Como é trabalhar na VivaReal?

Até hoje, o único lugar que tenho prazer em trabalhar

Prós: Startup com ambiente animado, dá vontade de trabalhar pois é um ambiente jovem e bem alegre em geral. Além de varias coisas pensando nos funcionários, como uma "praça" com cadeiras e mesas para sentar no horário do almoço ou fazer reuniões e máquina de café em cada andar.
    Além do mais, o CEO e os VPs são bem acessíveis e tratam todos super bem!

Contras: Alguns dos mais antigos são muito nariz empinado e existe uma penelinha de uma área que adora falar mal dos outros.

CEO da VivaReal respondeu:

Adorei ler os seus comentários e estou muito feliz em saber que você gosta de trabalhar no VivaReal. Tenha certeza que estamos determinados a sermos melhores!

Líderes precisam ser preparados para tal função

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Foi a melhor empresa que trabalhei na minha vida. Clima muito agradável, sempre tive total liberdade para conversar com o CEO, VICE PRESIDENTE. Por ser uma startup, aprendemos constantemente. Pensam muito no colaborador, e as vezes fica difícil procurar emprego em outra empresa pois nenhuma tem esse perfil do VivaReal, o colaborador vem em primeiro lugar, seja um bombom na mesa para alegrar o seu dia ou uma mega festa regada a cerveja e muita musica. As pessoas se gostam, as pessoas se preocupam uma com as outras, fazendo assim uma família gigante. Tem um cachorra muita fofa Dalila ;) Puffs gostosos, e ping pong também.

Contras: Infelizmente eles falam que antes de você ser mandado embora, você passa por uma mega avaliação durante alguns meses, recebendo feedbacks negativos e a Gestão tentando te alertar aonde você pode mudar para não ser mandado embora, isso é uma grande mentira. São lideres despreparados com gestão de pessoas, fazendo com que te de feedback positivo e depois de 1 semana mande você embora. As pessoas são promovidas para Gestão, porém não tem nenhum preparo de liderar uma equipe, sempre deixando um clima mega pesado e julgando seus colaboradores por coisas que acontecem da porta do Viva para fora. Plano de carreira fica difícil dependendo da sua área, você nunca está bom, sempre falta algo para você alcançar a tal promoção e nunca vem. Cargo horária um pouco comprida, mas as vezes seu Gestor pede para você ajudar a equipe ficando ainda depois do horário, e coloca isso como se fosse uma obrigação você ficar depois do seu horário.

Conselhos para presidência: Infelizmente quando o VivaReal era pequenos conseguimos sentir a Cultura da Empresa. O VivaReal cresceu e perdeu sua cultura. Cuidado, vocês estão perdendo ótimos colaboradores por colocarem pessoas péssimas no comando.

Vice-Presidente de Pessoas da VivaReal respondeu:

Que bacana ler o seu depoimento, fiquei muito contente com o reconhecimento das coisas legais que você vivenciou aqui no Viva. Nós nos preocupamos muito com os nossos colaboradores e acreditamos que um clima agradável de trabalho faz muita diferença, por isso investimos em ações que valorizem as pessoas, a comunicação e que proporcionem um bom ambiente. A Dalila é realmente muito fofa e também nos ajuda com a missão de trazer um pouquinho mais de felicidade para o dia a dia dos nossos colaboradores. =)

Referente aos pontos de liderança, fico chateada em saber que você não teve uma boa experiência com a gestão, esse assunto é um dos nossos focos e estamos trabalhando fortemente para desenvolver os nossos líderes, reestruturamos o programa de desenvolvimento e criamos um programa direcionado para formar novos gestores. Sabemos que nossa liderança tem potencial para melhoria, não temos gestores perfeitos e nem é isso que buscamos em nossos times. Buscamos pessoas que estejam dispostas a evoluir constantemente, que se esforcem em entregar o seu melhor. Nosso time de RH está focado em programas para desenvolver os nossos líderes, inclusive essa métrica está dentro das Metas e Objetivos da empresa para este ano.

Sobre a plano de carreira, aqui no VivaReal acreditamos que cada pessoa é responsável pela sua carreira e por definir onde quer chegar e, principalmente, por estar constantemente se desafiando a ser melhor e cuidando do seu desenvolvimento. A respeito da carga horária, dimensionamos nosso quadro - e nossos salários - com base nas 44 horas semanais, e modificá-la significaria mexer no perfil e salário das pessoas, por isso optamos por não alterar. Obrigada pela sua contribuição aqui em nossa empresa e te desejo sorte na sua nova jornada.
    Um abraço,
    Renata Lorenz
    VP de Pessoas

Não sinto saudades.

Gerente ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os valores antigos e a antiga gestão do CEO, criavam engajamento e senso de propósito, muito diferente do que acontece hoje em dia na empresa.

Contras: Não se vive mais os valores. Os valores da empresa foram esquecidos e distorcidos com o passar do tempo, bem como com as novas lideranças. Gestores despreparados que não se encaixam com a antiga cultura da empresa criaram um péssimo ambiente de trabalho.

VP de Pessoas, Renata Lorenz da VivaReal da VivaReal respondeu:

Fico chateada que você tenha saído com uma percepção ruim do VivaReal. Nossos valores continuam orientando as nossas decisões e sinto eles presente todos os dias. Buscamos constantemente evoluir e criar um bom ambiente onde as pessoas se sintam desafiadas e em constante aprendizado.
    Te desejo sucesso na sua trajetória profissional.

De mal a pior

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa já foi muito boa para se trabalhar, mas cada vez mais está se distanciando da sua essência e fugindo dos valores que prega. Alguns benefícios, como manicure na empresa, por exemplo, são bons.

Contras: A rotatividade no VivaReal é absurda. A gestão é de longe é a pior coisa na empresa e isso se agrava a cada dia. Gestores despreparados, sem inteligência emocional e bem distantes dos valores que a empresa diz ter são cada vez mais comuns. Muitas pessoas ocupando cargos para os quais não estão preparadas. A situação é tão crítica que a VP de Pessoas chega a ameaçar os colaboradores em reuniões dizendo para não usarem pronto-socorro porque senão vão começar a cobrar co-participação na assistência médica, entre outros absurdos que não condizem com uma empresa que diz querer construir um bom ambiente para se trabalhar. Demissões em massa também são comuns na empresa, já que o planejamento lá não é feito pensando no médio e longo prazo.

Conselhos para presidência: Tenham mais cuidado na escolha para cargos de gestão, acompanhem de perto os setores com um número maior de turnover voluntário e cuidem para que as pessoas que procuram soluções e ajuda no RH não sofram mais represálias dentro dos seus times.

VP de Pessoas, Renata Lorenz da VivaReal da VivaReal respondeu:

Obrigada pelo feedback. Sinto muito que sua experiência não foi tão positiva. Estamos investindo em um programa intenso de treinamentos para todos os níveis de liderança, pois acreditamos que levar conhecimento para gestão é a melhor maneira de termos líderes alinhados a cultura e valores do VivaReal.
    Crescemos muito nos últimos anos, e realmente tivemos que fazer ajustes em alguns times da empresa e apesar de fazermos isso pelo bem do coletivo e pelo futuro da empresa, sentimos muito por causar desconforto e transtorno a algumas pessoas.
    Sobre o benefício do convênio médico, a minha intenção foi conscientizar o time sobre a melhor utilização do plano de saúde e incentivar as pessoas a terem um acompanhamento médico regular ao invés de reagir em casos de emergência. Atitudes preventivas nos ajudam a diminuir o número de entradas no pronto-socorro, o que contribui para uma vida mais saudável para o colaborador além da redução nos custos com convênio médico, o que nos possibilita manter o padrão da nossa assistência médica e/ou direcionar esse investimento em outras iniciativas de bem estar para os nossos colaboradores. Acredito que se houve esse ruído na informação, foi porque naquele momento não me comuniquei da melhor forma e peço desculpas por isso.
    Obrigada pelo conselho. Nosso time de RH está orientado a ajudar e contribuir para o sucesso das pessoas e estou acompanhando ainda mais de perto o desenvolvimento do time de gestão.

Desapontada

Analista de Departamento PessoalEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa em si é maravilhosa, é um ambiente muito agradável, uma infraestrutura sensacional, a empresa oferece frutas duas vezes na semana para os funcionários, também disponibiliza a baixo custo serviços de beleza para todos os funcionários.

Contras: O que me desmotivou no VivaReal, em especial na minha área, foi a gestão, que infelizmente não pratica os valores da empresa, um deles e o que me chamou mais atenção quando estava participando do processo seletivo é o Tamo Juntos, porém não foi nada disso, na minha equipe era mais cada um por si, do que Tamo Juntos, essa foi minha decepção no VivaReal.

Conselhos para presidência: Diego, cuidado com as pessoas que estão colocando na equipe de liderança, vocês construíram um lugar tão fantástico para se trabalhar, não deixe que pessoas incompetentes que estão exercendo cargos de liderança, destruam os valores da sua empresa.

VP de Pessoas, Renata Lorenz da VivaReal respondeu:

Fico feliz em saber que você acha o VivaReal uma empresa maravilhosa! Oferecemos facilidades aos nossos colaboradores pensando na qualidade de vida e no bem estar pessoal.
    Investimos muito em nosso time de liderança, através de treinamentos, mentorias e ações de desenvolvimento direcionadas pelos nossos valores, por isso fico triste em saber que sua experiência com o seu gestor não foi tão positiva.
    Te desejo sucesso em seus novos desafios profissionais.
    Um abraço

Uma empresa que vale a pena trabalhar!

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: É sem dúvidas uma das melhores empresas que trabalhei, e um dos melhores lugares para se trabalhar. Sempre admirei a visão de Grupo, o endomarketing se esforça bastante e a empresa como um todo para criar um clima agradável. Acho muito bacana a abertura de poder encontrar com o CEO no elevador e conversar com ele abertamente! A equipe é muito bacana e sempre vi na VP de pessoas uma pessoa que se preocupava de fato com os funcionários! Se o foco for crescimento profissional a empresa oferece muitas oportunidades vertical e horizontal. A estrutura da empresa é perfeita, e tem eventos que de fato trazem conteúdo para quem participa. Posso dizer sem dúvida que o melhor de tudo é poder entregar resultados e vê a diferença que faz para os clientes e para equipe.

Contras: Sem dúvida nenhuma a liderança é o principal ponto negativo, humildade zero arrogância 1000, promoções e movimentação de coordenadores sem sentido,muitas vezes deixando claro que a amizade contava mais que competência, foco em tudo que é igual a foco em nada, sem métrica para avaliar resultados no dia a dia, em geral tudo era baseado na subjetividade do gosto dela. Qualquer oposição a opinião vindo de alguém da equipe era levada pro lado pessoal, criando uma tensão horrível, sempre existia alguém que era o "Judas" da vez que era visivelmente pressionado até sair. E outras N questões que aconteciam diariamente! Como dito em outro comentário muito cacique pra pouco índio. A empresa as vezes parece querer PARECER mais "cool" do que realmente SER. Não ter horários flexíveis também é um ponto negativo!

Conselhos para presidência: Um funcionário não deixa a empresa ele deixa o gestor, vi pessoas de muita competência sairem ou serem demitidos por problemas com o gestor da área!

Vice-Presidente de Pessoas da VivaReal respondeu:

Muito obrigada pelos elogios - Lucas & eu estamos sempre nos esforçando para ficar próximos, mas nem sempre é fácil! Fico feliz de ouvir que a sua percepção é positiva. Realmente aqui valorizamos a equipe, procuramos oferecer um ambiente agradável, incentivando a comunicação entre todos os colaboradores independente do cargo. Eu acredito que o principal ativo do VivaReal são as pessoas e por isso nos dedicamos para tornar aqui um dos melhores lugares para se trabalhar.

Fico chateada de ler que em sua percepção a experiência com o líder no VivaReal não foi tão positiva. Atualmente estamos com um projeto forte voltado ao desenvolvimento de nossos líderes. Esse assunto é um dos nossos focos e estamos trabalhando muito para desenvolver os nossos líderes, reestruturamos o programa de desenvolvimento e criamos um programa direcionado para formar novos gestores.
    Mais uma vez agradeço o tempo desprendido para compartilhar sua experiência e te desejo boa sorte em sua nova jornada.

Um abraço,
    Renata Lorenz
    VP de Pessoas

Não

Desenvolvedor

Prós: Sálarios de acordo com a média paga por startups, horários flexíveis, ambiente informal, área para descompressão/jogos, times no geral bem organizados

Contras: Ambiente muito barulhento. Dependendo do time em que cair, pode ser uma experiência boa ou MUITO ruim. Muito "braço curto" e gerência preguiçosa / incompente, poucos são líderes, de fato

Vice-Presidente de Pessoas da VivaReal respondeu:

Sentimos muito em ouvir que a sua experiência conosco não foi tão boa e fico chateada de não ter recebido esse feedback antes, certamente conseguiríamos pensar em uma estrutura interna mais confortável para se trabalhar =(

Vi que mencionou como positivo os ambientes de colaboração e descompreensão. Sabemos o quanto eles são importantes para tornar a jornada de trabalho mais tranquila.

Sobre nossa liderança, hoje investimos em programas de desenvolvimento. O VivaInspirar tem o objetivo de ajudar os nossos gestores a se tornarem cada vez melhores. O time de Recursos Humanos está sempre perto, e apoia em questões relacionadas a líderes também. Acreditamos que uma boa liderança é importante para a gestão de uma empresa. E vamos continuar investindo nisso. Obrigada pelo feedback

Liberdade para trabalhar em ambiente inovador e honesto

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa focada em crescimento e com boa visão de mercado. Bem organizada e preocupada com os funcionários. Liberdade e flexibilidade no dia a dia. Canal com presidência é fantástico.

Contras: Muita panelinha na empresa. Funcionários que estavam desde o começo possuem regalias e tratamento diferenciado. Gerência é péssima e não ajuda em nada os times. Muitos funcionários, principalmente gerentes e diretores, gostam de jogar confete em si mesmos e esquecem dos problemas diários das equipes. Não preza pela diversidade dos funcionários, ao contrário, procura que todos sejam iguais.

Conselhos para presidência: Continue ouvindo seus funcionários e melhorando sempre a empresa. Tem gente que está acomodada na posição de líder e não está ajudando o time. Muitas ideias dos funcionários não são bem recebidas pelos gerentes, o que acaba desmotivando funcionários.

CEO da VivaReal respondeu:

Seu feedback é importante. Fico feliz que você acha o VivaReal um bom lugar para trabalhar. Temos trabalhado duro para nos organizar internamente e como você percebeu aqui, realmente nos preocupamos com as pessoas no VivaReal.

Parece que você não estava completamente feliz com a nossa liderança de engenharia. Desde que você escreveu este comentário, você deve ter ouvido falar que nós fizemos algumas mudanças na equipe de liderança. Estamos comprometidos com a melhoria constante e estou confiante nas decisões atuais que estamos tomando. Também estou satisfeito por ver mais contribuintes individuais se intensificando e fazendo a diferença. A nossa forma de ver a gestão de engenharia no VivaReal é um papel facilitador. Queremos capacitar equipes para fazer o seu melhor trabalho. Isso significa que todo mundo precisa assumir a responsabilidade (um dos nossos 3 valores fundamentais em engenharia). Além disso, temos investido em programas de liderança para ajudar a orientar as nossas equipes e estou confiante em suas habilidades. Eu atualmente faço 1 on 1 com os gerentes de engenharia e eu pude perceber que eles estão dedicados a gerar um impacto positivo nas equipes.

Quanto à sua última observação sobre pessoas estando muito confortáveis em suas posições, eu acho que você deve me conhecer um pouco :) Eu nunca me sinto confortável, isso significa que eu não deixo os outros se sentirem confortáveis. A mudança é a única constante no VivaReal.

Falsa imagem de melhor empresa para trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa cresce bastante, é interessante acompanhar esse ritmo, pois há muito o que se aprender. Benefícios bacanas, infraestrutura de trabalho também é muito boa.

Contras: As pessoas são tratadas como números. Rotatividade de funcionários extremamente alta, pois a gestão é muito ruim. Não sabem lidar com pessoas, não sabem lidar com opiniões diferentes, vi pessoas ficando doentes por conta da pressão da gestão. Pior empresa em que já trabalhei, talvez por conta dos gestores diretos.

Conselhos para presidência: É preciso uma gestão mais humana. Lembrar que existem pessoas e não robôs trabalhando para buscar as metas da empresa.

VP de Pessoas, Renata Lorenz da VivaReal da VivaReal respondeu:

Agradeço seu feedback e fico feliz de saber que se sentia bem com a nossa estrutura de trabalho e com os nossos benefícios.
    Fico chateada que sua experiência não foi tão positiva no VivaReal e que a sua percepção é que vemos as pessoas como números. As pessoas são o nosso maior ativo e por isso procuramos cuidar e oferecer um ambiente de melhoria contínua. Estamos em constante evolução e de 2015 até hoje, implementamos ações para desenvolvimento da liderança e tenho acompanhado de perto o desempenho de cada gestor. Te desejo sucesso em seus novos desafios profissionais.
    Um abraço.

Bons princípios, aplicação tem que ser m,uito melhorada

Analista de MarketingEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente descontraído, com pessoas muito dedicadas que se esforçam para ver o melhor da empresa, infelizmente alguns chefes fazer o trabalho inverso e acabam desmotivando toda a equipe.

Contras: O planejamento é pensado a curto prazo, não tendo tempo hábil para colocar em pratica a estratégia da empresa, e construi-lá da forma correta.

Conselhos para presidência: Ouvir mais as necessidades de quem realmente esta com os projetos em mãos e não apenas ouvir o superior destes.

VP de Pessoas, Renata Lorenz da VivaReal respondeu:

Obrigada por compartilhar sua percepção, nos esforçamos para oferecer sempre um ambiente agradável, descontraído e ficamos felizes por ter pessoas tão dedicadas no time.
    O VivaReal cresce a cada dia e precisamos cuidar do curto e longo prazo, o que nos demanda muita agilidade no dia-a-dia e também algumas mudanças nos projetos.
    Agradeço o seu conselho e já estamos trabalhando novas maneiras de envolver cada vez mais as pessoas no andamento dos projetos.

VivaReal

Descrição:O VivaReal é a maior plataforma de busca de imóveis online, conectando as pessoas que procuram imóveis com mais de 20.000 corretores e imobiliárias e 4 milhões de imóveis cadastrados no nosso site. Somos uma das empresas de internet que mais cresce no Brasil, com mais de 15 milhões de visitas ao nosso site web e mobile todo os meses. E com todo esse crescimento, nossas equipes não param de ter novos desafios.