funcionários operacionais.

Revelar os problemas e alinhar soluções deveria ser estratégia para crescimento.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Política Corporativa orientada para segurança e excelência operacional; bom salário; oportunidades para aprendizado; benefícios; ambiente físico das instalações; profissionalismo de uma parte dos profissionais que lá trabalham.

Contras: A falta de disposição para transparência e alinhamento da alta gerência local (América do Sul) em relação às políticas corporativas globais impossibilitam a atuação produtiva de pessoal que atua nesta interface.

Conselhos para presidência: Make sure that Top Managers (local and corporative) are really doing what they are saying that they are doing.

Gostei muito de trabalhar nesta empresa

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Excelente empresa, produto, benefícios e pessoas

Contras: Oportunidade de crescimento, líderes há muito tempo na empresa dificultam a oxigenação

Ótima empresa para se trabalhar

Prós: A empresa possui uma boa infraestrutura para os funcionarios, salários são ligeiramente superiores aos praticados no mercado e o ambiente organizacional é agradável.

Contras: O que posso observar ja a algum tempo é que existe uma tendencia à estagnação proficional, não existe um plano de carreira, o que pode desmotivar o funcionario ao longo prazo.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Salário, benefícios, equipe do departamento porém isso varia de departamento para departamento, excelente empresa para se trabalhar.

Contras: Alguns métodos internos muito antigo deixa a desejar, não tem plano de carreira, muitas pessoas acomodadas sem inovação e com isso a empresa na se atualiza

Conselhos para presidência: Se atualizar nos processos

Satisfeito

Engenheiro Mecânico

Prós: Profissionais gabaritados e em sua maioria dispostos a compartilhar conhecimento. Empresa de tecnologia com excelentes oportunidades de expatriação e desenvolvimento pessoal.

Contras: Trata-se de uma empresa familiar e conservadora em seus mercados. O investimento em outros ramos pode levar a empresa a um patamar ainda mais elevado.

Conselhos para presidência: Desenvolvimento de pessoas para prosseguimento no setor atuante como referência tecnológica

Uma grande oportunidade para aprender

Desenhista ProjetistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Trabalha em diferentes campos e possui uma grande estrutura. Isso possui um potencial de aprendizagem e desenvolvimento que é raro em outras empresas.

Contras: Embora trabalhasse bem e sempre recebesse avaliações positivas, ganhava bem abaixo da média dos funcionários da empresa, na época, que executavam atividades bem semelhantes as minhas.

Já foi uma empresa com espírito familiar

Vendedor ComercialEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa tem um pacote de bons benefícios . O ambiente de trabalho é bom. Tem refeitório e enfermaria no local. Possui linha de ônibus contratada para transporte dos funcionários.

Contras: Falta oportunidade de crescimento profissional. Algumas chefias são despreparadas para gerenciar pessoas priorizando o gerenciamento da oarte técnica.

Boa, mas pode melhorar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bom ambiente, bastante maleável, tranquilo. Precisa melhorar o treinamento dos estagiários, guiando-os para uma formação mais completa, voltado as necessidades da empresa.

Contras: Muitos funcionários antigos estão em cargos de gerencia, não possuem interesse em se reciclarem, estão acomodados. Enquanto alguns gerentes investem pesado na formação dos estagiários, outros não investem em nada.

Sólida

Engenheiro de Aplicações Pleno

Prós: A empresa possibilita Horário Flexível, possui refeitório no local, ônibus fretado para diversas localidades, empresa com forte nome no segmento. O salário está entre a média e a máxima do mercado.

Contras: A empresa aparentemente não têm intenção de investir em novos negócios no Brasil, direcionando os investimentos todos para a matriz ou para a filial chinesa. A estrutura organizacional é estagnada, havendo pouca ou nenhuma possibilidade de promoção.

Voith Paper

Descrição:Para a Voith Paper, o Brasil é um endereço chave para o atendimento dos mercados sul-americanos pelas Divisões do Grupo. Em 1994, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tissue foi inaugurado na cidade de São Paulo. Em 2011, o Centro foi inteiramente remodelado, e atualmente, sob o novo nome de Innovation Center, abriga tanto a máquina tissue piloto quanto as instalações de testes para secagem de celulose. Nele foram desenvolvidas grandes inovações tecnológicas como o ATMOS e a prensa de sapata NipcoFlex T.