Como é trabalhar na VLI Logística?

Empresa com oportunidade de crescimento, depende de sua dedicação.

Santa Luzia, MG

Prós: Oportunidades de aprendizado, crescimento profissional. Grande oportunidade de efetivação de estagiário. Claro que sua satisfação pode depender do supervisor do seu estágio tanto na VLI, ou em qualquer empresa. Mas há espaço para se mostrar serviço, pró-atividade. Pois você estará sendo 'observado' não só pelo seu supervisor, mas por todos que você mantém contato.

Contras: Distância, no caso de terminais e portos.

Conselhos para presidência: Dar atividades para responsabilidade do estagiário. Promover estagiários que se destacaram para trainees. Isso auxilia a empresa que já sabe do trabalho do estagiário e 'retêm' o talento, quanto para o estagiário, evita a fadiga de ter de passar por um processo seletivo tão longo, visto que o processo de estagiário também é longo. Ou então que somente pessoas que foram estagiários na VLI possam concorrer ao cargo de trainee. Isso já deixaria que o trainee entrasse com a cabeça e visão da empresa, também retendo talentos.

Sinceramente, entrar na VLI foi uma decepção.

Estagiário Superior

Prós: O conceito de VLI é ótimo. O marketing da empresa melhora cada vez mais e são vários os benefícios. Há chances de cair numa equipe bacana, caso tenha sorte.

Contras: Pessoas extremamente competitivas em vez de colaborativas; individualismo exacerbado; hierarquias vãs; pessoas não crescem pela competência, crescem por indicação; cultura Vale totalmente presente; não há harmonia entre as gerências; ostenta valores que não são atingidos.

Conselhos para presidência: Rever conceitos.

Apressada

Estagiário de Engenharia

Prós: O ambiente de trabalho e a equipe jovem

Contras: Pouca mobilidade no setor de operações ferroviárias

Empresa de logística

Analista de Planejamento Sênior

Prós: Ambiente de trabalho, interface com outras áreas, localização da sede, oportunidade de viajar e conhecer diferentes sites e operações da empresa.

Contras: Empresa com metas de crescimento arrojadas e que dependem muito do mercado. Sendo assim, a meta para alcance da remuneração variável se praticamente impossível, e como ebtida é gatilho, esse benefício deixa de existir.

Conselhos para presidência: Valorização das mulheres em cargos de liderança.

Empresa grande mas com muito a desenvolver

Analista de Suprimentos

Prós: o ambiente de trabalho é agradável e os colegas são cooperativos. Por ser uma empresa jovem, consegue tomar algumas decisões com mais agilidade.

Contras: muitas vezes surgem novas oportunidades dentro do setor ou em outra área da empresa, porém poucas são aproveitadas ou liberadas para fazer o processo seletivo.

Programa de estágio ruim

Prós: Empresa em franco crescimento, com novas vagas sendo criadas - inclusive em níveis de supervisão e gerencial. Existem várias oportunidades de melhorias de processos, uma vez que boa parte dos setores ainda está se estruturando. A VLi está se esforçando para mudar a cultura de estatal herdada da Rede Ferroviária e da Vale e implementar princípios de gestão e foco em eficiência.

Contras: Diferentemente do programa de trainee (que parece ser top), o programa de estágio é completamente desestruturado. Prepare-se para ser tratado como mão de obra barata: minha experiência como estagiário se resume a realizar tarefas operacionais que pouco agregam ao meu curso e que me propiciam pouco conhecimento do negócio de modo geral - o que me deixa muito frustrado :/ A Vli parece uma boa empresa, mas o programa de estágio deixa a desejar.

Conselhos para presidência: Conselho p/ RH: cuidem melhor dos estagiários. Não estamos tão na moda quanto os trainees, mas somos responsáveis por boa parte do trabalho intelectual que move a empresa.

Prós: Dinamismo da empresa, participação nos lucros, localização do prédio, facilidade de estacionamento, plano de saúde, interação com os demais empregados

Contras: Muito trabalho, pressão por resultados, fase de transição faz com que o prédio as vezes fique em obra, pouca interação entre gerente e estagiário

Decepção com vli

Técnico

Divinópolis, MG

Prós: Paga em dia e tem bons benefícios, fornece epis, tem discussão de segurança todos os dias, bom local de trabalho e boa estrutura e máquinas novas.

Contras: Empresa não tem plano de carreira, induz o funcionário a estudar mas não tem um plano para funcionários formados em engenharia, cargas são por indicação de padrinhos e não por competência, não há respeito profissional enfim muito frustrante trabalhar nessa empresa.

Conselhos para presidência: Observar melhor as pessoas que estão nos cargos de chefia principalmente supervisores que são muitos sem necessidade e tratam de forma equivocada e tendenciosa seus subordinados, por a.empresa não está tendo o resultado esperado e nem vai ter.

Gigante somente no nome...

Controlador de Terminal Agrícola IIEx-funcionário, saiu em 2016

Uberaba, MG

Prós: A empresa tem um nome que esta crescendo muito no mercado e pode chegar um dia ser a maior do segmento que atua, bons beneficios como vale refeiçao e alimentação.

Contras: A equipe de supervisão trata os funcionarios como nada, não somos tratados com respeito e tambem a empresa não valoriza os funcionarios, muito trabalho e salario muito abaixo da media pagando salrio minimo.

Conselhos para presidência: Da mais valor aos funcionarios e fazer uma pesquisa na cidade e ver com a media salarial para operadores e aumentar pq uma empresa com esse porte pagar salario minimo e uma vergonha..

Empresa nova em busca de identidade

Supervisor Operacional

Prós: Atuação na infraestrutura do país, criando condições básicas para garantir logística razoável. Tem valores dignos de uma grande companhia. Está no caminho para se tornar uma das grandes no país e no mundo.

Contras: Ainda muito corporativista, baseando a meritocracia em relacionamentos e não no desempenho. Poderia valorizar de fato seus empregados, reconhecendo-os quando for o caso.

Conselhos para presidência: Se aproximar das operações e do chão de fábrica

VLI Logística

Descrição:A VLI Logística é uma empresa que oferece serviços de logísticas em ferrovias, portos e terminais. Presente em cinco pontos espalhadas pelo Brasil. Atinge empresas de diversos segmentos, como produtos agrícolas e minerais, produtos industrializados e siderúrgicas.